Bruno Fernandes brilhou na “humilhação” do United à Roma de Paulo Fonseca

Peter Powell / EPA

Bruno Fernandes

O internacional português ajudou, esta quinta-feira, o Manchester United a ficar mais perto da final da Liga Europa, ao contribuir com dois golos e duas assistências na vitória sobre a Roma (6-2), de Paulo Fonseca.

Em Old Trafford, Bruno Fernandes inaugurou o marcador, aos nove minutos, tirando partido de uma combinação perfeita entre Paul Pogba e Edinson Cavani, só que os romanos deram a volta ao marcador ainda na primeira parte, com tentos de Lorenzo Pellegrini, aos 14, de grande penalidade, e Edin Dzeko, aos 33.

Os italianos tiveram de fazer face a vários contratempos no primeiro tempo, com Paulo Fonseca obrigado a fazer três substituições forçadas, devido às lesões de Jordan Veretout, Leonardo Spinazzola e do guarda-redes Paul López.

Logo no início da segunda parte, os red devils iniciaram um verdadeiro assalto à baliza da Roma, com o uruguaio Cavani a bisar, aos 48 e 64 minutos, recebendo um passe do médio português no primeiro dos dois tentos.

Em vantagem, o United não se retraiu e foi avolumando o marcador, através de um penálti de Bruno Fernandes, aos 71 minutos, e de um golo de Pogba, aos 75, na sequência de um cruzamento do médio luso, antes de fixarem a “meia dúzia” por intermédio do recém-entrado Mason Greenwood, aos 85.

A formação comandada por Ole Gunnar Solskjaer tem praticamente garantida a presença na final de Gdansk, na Polónia, o que só não sucederá se acontecer uma hecatombe na próxima semana, em Roma, onde será disputada a segunda mão da meia-final.

Como seria de esperar, a exibição do ex-Sporting, juntamente com as de Cavani e Pogba, está em destaque na imprensa inglesa.

De volta ao seu melhor. Finalizou de forma fantástica para colocar o United na frente e assistiu Cavani com astúcia. Marcou ainda de penálti e cruzou para o golo de Paul Pogba”, escreveu o Manchester Evening News.

“Bruno Fernandes tem sido o talismã do Manchester United desde que chegou ao clube. Esta é a quarta meia-final com o clube e esta noite apontou o seu terceiro e quarto golo, mostrando mais uma vez que é o homem certo para estas ocasiões especiais”, escreveu, por sua vez, o The Mirror.

“Foi uma exibição não só de pura classe, com o português a demonstrar todo o seu tremendo talento natural, mas também de um grande líder, inspirando todos à sua volta e a liderar em campo. Bruno Fernandes assistiu ainda para o terceiro e quinto golo  numa performance virtuosa”, lê-se também.

Antes da partida, o técnico dos italianos já tinha deixado rasgados elogios ao seu compatriota. “É um jogador fantástico, por tudo o que fez no Sporting e pelo que está a fazer no United. Apareceu um pouco tarde, mas aprendeu muito enquanto esteve em Itália e antes de chegar ao Sporting”, afirmou Paulo Fonseca à ESPN, citado pelo jornal A Bola.

“Tem muita qualidade, mas é também um líder, um lutador e um jogador muito inteligente. Não fiquei surpreendido por se ter tornado um líder da equipa pouco depois de ter chegado ao Manchester United”, acrescentou.

Sob arbitragem do português Artur Soares Dias, o Villarreal adiantou-se ao Arsenal na outra meia da competição, vencendo por 2-1, em Espanha, numa partida marcada pelo reencontro entre o técnico do “submarino amarelo”, Unai Emery, e os gunners, os quais liderou entre 2018 e 2020.

Os jogos da segunda mão das meias-finais da Liga Europa jogam-se na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, ambos às 20h00.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …