Buraco negro supermassivo “apanhado” a girar a metade da velocidade da luz

NASA/CXC/M. Weiss

Uma equipa de cientistas descobriu um enorme buraco negro, conhecido como ASASSN-14li, a girar, pelo menos, a metade da velocidade da luz. As “migalhas” que sobraram de uma das suas refeições mais recentes permitiram aos investigadores calcular a sua taxa de rotação.

“O horizonte de eventos deste buraco negro é cerca de 300 vezes maior do que o da Terra. No entanto, o buraco negro gira tão rápido que completa uma rotação completa em cerca de dois minutos, comparativamente com as 24 horas que nosso planeta demora para girar”, explicou um dos autores do estudo, Ron Remillard, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), citado em comunicado.

O ASASSN-14li foi descoberto em novembro de 2014, depois de ter destruído uma estrela nas suas proximidades, tal como mostra a ilustração acima. O evento dramático causou um flash de luz brilhante, detetado por um sistema de telescópios óticos chamado de All Sky Automated Survey for Supernovae (ASAS-SN), um projeto internacional.

Localizado no coração de uma galáxia a 290 milhões de anos-luz da Terra, o buraco negro possui entre 1 milhão e 10 milhões de vezes a massa do sol. É tão robusto quanto o buraco negro que mora no núcleo da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*, que contém cerca de 4 milhões de massas solares.

No novo estudo, publicado na semana passada na revista científica Science, a equipa do MIT observou a luz de raios-X proveniente do ASASSN-14li, analisando dados recolhidos por vários instrumentos, incluindo os telescópios espaciais do Observatório de raios-X Chandra e do Observatório Neil Gehrels Swift, da NASA, e da sonda espacial XMM-Newton, da agência espacial europeia, a ESA.

Este conjunto de dados revelou uma oscilação consistente: as emissões de raios-X do ASASSN-14li subiam e desciam a cada 131 segundos. Este sinal é provavelmente causado por um aglomerado de estrelas que circundam o buraco negro muito perto do seu horizonte de eventos.

“O fato de podermos rastrear esta região de emissão de raios-X brilhantes enquanto circula o buraco negro permite-nos rastrear a velocidade com que o material do disco está a girar”, disse o autor principal em comunicado. Consequentemente, estas emissões dão-nos informações “sobre a taxa de rotação do buraco negro supermassivo em si”, sustentou.

Esta velocidade de rotação é impressionante, mas não é inédita. Os cientistas já detetaram outros buracos negros supermassivos com taxas de rotação extremas, geralmente oscilando entre 33% e 84% da velocidade da luz.

Importância do estudo

Os resultados deste estudo podem ajudar os astrónomos a melhor compreender como é que os buracos negros supermassivos evoluem. Acredita-se que estes objetos gigantes cresçam de duas formas principais: através da fusões de galáxias, ou pela agregação constante de pequenos fragmentos de material circundante.

Uma taxa de rotação relativamente baixa implicaria o processo de fusão como o fator primário, porque estas junções aleatórias provavelmente não continuariam a girar em torno do buraco negro crescente na mesma direção. Por outro lado, um buraco negro de rotação rápida diz-nos, talvez, que a acreção contínua de material seja dominante.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me que quanto mais massivo é um buraco negro, maior é o seu momento angular. Daqui posso especular que o big bang foi a destruição total do buraco negro contendo tudo o que existe no universo. Esta destruição deveu-se ao facto do buraco negro mãe ter atingido uma velocidade de rotação muito superior à velocidade da luz, vencendo,assim, o seu próprio campo gravitacional.

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …