Bruxelas quer apertar regras para lutar contra fuga ao fisco

Jolly Janner / Wikimedia

foto: Jolly Janner / Wikimedia

foto: Jolly Janner / Wikimedia

A Comissão Europeia quer apertar as regras contra a fuga ao fisco, tendo proposto hoje emendas ao regime fiscal comum aplicável às empresas-mãe e sociedades afiliadas de Estados-membros diferentes, nomeadamente no que respeita à distribuição de lucros.

Com esta proposta, Bruxelas visa impedir que multinacionais aproveitem vazios legais na legislação que impede a dupla tributação de empresas do mesmo grupo situadas em Estados-membros diferentes para fugir às suas obrigações fiscais.

O comissário europeu para a Fiscalidade, Algirdas Semeta, sublinhou hoje, em conferência de imprensa, que o regime vigente sobre sociedades-mãe e subsidiárias “tem permitido que algumas empresas se aproveitem de lacunas na lei para reduzir os seus impostos ou mesmo para não pagar imposto algum”.

Neste sentido, a ‘Comissão Barroso’ anunciou que “os Estados-membros terão que aplicar regras antiabuso comuns ”, sublinhando que tenciona ainda acabar com os empréstimos híbridos, uma ferramenta de engenharia fiscal que permite evitar pagamento de impostos.

Os empréstimos híbridos têm características de dívida e de capital, podendo ser tributados de modo diferente conforme o Estado-membro, permitindo que as empresas os utilizem de modo a conseguirem não pagar qualquer imposto sobre eles.

A legislação em vigor impede os Estados-membros de taxar a empresamãe sobre dividendos recebidos por subsidiárias noutros Estados-membros, propondo agora Bruxelas que este tipo de empréstimo seja tributado no Estado-membro da empresa-mãe se for dedutível no da subsidiária.

A Comissão Europeia quer ainda atualizar as normas antiabuso da diretiva em vigor, permitindo aos 28 “ignorar o planeamento fiscal a artificial e passar a taxar com base na substância económica real”, disse o comissário.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …