Semanas antes da queda do BES, braço-direito de Salgado recebeu mais de 1 milhão

José Sena Goulão / Lusa

Duas semanas antes da queda do Banco Espírito Santo (BES), a instituição financeira, na época liderada por Ricardo Salgado, pagou a Amílcar Morais Pires, então seu administrador-executivo, mais de um 1 de euros a título de indemnização pela sua saída do banco.

A notícia avançada pelo Correio da Manhã nesta segunda-feira, dá conta que o acordo foi assinado a 23 de julho de 2014.

O acordo, a que o jornal teve acesso, indica que a indemnização recebida por Morais Pires, no valor bruto de 1.080.772 euros, “abrange todos os créditos vencidos à data da cessação do contrato de trabalho e todos os créditos exigíveis em virtude dessa cessação”.

Além da indemnização, adianta o matutino, o antigo gestor do BES recebeu outros benefícios: até ao final de 2014, continuou a usufruir de motorista e segurança privados pagos pelos banco e ficou ainda firmada a garantia de que, quando chegasse aos 65 anos, teria direito a uma pensão do banco.

De acordo com o CM, o acordo de cessação do contrato de trabalho com o BES foi um dos documentos que Morais Pires entregou no processo cível, interposto pelo Fundo de Pensões do Novo Banco e a sua entidade gestora GNB, em que contesta o corte aplicado à sua pensão de reforma. O documento foi junto ao processo como forma de provar que o gestor tem direito à pensão de reforma quando atingir os 65 anos de idade.

Morais Pires ficou com direito a receber uma reforma bruta de 43.950 euros por mês. Contudo, em 2017, o Fundo de Pensões do Novo Banco reduziu a pensão para 11.500 euros, o que levou o gestor a contestar a decisão.

O banco pagou indemnização a Morais Pires a 23 de julho de 2014. Uma semana depois, a 30 de julho, o BES apresentou prejuízos de quase 3,6 mil milhões de euros, no primeiro semestre do ano. A 4 de agosto, o Banco de Portugal avançou com a medida de resolução.

Morais Pires foi um dos ex-administradores que a comissão liquidatária do BES acusou, em novembro de 2017, de ter responsabilidades na falência culposa do antigo banco da família Espírito Santo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não me espanta! Num País onde se governa pela “amigocracia” e impera a lei do “uma mão lava a outra” as coisas funcionam assim, e funcionarão deste modo durante muito mais tempo.

  2. Este rato velho sabia onde pisava.
    Nunca precionaram-no ele foi usando e abusando da sorte…

    A familia nao fala porque sao cumplices e foram largamente beneficiada com jogadas de bastidores.

RESPONDER

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …