Buraco negro supermassivo “apanhado” a girar a metade da velocidade da luz

NASA/CXC/M. Weiss

Uma equipa de cientistas descobriu um enorme buraco negro, conhecido como ASASSN-14li, a girar, pelo menos, a metade da velocidade da luz. As “migalhas” que sobraram de uma das suas refeições mais recentes permitiram aos investigadores calcular a sua taxa de rotação.

“O horizonte de eventos deste buraco negro é cerca de 300 vezes maior do que o da Terra. No entanto, o buraco negro gira tão rápido que completa uma rotação completa em cerca de dois minutos, comparativamente com as 24 horas que nosso planeta demora para girar”, explicou um dos autores do estudo, Ron Remillard, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), citado em comunicado.

O ASASSN-14li foi descoberto em novembro de 2014, depois de ter destruído uma estrela nas suas proximidades, tal como mostra a ilustração acima. O evento dramático causou um flash de luz brilhante, detetado por um sistema de telescópios óticos chamado de All Sky Automated Survey for Supernovae (ASAS-SN), um projeto internacional.

Localizado no coração de uma galáxia a 290 milhões de anos-luz da Terra, o buraco negro possui entre 1 milhão e 10 milhões de vezes a massa do sol. É tão robusto quanto o buraco negro que mora no núcleo da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*, que contém cerca de 4 milhões de massas solares.

No novo estudo, publicado na semana passada na revista científica Science, a equipa do MIT observou a luz de raios-X proveniente do ASASSN-14li, analisando dados recolhidos por vários instrumentos, incluindo os telescópios espaciais do Observatório de raios-X Chandra e do Observatório Neil Gehrels Swift, da NASA, e da sonda espacial XMM-Newton, da agência espacial europeia, a ESA.

Este conjunto de dados revelou uma oscilação consistente: as emissões de raios-X do ASASSN-14li subiam e desciam a cada 131 segundos. Este sinal é provavelmente causado por um aglomerado de estrelas que circundam o buraco negro muito perto do seu horizonte de eventos.

“O fato de podermos rastrear esta região de emissão de raios-X brilhantes enquanto circula o buraco negro permite-nos rastrear a velocidade com que o material do disco está a girar”, disse o autor principal em comunicado. Consequentemente, estas emissões dão-nos informações “sobre a taxa de rotação do buraco negro supermassivo em si”, sustentou.

Esta velocidade de rotação é impressionante, mas não é inédita. Os cientistas já detetaram outros buracos negros supermassivos com taxas de rotação extremas, geralmente oscilando entre 33% e 84% da velocidade da luz.

Importância do estudo

Os resultados deste estudo podem ajudar os astrónomos a melhor compreender como é que os buracos negros supermassivos evoluem. Acredita-se que estes objetos gigantes cresçam de duas formas principais: através da fusões de galáxias, ou pela agregação constante de pequenos fragmentos de material circundante.

Uma taxa de rotação relativamente baixa implicaria o processo de fusão como o fator primário, porque estas junções aleatórias provavelmente não continuariam a girar em torno do buraco negro crescente na mesma direção. Por outro lado, um buraco negro de rotação rápida diz-nos, talvez, que a acreção contínua de material seja dominante.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me que quanto mais massivo é um buraco negro, maior é o seu momento angular. Daqui posso especular que o big bang foi a destruição total do buraco negro contendo tudo o que existe no universo. Esta destruição deveu-se ao facto do buraco negro mãe ter atingido uma velocidade de rotação muito superior à velocidade da luz, vencendo,assim, o seu próprio campo gravitacional.

RESPONDER

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …