Em breve vai ser possível ‘ver’ outras dimensões do Universo

Investigadores do Instituto Max Planck de Física Gravitacional, na Alemanha, descobriram uma forma de detectar as vibrações das ondas gravitacionais de outras dimensões.

Segundo um estudo publicado na revista Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, em breve vai ser possível ‘ver’ outras dimensões do Universo.

O estudo, realizado pelos investigadores Gustavo Lucena Gómez e David Andriot, foi baseado na chamada teoria das ondas gravitacionais, segundo a qual qualquer acontecimento espacial de grande escala, como uma colisão de dois buracos negros, provoca flutuações na gravidade da Terra.

Os autores do estudo afirmam que no Universo existem várias outras dimensões, que não podem ser detectadas porque são demasiado pequenas. No entanto, graças à capacidade das ondas gravitacionais de capturar flutuações mais fracas, poderemos “ouvir” as mudanças nas outras dimensões através de um potente detector de ondas.

“Se há múltiplas dimensões no Universo, então as ondas gravitacionais podem atravessar todas elas, mesmo as dimensões extra”, diz Gustavo Lucena Gómez, Investigador do Instituto Max Planck de Física Gravitacional, na Alemanha, citado pelo New Scientist.

À medida que se propagam através das mais pequenas dimensões extra, concluíram os autores do estudo, as ondas gravitacionais geram uma “torre” de ondas gravitacionais extra, com altas frequências, e distribuídas de forma regular.

O Observatório de Deteção de Ondas Gravitacionais LIGO, localizado nos Estados Unidos, ainda não é capaz de “ouvir” as flutuações destas dimensões invisíveis. Porém, cientistas italianos e franceses estão trabalhando na criação de um novo detector, denominado VIRGO, que poderá fazê-lo.

Entretanto, está já em preparação a missão espacial LISA, Laser Interferometer Space Antenna, que permitirá detectar as ondas gravitacionais a partir do espaço – incluindo a torre de ondas extra gerada pelas múltiplas dimensões – o que nos dará a possibilidade de “espreitar” de relance as múltiplas dimensões de nosso Universo.

PARTILHAR

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …