Buraco negro “impossível” é 30 vezes maior do que devia ser

O buraco negro supermassivo central de uma galáxia recentemente descoberta é muito maior do que deveria ser possível.

O novo estudo, realizado por astrónomos da Universidade de Keele e da Universidade de Central Lancashire, ambas na Inglaterra, mostra que o buraco negro é muito mais maciço do que deveria ser, por comparação com a massa da galáxia à sua volta, de acordo com as atuais teorias de evolução galática.

Os cientistas publicaram os resultados num artigo na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A galáxia, SAGE0536AGN, foi descoberta inicialmente com o telescópio espacial Spitzer da NASA, com recurso a luz infravermelha.

Acredita-se que tenha pelo menos nove mil milhões de anos de idade e contém um núcleo galático ativo – um objeto incrivelmente brilhante resultante do acréscimo de gás por um buraco negro supermassivo central.

O gás é acelerado a velocidades elevadas devido ao campo gravitacional enorme do buraco negro, fazendo com que este gás emita luz.

A equipa confirmou a presença do buraco negro através da medição da velocidade do gás que se move à sua volta.

Com recurso ao Grande Telescópio Sul-Africano, os cientistas observaram que a emissão do hidrogénio na galáxia (nessa emissão, a luz é dispersada em diferentes cores) é ampliada pelo Efeito Doppler, no qual o comprimento de onda (cor) da luz dos objetos é desviada para o vermelho ou para o azul, dependendo se estão a mover-se em direção a nós ou para longe de nós.

O grau de alargamento implica que o gás está a mover-se em alta velocidade, resultado do forte campo gravitacional do buraco negro.

350 milhões de sóis

Estes dados foram utilizados para calcular a massa do buraco negro: quanto maior a massa, mais ampla a linha de emissão. Descobriu-se, assim, que o buraco negro em SAGE0536AGN teria 350 milhões de vezes a massa do sol.

No entanto, a massa da galáxia obtida através de medições do movimento das suas estrelas foi calculada como sendo de 25 mil milhões de massas solares – 70 vezes maior do que a do buraco negro, mas o buraco negro ainda é 30 vezes maior do que o esperado para este tamanho de galáxia.

“As galáxias têm uma vasta massa, assim como os buracos negros nos seus núcleos. Este, contudo, é demasiado grande”, afirmou Jacco van Loon, astrofísico da Universidade de Keele e principal autor do novo artigo, ao portal Phys.org.

“Simplesmente não deveria ser possível” que o buraco negro fosse tão grande, acrescenta.

Nas galáxias normais, o buraco negro iria crescer ao mesmo ritmo da galáxia. No entanto, na SAGE0536AGN, ou o buraco negro tem crescido muito mais rápido ou a galáxia parou de crescer prematuramente.

Como esta galáxia foi encontrada por acidente, pode haver mais objetos do género que ainda não foram encontrados. O tempo dirá se SAGE0536AGN é realmente uma excentricidade ou apenas a primeira de uma nova classe de galáxias.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …