Brasil desperdiça um dia de aulas por semana

SESI SP / Flickr

-

Os alunos brasileiros perdem em média um dia de aulas por semana devido ao desperdício de tempo na sala de aulas, gastos com atrasos, excesso de tarefas burocráticas (fazer a chamada, limpar o quadro e distribuir trabalhos) e em aulas mal preparadas pelos professores – tempo este que deixa de ser gasto com o ensino dos conteúdos.

Esta foi uma das principais conclusões de um estudo lançado recentemente pelo Banco Mundial que analisou o trabalho de professores na América Latina e o seu impacto sobre a qualidade da aprendizagem, a formação dos alunos e o desempenho desses países em rankings internacionais de educação.

A investigadora Barbara Bruns, uma das autoras do estudo, lembra que o tempo de interação entre aluno e professor é o momento para qual se destinam, em última instância, todos os investimentos em educação. “Nada desse investimento terá impacto na melhoria da aprendizagem, a não ser que tenha impacto sobre o que ocorre na sala de aula”, diz ela.

O Banco Mundial avaliou 15,6 mil salas de aula, mais da metade delas no Brasil (classes dos ensinos básico e secundário em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro), e calcula que, em média, apenas 64% do tempo das aulas seja usado para transmissão de conteúdo, 20 pontos percentuais abaixo dos padrões internacionais.

Barbara Bruns, em entrevista à BBC, explica que nas salas de aula da América Latina parece haver uma falta de organização por parte dos professores. “Em escolas no leste da Ásia, Japão, Singapura, Finlândia e Alemanha, não se vê professores a chegar à sala de aula sem ter material pronto, sem a perceção de que o tempo é para ser usado para ensinar e manter os alunos empenhados”

A solução passa por aumentar a eficiência dos docentes, que implica uma formação mais focado na prática do ensino. “Na América Latina, há muito pouca ênfase, nos cursos preparatórios, sobre como gerenciar uma sala de aula, como ser um professor eficiente”, explica a especialista.

Barbara Bruns descreve que “os cursos de pedagogia falam muito de filosofia, história da educação, das disciplinas do currículo, mas muito pouco sobre a prática do ensino”, ao contrário, por exemplo, da área da Medicina, onde os futuros médicos dedicam uma parte significativa do seu percurso a observar e a serem orientados.

Outro fator que diferencia a performance dos professores na América Latina dos de outros países com sistemas educacionais mais eficientes é a importância dada ao desempenho. Nos países latinos, por norma, a progressão na carreira depende do tempo de trabalho, ao invés do bom desempenho das suas funções – que em muitos casos nem sequer passa por avaliação.

A especialista afirma que, apesar de tudo, o Brasil está melhor, com várias experiências e inovações promissoras. “Nos 20 anos que estudo o Brasil, pude ver muitos avanços. Mas obviamente há muito a melhorar”, afirma Barbara Bruns.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …