/

“Consumo de revolta”. Britânicos voltam em força ao Algarve (e Espanha está a ajudar)

4

JavierGValdivia / Flickr

Praia da Ponta da Piedade

As restrições em Espanha e o alívio delas em Portugal faz com que o Algarve já esteja a receber vários turistas britânicos este mês.

Estando ou não vacinados, os viajantes já não são obrigados a apresentar teste negativo à covid-19 na chegada a Portugal. Desta forma, o alívio das restrições em Portugal tem ajudado significativamente o setor turístico.

No caso do Algarve, as perspetivas são já bastante positivas. A região espera mais de 100 voos por dia no último fim de semana de fevereiro, coincidindo com o período de férias escolares no Reino Unido.

“Desde o início de fevereiro, as taxas de ocupação nos aviões subiram para cerca de 70% e, no último fim de semana de fevereiro, o aeroporto [de Faro] está com mais de 100 aviões por dia, o que é muito interessante nesta fase que ainda vivemos”, disse João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), ao Expresso.

Para o presidente da RTA, esta é um exemplo de “consumo de revolta”, face a pessoas que se viram impedidas de viajar no período do Natal e do Ano Novo devido à pandemia.

“Em fevereiro já estamos com boas perspetivas, ainda não a níveis de 2019, mas de março a maio já estaremos a esses níveis, se não houver contratempos”, atira João Fernandes.

Dada a maior leveza da variante Ómicron, que se tem tornado mais comum, o resto da Europa também deverá começar a levantar as restrições.

No Algarve, as reservas para a época de golfe, que vai de março a maio, deverão rondar “níveis próximos de 2019”. A falta de trabalhadores nos campos de golfe é neste momento o maior problema, embora já estejam em fase de contratação.

A dar uma ajuda para o maior fluxo de imigrantes britânicos para o Algarve estão os nossos vizinhos do lado. Espanha continua a exigir que jovens dos 12 aos 18 anos só possam entrar no país com as duas doses de vacina completas.

Na imprensa inglesa, as restrições são vistas como “ridículas”. O Daily Express fala em “caos de férias em Espanha”, por exemplo.

Esta exigência espanhola é um problema para as famílias britânicas com filhos, visto que muitos jovens com mais de 12 anos não podem ser vacinados por terem contraído covid-19 nas últimas semanas.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. Algarve Precisa De mais Emprendimentos de Golfe , pois a cerca de duas decadas que a qualidade do Turismo tem Vindo a Baixar ,estamos Fartos de Quantidade sem Qualidade

  2. “Estando ou não vacinados, os viajantes já não são obrigados a apresentar teste negativo à covid-19 na chegada a Portugal”

    Caro ZAP, para entrar em Portugal, se não tiver vacinação completa com última dose à mais de 14 dias e menos de 9 meses, precisa de teste.

    Já agora, o alívio das medidas de entrada em Portugal só nos colocam em pé de igualdade com Espanha, nós pedíamos testes obrigatórios independentemente de estar ou não vacinados e Espanha só pedia teste a quem não tivesse certificado de vacinação ou equivalente, o mesmo que Portugal começou a pedir a partir de segunda-feira passada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.