/

Em breve vai ser possível ‘ver’ outras dimensões do Universo

Investigadores do Instituto Max Planck de Física Gravitacional, na Alemanha, descobriram uma forma de detectar as vibrações das ondas gravitacionais de outras dimensões.

Segundo um estudo publicado na revista Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, em breve vai ser possível ‘ver’ outras dimensões do Universo.

O estudo, realizado pelos investigadores Gustavo Lucena Gómez e David Andriot, foi baseado na chamada teoria das ondas gravitacionais, segundo a qual qualquer acontecimento espacial de grande escala, como uma colisão de dois buracos negros, provoca flutuações na gravidade da Terra.

Os autores do estudo afirmam que no Universo existem várias outras dimensões, que não podem ser detectadas porque são demasiado pequenas. No entanto, graças à capacidade das ondas gravitacionais de capturar flutuações mais fracas, poderemos “ouvir” as mudanças nas outras dimensões através de um potente detector de ondas.

“Se há múltiplas dimensões no Universo, então as ondas gravitacionais podem atravessar todas elas, mesmo as dimensões extra”, diz Gustavo Lucena Gómez, Investigador do Instituto Max Planck de Física Gravitacional, na Alemanha, citado pelo New Scientist.

À medida que se propagam através das mais pequenas dimensões extra, concluíram os autores do estudo, as ondas gravitacionais geram uma “torre” de ondas gravitacionais extra, com altas frequências, e distribuídas de forma regular.

O Observatório de Deteção de Ondas Gravitacionais LIGO, localizado nos Estados Unidos, ainda não é capaz de “ouvir” as flutuações destas dimensões invisíveis. Porém, cientistas italianos e franceses estão trabalhando na criação de um novo detector, denominado VIRGO, que poderá fazê-lo.

Entretanto, está já em preparação a missão espacial LISA, Laser Interferometer Space Antenna, que permitirá detectar as ondas gravitacionais a partir do espaço – incluindo a torre de ondas extra gerada pelas múltiplas dimensões – o que nos dará a possibilidade de “espreitar” de relance as múltiplas dimensões de nosso Universo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.