Brasileiros “burros”, “mereciam levar com uma pedra”. FDUL abre processo a aluno

16

José Sena Goulão / Lusa

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, abriu um processo disciplinar a um aluno por alegados comentários discriminatórios contra estudantes brasileiros, confirmou à Lusa a instituição de ensino superior.

Os comentários que terão levado a que fosse aberto um processo disciplinar ao aluno aconteceram durante uma Reunião Geral de Alunos (RGA), em 20 de Abril.

Na ata desta reunião é referido que “alguns estudantes luso-brasileiros” contactaram a Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa porque queriam escrever uma carta ao presidente brasileiro a expor “algumas das dificuldades sentidas”.

Essa carta seria entregue a Lula da Silva durante a sua vinda a Portugal, e abordava como questões como dificuldades no acesso à habitação, problemas com vistos e outras questões mais gerais sentidas pelos alunos luso-brasileiros a estudar em Portugal.

Algumas das pessoas elogiaram a iniciativa, mas um aluno presente na reunião, que será também conselheiro da Universidade de Lisboa, considerou que a carta tinha “vários erros” e “mentiras” em relação aos problemas que os alunos luso-brasileiros expunham.

“Refere, ainda, que a carta tem erros cruciais, como a menção do Presidente ‘Lula’, como se os estudantes estivessem a dizer: ‘Lula, é só para dizer que Portugal é um pais péssimo, somos super mal tratados, mas mesmo assim somos tão burros que continuamos a ir para lá’, diz ainda ‘as pessoas que escreveram isto acho que de facto mereciam levar com uma pedra’”, lê-se na ata da RGA.

Face a isto, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa “decidiu avançar no imediato com um processo disciplinar ao referido aluno”, confirmou fonte oficial à Lusa.

“A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) repudia e não tolera qualquer situação de discriminação”, refere a mesma fonte, acrescentando que “o ambiente multicultural que se vive na instituição, proporcionado pela presença de alunos e professores das mais diversas geografias, é uma das suas mais-valias, uma vez que valoriza a experiência de toda a comunidade académica”.

“A Faculdade tomará sempre todas as medidas ao seu alcance para combater a discriminação”, refere a instituição de ensino superior, deixando a garantia de que estará “sempre ao lado dos seus estudantes, docentes e pessoal não docente” e que “disponibiliza um conjunto de mecanismos de apoio, de que é exemplo o Provedor do Estudante, a quem podem reportar estas situações”.

// Lusa

16 Comments

  1. Um absurdo o governo brasileiro pagar para estes estudantes fazerem pós graduação em direito, essa área não traz divisas para o país, não traz riquezas, só traz o caos, o congresso nacional é composto na maioria por advogados, eles criam leis dúbias para depois se beneficiar disto, quem traz riquezas são os físicos, matemáticos, engenheiros, químicos, biólogos e farmacêuticos. Chega de mandar esse povo de direito estudar fora!!!!

    • Peço desculpa, mas não encontrei no texto a parte onde diz que os estudantes estão a receber dinheiro do governo brasileiro. De onde partiu essa informação?

  2. Por vezes a ignorância ajuda a controlar o racional
    Vejamos:
    1-Só estamos melhor do que em 1974 é porque a Europa nos sustenta
    2-Brasil é a 5ª maior economia do Mundo…a maior na América do Sul
    3-Há mais milionários no Brasil do que o numero total de residentes em Portugal
    4-Geograficamente Portugal é uma aldeiazinha…….. sem expressão no Brasil
    5-Se o português é uma das linguas mais faladas deve-se ao Brasil
    E poderia estar aqui a numerar outras razões de forma a atenuar o nacionalismo barroco de alguns tugas
    Nota : Sou cidadão português……afacinha de gema

    • É só falacias nesta verboreia mental do “afacinha” de gema. Por vezes a ignorância leva a textos infelizes.

      1- Este país é sustentado pelo seu povo que paga uma enormidade de impostos. O seu turismo é de fazer inveja a muitos países e as suas exportações são outro motor da economia.
      2- Nem no top 10 mundial o Brasil está em termos de ecomomia. E se dividirmos o PIB pelo nº de habitantes… meu deus como é uma economia fraquinha fraquinha.
      3- Já vi que matemática não é o seu forte. Não chegam a 300 mil milionários. Projectados 570 mil até final de 2026.
      4- Sem expressão? É por isso que tantos querem vir para uma aldeia sem expressão? Já vi que está a mais nesta aldeia. O melhor era imigrar para algum lado onde se possa sentir expressivo. Aqui não faz falta.
      5- Se o Brasil fala Português é porque? A que se deve a lingua? Não seja pequeno.
      Nota: Ser cidadão português de mente pequena e sentimento de inferioridade não me parece um sentimento normal e partilhado pelos seus conterrâneos. Orgulhe-se.

      • Caro Miguel,

        Subscrevo por completo a sua resposta. Este senhor Filipe deve ser mais um dos seguidores fiéis do nosso primeiro ministro, que tem pena de não falarmos com sotaque … o servilismo é uma coisa muito feia. Enfim tristes tempos que vivemos …

      • Muito bem! Que pancada levou o lisboeta de gema! De Rio Maior para baixo há um espírito derrotista de “mouros”, fonte de oportunistas. O grande e autêntico Portugal está de Santarém/Rio Maior para norte. É o Portugal realista, empreendedor, que constrói a riqueza maior do país. É o Portugal do bravo Afonso Henriques.

      • O sentimento de “pequenino” do alfacinha anda de braço dado com o sentimento de ser mouro e, consequentemente, ser esquerdoide, ser ilusionista, ser indolente e ser parasita ou subsídio dependente.

    • Se o português é uma das línguas mais faladas deve-se a Pedro Ávares Cabral! Aprende História mouro alfacinha! Nem o teu ilusionismo te safa.

  3. Não me referindo em concreto ao escrito na dita atá de reunião…
    Infelizmente agora comentar ou ter opinião já não é liberdade de expressão, pela qual os N/ pais lutaram e sofreram, é racismo…
    Se dizemos que não gostamos de ciganos é racismo, se dizemos que não gostamos de romenos é racismo… já não se pode ter este tipo de opinião… mas pode-se fazer muitas outras coisas ao abrigo do direito de liberdade de expressão como falar mal dos outros seja verdade ou não sem que ninguem faça nada quanto a isso pois sabemos que a N/ justiça não funciona e nada fará…
    enfim

    • A sério?!? Vocês consideram normal alguém dizer que outra pessoa deveria levar uma pedrada?
      Isso não é racismo, é violência!
      Realmente, não consigo acreditar que vocês estão aqui a justificar agressões!

  4. “Não gostar” de um determinado grupo étnico é um conceito à priori que consiste na discriminação com base em percepções sociais. Está é exatamente a definição de racismo. Além de não gostarem de ciganos e de romenos pelos vistos também não gostam da gramática.

    • Não gosto de ciganos. É a minha opinião. Não é racismo. Eles que vivam e progridam, é o meu desejo. Como são, hoje, não gosto deles. Estamos num regime que me dá o direito de opinião.

  5. O aluno disse a verdade. O grupo é que estava a escrever aldrabices. Os órgãos de gestão da Universidade são comunistas/ilusionistas/lulistas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.