“Braga não tem assistência, não tem adeptos”

André Kosters / Lusa

O escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares

No seu habitual espaço de comentário na TVI, Miguel Sousa Tavares afirmou que o Sporting Clube de Braga “não tem adeptos”, considerando ainda que o Estádio Municipal de Braga é um dos “cinco elefantes brancos” herdados do Euro 2004.

Comentando o caso do Estádio Municipal de Braga, que a autarquia bracarense já adiantou que vai referendar a hipótese de o vender, o comentador afirmou que a obra projetada por Souto Moura é parte de uma “herança” com a qual nunca concordou.

“Isto é uma das heranças de uma coisa que chamaram desígnio nacional e que na altura eu sempre fui contra: o Euro 2004”, referiu, dando conta que existem outros exemplos este “desígnio”, como os estádios do Leiria, Aveiro, Faro e Coimbra”. Para o comentador, estes estádios são “elefantes brancos” que estão “desertos”.

Miguel Sousa Tavares considerou que o estádio do Vitória de Guimarães configura um caso diferente, uma vez que foi remodelado e possui massa adepta: “Guimarães é um caso diferente, porque Guimarães foi remodelado e porque Guimarães, o clube que joga lá, tem público. É o quarto clube português com mais adeptos e de facto tem adeptos”.

Braga não tem assistência. Teve este fim-de-semana porque fizeram o jogo às quatro da tarde e os bilhetes eram quase de borla”, sublinhou quando questionado sobre as assistência do Braga. “Braga não tem adeptos de facto”, sustentou falando à TVI.

O comentador vai ainda mais longe. Partindo das afirmações do técnico “arsenalista”, Abel Ferreira, quando diz que o SC Braga compete em desvantagem com os “três grandes”, Miguel Sousa Tavares refuta, dizendo que FC Porto, Benfica e Sporting tiveram de “pagar 75% dos seus estádios”, notando que estes clubes ainda possuem encargos financeiros associados aos estádios. Em sentido oposto, “o Braga joga praticamente de borla por um preço simbólico num estádio que é todo sustentado pela câmara”.

“A desigualdade aqui é a favor do Sporting de Braga, curiosamente. Estamos a pagar estes custos, o estádio é muito bonito, não é nada funcional, de facto é lindíssimo, e eu só espero que a asneira pelo menos tenha ficado de emenda, porque eu quando oiço falar do Mundial de Futebol em Portugal ou dos Jogos Olímpicos em Portugal, apetece-me puxar da pistola”, rematou o comentador.

Mais de 165 milhões em gastos, aponta a autarquia

O presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou esta segunda-feira que vai promover um referendo local para saber a opinião dos bracarenses sobre a hipótese de venda do Estádio Municipal de Braga devido aos gastos que tem obrigado a autarquia a fazer.

A decisão do referendo foi anunciada no mesmo dia em que a autarquia informou ter as contas bloqueadas por causa de uma condenação judicial ao pagamento de quatro milhões de euros ao consórcio que construiu aquele equipamento por obras a mais.

A possibilidade de vender o estádio municipal, onde joga o Sporting Clube de Braga, já foi colocada na mesa pelo atual executivo: “A decisão de alienação já tinha sido veiculada, até hoje era quase um desabafo. Hoje, depois disto tudo, é um desígnio”, disse.

De forma a justificar aquela decisão, o autarca apontou que uma obra orçamentada em 65 milhões de euros já obrigou a gastar 165 milhões, entre derrapagens e condenações judiciais, sendo que a fatura pode ainda não estar finalizada, uma vez que a autarquia já foi condenada em duas instâncias ao pagamento de mais dez milhões de euros por obras a mais (aguarda-se decisão do Supremo Tribunal Administrativo), correndo ainda uma outra ação judicial, na qual o arquiteto da obra, Souto Moura, exige o pagamento de mais quatro milhões de euros pelo projeto.

“O estádio tem sido um fator de entropia enorme para a gestão da CMB”, salientou Ricardo Rio. O autarca explicou que o atual executivo já pagou mais de “90 milhões de euros de dívidas do estádio, da parceria público-privada dos relvados e equipamentos desportivos, de devolução de fundos comunitários e de processos judiciais”.

Sobre a eventualidade de o “não” à venda do estádio ganhar o referendo, o autarca assumiu que tal “seria uma derrota política”, mas que, se assim fosse, o executivo iria governar de acordo com a vontade expressa pelos bracarenses.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Convém lembrar que o estádio do Vitória foi remodelado, custou 10 milhões de euros e é propriedade do Vitória Sport Clube.

    A câmara de Guimarães de Guimarães participou nos custos desta obra do euro 2004, com uma fatia pequena e que só pagou uns anos mais tarde em tribunal.

    Todos os custos inerentes à sua manutenção/utilização são custeados pelo clube e só pelo clube.

  2. O MST tem razão!
    .
    O S.C.Braga tem vícios de rico e carteira de pobre. Aliás, percebe-se que concorre de forma desleal mas chora como se fosse sempre o prejudicado – eles lá saberão por que se permitem ter tal atitude!!
    .
    O futebol Tuga está cheio de habilidosos que copiam as virtudes dos políticos e delas fazem também o seu modo de vida.
    .
    Será porque a impunidade é transversal à política e ao futebol?!
    .
    Ou será porque a política colhe elevados dividendos da sua promiscuidade e cegueira com e relativamente ao futebol?!
    .
    …. todos sabemos a resposta, não é queridos adeptos do querido clube do coração, abençoado por padres e missas bem pagas?!
    .
    Nada pior que a cobardia mental ou desonestidade intelectual dos idiotas que aplaudem as goleadas e de forma tão bovina garantem a continuidade do sistema.

  3. Sou Portista mas tenho para mim que este ser é o maior vasculho que já apareceu por aí. Esta criatura é detentora do maior número de disparates por minuto. Alguém que diz que o Ricardo Salgado é o melhor banqueiro do mundo!!! Nem é preciso fazer mais comentários acerca da sua clarividência.
    Esta enormidade disfarçada de ser humano é um total mentecapto. Não sei mesmo se terá algum neurónio. Tenho as minhas dúvidas. Ele consegue ser mais pateta do que aparenta. E já tem cara de tolo. Arrisco-me dizer que este energúmeno é um ET que caiu por aí e por aí ficou.

  4. Basta ver a “qualidade” do presidente do SC Braga, para se perceber que dali não pode vir nada de bom!…
    É mais uma autentica máfia a sugar dinheiros públicos que tenta falta fazem noutros sectores…
    O futebol profissional é um degredo que pouco ou nada tem de desporto…

RESPONDER

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …

Mulheres são quase metade dos “100 mais influentes” da Time

Há 48 mulheres na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo publicada esta quarta-feira pela revista norte-americana Time. A lista, publicada anualmente desde 2004, junta personalidades das mais diferentes áreas distribuídas por cinco categorias: “Pioneiros”, …