Buracos negros impedem crescimento de galáxias anãs

NASA, ESA, and D. Coe, J. Anderson, and R. van der Marel (STScI)

Um novo estudo indica que ventos fortes impulsionados por buracos negros supermassivos no centro de galáxias anãs têm um impacto significativo na evolução dessas mesmas galáxias, suprimindo a formação de estrelas.

Para levar a cabo esta investigação, a equipa de cientistas reuniu dados do Sloan Digital Sky Survey para identificar 50 galáxias anãs, 29 das quais mostraram sinais de associação a buracos negros no seu centro.

Os cientistas descobriram provas de ventos fortes em seis das 29 galáxias – mais especificamente saídas de gás ionizado de alta velocidade – emanados a partir dos seus buracos negros ativos. O artigo científico foi publicado dia 11 de outubro no The Astrophysical Journal.

Gabriela Canalizo, professora de Física e Astronomia na Universidade de Riverside, disse que, “usando os telescópios Keck no Havai, conseguimos não apenas detetar, mas também medir propriedades específicas dos ventos, como a cinemática, distribuição e fonte de energia, pela primeira vez”.

“Encontramos algumas evidências de que os ventos podem estar a alterar a taxa com que as galáxias são capazes de formar estrelas“, acrescentou citada pelo Tech Explorist.

(dr) Sloan Digital Sky Survey

Galáxias anãs que hospedam núcleos galácticos ativos

Por sua vez, Christina M. Manzano-King, primeira autora do artigo científico, afirmou que “o mais interessante é que estes ventos estão a ser empurrados por buracos negros ativos nas seis galáxias anãs, em vez de serem empurrados por processos estelares, como supernovas”.

“Normalmente, os ventos impulsionados por processos estelares são comuns nas galáxias anãs e constituem o processo dominante para regular a quantidade de gás disponível nessas galáxias para formar estrelas”, explicou.

Quando o vento que emana de um buraco negro é empurrado para fora, comprime o gás à frente do vento, um processo que pode aumentar a formação de estrelas. No entanto, se todo o vento for expulso do centro da galáxia, o gás ficará indisponível e a formação de estrelas poderá diminuir. “Este último processo parece ser o que está a acontecer nas seis galáxias anãs identificadas pelos cientistas”, completa a investigadora.

Nestes seis casos analisados, o vento tem um impacto negativo na formação de estrelas. Modelos teóricos para a formação e evolução de galáxias não incluíram o impacto de buracos negros em galáxias anãs.

“As nossas descobertas mostram que os modelos de formação de galáxias devem incluir buracos negros como fatores importantes, se não dominantes, reguladores da formação de estrelas em galáxias anãs”, rematou Laura V. Sales, professora assistente de Física e Astronomia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …