“Braga não tem assistência, não tem adeptos”

André Kosters / Lusa

O escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares

No seu habitual espaço de comentário na TVI, Miguel Sousa Tavares afirmou que o Sporting Clube de Braga “não tem adeptos”, considerando ainda que o Estádio Municipal de Braga é um dos “cinco elefantes brancos” herdados do Euro 2004.

Comentando o caso do Estádio Municipal de Braga, que a autarquia bracarense já adiantou que vai referendar a hipótese de o vender, o comentador afirmou que a obra projetada por Souto Moura é parte de uma “herança” com a qual nunca concordou.

“Isto é uma das heranças de uma coisa que chamaram desígnio nacional e que na altura eu sempre fui contra: o Euro 2004”, referiu, dando conta que existem outros exemplos este “desígnio”, como os estádios do Leiria, Aveiro, Faro e Coimbra”. Para o comentador, estes estádios são “elefantes brancos” que estão “desertos”.

Miguel Sousa Tavares considerou que o estádio do Vitória de Guimarães configura um caso diferente, uma vez que foi remodelado e possui massa adepta: “Guimarães é um caso diferente, porque Guimarães foi remodelado e porque Guimarães, o clube que joga lá, tem público. É o quarto clube português com mais adeptos e de facto tem adeptos”.

Braga não tem assistência. Teve este fim-de-semana porque fizeram o jogo às quatro da tarde e os bilhetes eram quase de borla”, sublinhou quando questionado sobre as assistência do Braga. “Braga não tem adeptos de facto”, sustentou falando à TVI.

O comentador vai ainda mais longe. Partindo das afirmações do técnico “arsenalista”, Abel Ferreira, quando diz que o SC Braga compete em desvantagem com os “três grandes”, Miguel Sousa Tavares refuta, dizendo que FC Porto, Benfica e Sporting tiveram de “pagar 75% dos seus estádios”, notando que estes clubes ainda possuem encargos financeiros associados aos estádios. Em sentido oposto, “o Braga joga praticamente de borla por um preço simbólico num estádio que é todo sustentado pela câmara”.

“A desigualdade aqui é a favor do Sporting de Braga, curiosamente. Estamos a pagar estes custos, o estádio é muito bonito, não é nada funcional, de facto é lindíssimo, e eu só espero que a asneira pelo menos tenha ficado de emenda, porque eu quando oiço falar do Mundial de Futebol em Portugal ou dos Jogos Olímpicos em Portugal, apetece-me puxar da pistola”, rematou o comentador.

Mais de 165 milhões em gastos, aponta a autarquia

O presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou esta segunda-feira que vai promover um referendo local para saber a opinião dos bracarenses sobre a hipótese de venda do Estádio Municipal de Braga devido aos gastos que tem obrigado a autarquia a fazer.

A decisão do referendo foi anunciada no mesmo dia em que a autarquia informou ter as contas bloqueadas por causa de uma condenação judicial ao pagamento de quatro milhões de euros ao consórcio que construiu aquele equipamento por obras a mais.

A possibilidade de vender o estádio municipal, onde joga o Sporting Clube de Braga, já foi colocada na mesa pelo atual executivo: “A decisão de alienação já tinha sido veiculada, até hoje era quase um desabafo. Hoje, depois disto tudo, é um desígnio”, disse.

De forma a justificar aquela decisão, o autarca apontou que uma obra orçamentada em 65 milhões de euros já obrigou a gastar 165 milhões, entre derrapagens e condenações judiciais, sendo que a fatura pode ainda não estar finalizada, uma vez que a autarquia já foi condenada em duas instâncias ao pagamento de mais dez milhões de euros por obras a mais (aguarda-se decisão do Supremo Tribunal Administrativo), correndo ainda uma outra ação judicial, na qual o arquiteto da obra, Souto Moura, exige o pagamento de mais quatro milhões de euros pelo projeto.

“O estádio tem sido um fator de entropia enorme para a gestão da CMB”, salientou Ricardo Rio. O autarca explicou que o atual executivo já pagou mais de “90 milhões de euros de dívidas do estádio, da parceria público-privada dos relvados e equipamentos desportivos, de devolução de fundos comunitários e de processos judiciais”.

Sobre a eventualidade de o “não” à venda do estádio ganhar o referendo, o autarca assumiu que tal “seria uma derrota política”, mas que, se assim fosse, o executivo iria governar de acordo com a vontade expressa pelos bracarenses.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Convém lembrar que o estádio do Vitória foi remodelado, custou 10 milhões de euros e é propriedade do Vitória Sport Clube.

    A câmara de Guimarães de Guimarães participou nos custos desta obra do euro 2004, com uma fatia pequena e que só pagou uns anos mais tarde em tribunal.

    Todos os custos inerentes à sua manutenção/utilização são custeados pelo clube e só pelo clube.

  2. O MST tem razão!
    .
    O S.C.Braga tem vícios de rico e carteira de pobre. Aliás, percebe-se que concorre de forma desleal mas chora como se fosse sempre o prejudicado – eles lá saberão por que se permitem ter tal atitude!!
    .
    O futebol Tuga está cheio de habilidosos que copiam as virtudes dos políticos e delas fazem também o seu modo de vida.
    .
    Será porque a impunidade é transversal à política e ao futebol?!
    .
    Ou será porque a política colhe elevados dividendos da sua promiscuidade e cegueira com e relativamente ao futebol?!
    .
    …. todos sabemos a resposta, não é queridos adeptos do querido clube do coração, abençoado por padres e missas bem pagas?!
    .
    Nada pior que a cobardia mental ou desonestidade intelectual dos idiotas que aplaudem as goleadas e de forma tão bovina garantem a continuidade do sistema.

  3. Sou Portista mas tenho para mim que este ser é o maior vasculho que já apareceu por aí. Esta criatura é detentora do maior número de disparates por minuto. Alguém que diz que o Ricardo Salgado é o melhor banqueiro do mundo!!! Nem é preciso fazer mais comentários acerca da sua clarividência.
    Esta enormidade disfarçada de ser humano é um total mentecapto. Não sei mesmo se terá algum neurónio. Tenho as minhas dúvidas. Ele consegue ser mais pateta do que aparenta. E já tem cara de tolo. Arrisco-me dizer que este energúmeno é um ET que caiu por aí e por aí ficou.

  4. Basta ver a “qualidade” do presidente do SC Braga, para se perceber que dali não pode vir nada de bom!…
    É mais uma autentica máfia a sugar dinheiros públicos que tenta falta fazem noutros sectores…
    O futebol profissional é um degredo que pouco ou nada tem de desporto…

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …