Semanas antes da queda do BES, braço-direito de Salgado recebeu mais de 1 milhão

José Sena Goulão / Lusa

Duas semanas antes da queda do Banco Espírito Santo (BES), a instituição financeira, na época liderada por Ricardo Salgado, pagou a Amílcar Morais Pires, então seu administrador-executivo, mais de um 1 de euros a título de indemnização pela sua saída do banco.

A notícia avançada pelo Correio da Manhã nesta segunda-feira, dá conta que o acordo foi assinado a 23 de julho de 2014.

O acordo, a que o jornal teve acesso, indica que a indemnização recebida por Morais Pires, no valor bruto de 1.080.772 euros, “abrange todos os créditos vencidos à data da cessação do contrato de trabalho e todos os créditos exigíveis em virtude dessa cessação”.

Além da indemnização, adianta o matutino, o antigo gestor do BES recebeu outros benefícios: até ao final de 2014, continuou a usufruir de motorista e segurança privados pagos pelos banco e ficou ainda firmada a garantia de que, quando chegasse aos 65 anos, teria direito a uma pensão do banco.

De acordo com o CM, o acordo de cessação do contrato de trabalho com o BES foi um dos documentos que Morais Pires entregou no processo cível, interposto pelo Fundo de Pensões do Novo Banco e a sua entidade gestora GNB, em que contesta o corte aplicado à sua pensão de reforma. O documento foi junto ao processo como forma de provar que o gestor tem direito à pensão de reforma quando atingir os 65 anos de idade.

Morais Pires ficou com direito a receber uma reforma bruta de 43.950 euros por mês. Contudo, em 2017, o Fundo de Pensões do Novo Banco reduziu a pensão para 11.500 euros, o que levou o gestor a contestar a decisão.

O banco pagou indemnização a Morais Pires a 23 de julho de 2014. Uma semana depois, a 30 de julho, o BES apresentou prejuízos de quase 3,6 mil milhões de euros, no primeiro semestre do ano. A 4 de agosto, o Banco de Portugal avançou com a medida de resolução.

Morais Pires foi um dos ex-administradores que a comissão liquidatária do BES acusou, em novembro de 2017, de ter responsabilidades na falência culposa do antigo banco da família Espírito Santo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não me espanta! Num País onde se governa pela “amigocracia” e impera a lei do “uma mão lava a outra” as coisas funcionam assim, e funcionarão deste modo durante muito mais tempo.

  2. Este rato velho sabia onde pisava.
    Nunca precionaram-no ele foi usando e abusando da sorte…

    A familia nao fala porque sao cumplices e foram largamente beneficiada com jogadas de bastidores.

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …