“Braga não tem assistência, não tem adeptos”

André Kosters / Lusa

O escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares

No seu habitual espaço de comentário na TVI, Miguel Sousa Tavares afirmou que o Sporting Clube de Braga “não tem adeptos”, considerando ainda que o Estádio Municipal de Braga é um dos “cinco elefantes brancos” herdados do Euro 2004.

Comentando o caso do Estádio Municipal de Braga, que a autarquia bracarense já adiantou que vai referendar a hipótese de o vender, o comentador afirmou que a obra projetada por Souto Moura é parte de uma “herança” com a qual nunca concordou.

“Isto é uma das heranças de uma coisa que chamaram desígnio nacional e que na altura eu sempre fui contra: o Euro 2004”, referiu, dando conta que existem outros exemplos este “desígnio”, como os estádios do Leiria, Aveiro, Faro e Coimbra”. Para o comentador, estes estádios são “elefantes brancos” que estão “desertos”.

Miguel Sousa Tavares considerou que o estádio do Vitória de Guimarães configura um caso diferente, uma vez que foi remodelado e possui massa adepta: “Guimarães é um caso diferente, porque Guimarães foi remodelado e porque Guimarães, o clube que joga lá, tem público. É o quarto clube português com mais adeptos e de facto tem adeptos”.

Braga não tem assistência. Teve este fim-de-semana porque fizeram o jogo às quatro da tarde e os bilhetes eram quase de borla”, sublinhou quando questionado sobre as assistência do Braga. “Braga não tem adeptos de facto”, sustentou falando à TVI.

O comentador vai ainda mais longe. Partindo das afirmações do técnico “arsenalista”, Abel Ferreira, quando diz que o SC Braga compete em desvantagem com os “três grandes”, Miguel Sousa Tavares refuta, dizendo que FC Porto, Benfica e Sporting tiveram de “pagar 75% dos seus estádios”, notando que estes clubes ainda possuem encargos financeiros associados aos estádios. Em sentido oposto, “o Braga joga praticamente de borla por um preço simbólico num estádio que é todo sustentado pela câmara”.

“A desigualdade aqui é a favor do Sporting de Braga, curiosamente. Estamos a pagar estes custos, o estádio é muito bonito, não é nada funcional, de facto é lindíssimo, e eu só espero que a asneira pelo menos tenha ficado de emenda, porque eu quando oiço falar do Mundial de Futebol em Portugal ou dos Jogos Olímpicos em Portugal, apetece-me puxar da pistola”, rematou o comentador.

Mais de 165 milhões em gastos, aponta a autarquia

O presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou esta segunda-feira que vai promover um referendo local para saber a opinião dos bracarenses sobre a hipótese de venda do Estádio Municipal de Braga devido aos gastos que tem obrigado a autarquia a fazer.

A decisão do referendo foi anunciada no mesmo dia em que a autarquia informou ter as contas bloqueadas por causa de uma condenação judicial ao pagamento de quatro milhões de euros ao consórcio que construiu aquele equipamento por obras a mais.

A possibilidade de vender o estádio municipal, onde joga o Sporting Clube de Braga, já foi colocada na mesa pelo atual executivo: “A decisão de alienação já tinha sido veiculada, até hoje era quase um desabafo. Hoje, depois disto tudo, é um desígnio”, disse.

De forma a justificar aquela decisão, o autarca apontou que uma obra orçamentada em 65 milhões de euros já obrigou a gastar 165 milhões, entre derrapagens e condenações judiciais, sendo que a fatura pode ainda não estar finalizada, uma vez que a autarquia já foi condenada em duas instâncias ao pagamento de mais dez milhões de euros por obras a mais (aguarda-se decisão do Supremo Tribunal Administrativo), correndo ainda uma outra ação judicial, na qual o arquiteto da obra, Souto Moura, exige o pagamento de mais quatro milhões de euros pelo projeto.

“O estádio tem sido um fator de entropia enorme para a gestão da CMB”, salientou Ricardo Rio. O autarca explicou que o atual executivo já pagou mais de “90 milhões de euros de dívidas do estádio, da parceria público-privada dos relvados e equipamentos desportivos, de devolução de fundos comunitários e de processos judiciais”.

Sobre a eventualidade de o “não” à venda do estádio ganhar o referendo, o autarca assumiu que tal “seria uma derrota política”, mas que, se assim fosse, o executivo iria governar de acordo com a vontade expressa pelos bracarenses.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Convém lembrar que o estádio do Vitória foi remodelado, custou 10 milhões de euros e é propriedade do Vitória Sport Clube.

    A câmara de Guimarães de Guimarães participou nos custos desta obra do euro 2004, com uma fatia pequena e que só pagou uns anos mais tarde em tribunal.

    Todos os custos inerentes à sua manutenção/utilização são custeados pelo clube e só pelo clube.

  2. O MST tem razão!
    .
    O S.C.Braga tem vícios de rico e carteira de pobre. Aliás, percebe-se que concorre de forma desleal mas chora como se fosse sempre o prejudicado – eles lá saberão por que se permitem ter tal atitude!!
    .
    O futebol Tuga está cheio de habilidosos que copiam as virtudes dos políticos e delas fazem também o seu modo de vida.
    .
    Será porque a impunidade é transversal à política e ao futebol?!
    .
    Ou será porque a política colhe elevados dividendos da sua promiscuidade e cegueira com e relativamente ao futebol?!
    .
    …. todos sabemos a resposta, não é queridos adeptos do querido clube do coração, abençoado por padres e missas bem pagas?!
    .
    Nada pior que a cobardia mental ou desonestidade intelectual dos idiotas que aplaudem as goleadas e de forma tão bovina garantem a continuidade do sistema.

  3. Sou Portista mas tenho para mim que este ser é o maior vasculho que já apareceu por aí. Esta criatura é detentora do maior número de disparates por minuto. Alguém que diz que o Ricardo Salgado é o melhor banqueiro do mundo!!! Nem é preciso fazer mais comentários acerca da sua clarividência.
    Esta enormidade disfarçada de ser humano é um total mentecapto. Não sei mesmo se terá algum neurónio. Tenho as minhas dúvidas. Ele consegue ser mais pateta do que aparenta. E já tem cara de tolo. Arrisco-me dizer que este energúmeno é um ET que caiu por aí e por aí ficou.

  4. Basta ver a “qualidade” do presidente do SC Braga, para se perceber que dali não pode vir nada de bom!…
    É mais uma autentica máfia a sugar dinheiros públicos que tenta falta fazem noutros sectores…
    O futebol profissional é um degredo que pouco ou nada tem de desporto…

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …