Escondido à vista de todos, foi descoberto o buraco negro com o crescimento mais rápido do Universo recente

1

ESO / M. Kornmesser

Impressão artística de um quasar.

O buraco negro tem um brilho 7000 vezes mais forte do a Via Láctea inteira, sendo classificado como um quasar.

Um novo estudo que será publicado na Publications of the Astronomical Society of Australia detalha a descoberta de buraco negro supermassivo que está a crescer ao ritmo mais rápido entre aqueles que já foram descobertos no Universo recente — ou seja, dos últimos nove mil milhões de anos.

O buraco está a crescer tão rápido que tem um brilho 7000 vezes mais forte do que a Via Láctea inteira e a cada segundo que passa, este absorve uma quantidade de material equivalente à massa da Terra.

A descoberta foi batizada com o nome SMSS J114447.77-430859.3 e uma análise às suas propriedades sugere que a luz emitida pelo buraco tem de viajar durante sete mil milhões de anos até chegar até nós. No total, o buraco tem uma massa 2,6 mil milhões de vezes maior que o Sol e é classificado como um quasar.

O buraco estava escondido à vista de todos podendo até ser visto em fotos tiradas em 1901 ao céu, mas apenas foi descoberto agora devido à sua localização, já que está a 18 graus acima do plano galáctico e as pesquisas anteriores foram apenas até aos 20 graus, nota o Science Alert.

À exceção das explosões de supernovas que emitem raios gama, os quasars são os objetos individuais mais brilhantes do Universo. Resultam da enorme aceleração da absorção de matéria por parte de um buraco negro, não sendo o buraco em si que brilha, mas o material que é aquecido pela fricção e pela gravidade.

Uma característica que distingue o J1144 é o seu nível de atividade, já que até agora os quasares semelhantes neste aspeto que foram encontrados são muito mais antigos, datando de há cerca de 13,8 mil milhões de anos. 9 mil milhões de anos depois, esta atividade intensa presente no J1144 parece ter acalmado, o que torna este buraco negro um caso peculiar.

Os cientistas têm esperança de que este recorde não vai ser quebrado, mas a equipa já confirmou a descoberta de mais 80 quasares, havendo ainda centenas de candidatos por analisar. Os astrónomos estão assim perto de completar um census completo dos quasares nascidos no Universo recente.

“Nenhum deles é tão brilhante como o J1144, mas ajudam a pintar um retrato mais completo de quão comum esta fase de crescimento rápido será, e isso ajuda-nos a perceber o mecanismo físico por trás”, remata o astrónomo Christopher Onken.

ZAP //

1 Comment

  1. Caros Senhores,
    Vão desculpar-me, mas aqui e ali a redacção poderia ser bem melhor. Em todo o caso, nesta, não há dúvidas “O buraco negro tem um brilho 7000 vezes mais forte do a Via Láctea inteira, sendo classificado como um quasar.”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.