Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

C.M. Lisboa

Brasões do Jardim da Praça do Império

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução que agrada a todos e que parece encerrar a polémica.

A retirada dos brasões florais da Praça do Império, em Lisboa, gerou um coro de críticas. Mas foi encontrada “uma solução que parece agradar aos dois lados“, como nota o Nascer do Sol.

Assim, os defensores da retirada dos brasões ficam satisfeitos, enquanto que o movimento nacionalista Nova Portugalidade também se contenta com a sua colocação na calçada portuguesa, conforme destaca o mesmo jornal.

Este movimento tinha já proposto essa ideia em 2017 e em 2021, como vinca o Nascer do Sol.

A Câmara Municipal de Lisboa terá proposto substituir os brasões florais por placas alusivas, mas o Nova Portugalidade terá recusado esta ideia.

Os brasões florais da Praça do Império têm sido motivo de forte polémica, com um coro de críticas quando se anunciou a possibilidade da sua retirada.

Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, foi uma das figuras que se insurgiu contra a ideia, falando de uma “esquerda festiva” que pretende apagar “a memória do passado”.

Cavaco Silva, outro ex-Presidente da República, também criticou a ideia, defendendo que os brasões florais “evocam a memória da nossa presença Além Mar e devem ser hoje celebração dessa proximidade entre países irmãos“, considerando que “a Praça do Império é, toda ela, uma homenagem à gesta dos Descobrimentos” e à “amizade sólida com os países de expressão portuguesa, baseada no respeito mútuo e numa cooperação continuamente aprofundada”.

Já o sociólogo António Barreto criticou que se refaça o jardim da Praça do Império, mas não se queira “demolir o Mosteiro dos Jerónimos”, concluindo que é um exemplo de “negação” da História.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …