Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

Stefan Rousseau / EPA

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo.

Um estudo do instituto Kantar revela que 52% dos inquiridos quer um voto popular sobre qualquer novo acordo para o Brexit, enquanto 29% se opõem a um novo referendo.

Esta noite, Boris Johnson vai jantar com Merkel, a quem deverá tentar convencer a mexer no acordo se não quer uma saída do Reino Unido sem qualquer acordo a 31 de outubro.

Mais de três anos depois de a maioria dos britânicos ter votado em referendo a favor da saída da UE, os termos em que o país que aderiu em 1973 vai deixar o bloco europeu permanecem pouco claros.

Uma das questões mais sensíveis é o chamado backstop, o mecanismo de salvaguarda destinado a evitar o regresso a uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte depois da saída do Reino Unido da UE.

Na terça-feira, Merkel deixou bem claro que está “aberta a soluções práticas” para o backstop, mas sublinhou que o acordo de saída negociado por Theresa May não vai ser reaberto

Também na terça-feira, a União Europeia rejeitou a exigência feita por Boris Johnson para que deixem cair a ideia do backstop. “O backstop é uma garantia para evitar o regresso de uma fronteira física na ilha da Irlanda a menos que – e até que – uma alternativa seja encontrada. Aqueles que estão contra o backstop não estão a propor alternativas realistas e, na verdade, estão a apoiar o regresso de uma fronteira. Apesar de não admitirem”, escreveu Donald Tusk no Twitter.

O presidente do Conselho Europeu respondia à carta enviada por Johnson na segunda-feira à noite a pedir que o backstop fosse removido do acordo de retirada do Reino Unido da UE. Mas não apresentava qualquer alternativa a uma proposta que já foi rejeitada pela UE inúmeras vezes.

A questão do backstop foi uma das que levou o Parlamento britânico a rejeitar por três vezes o acordo de saída que Theresa May negociou com Bruxelas e com os 27. A crise que daí surgiu levou à demissão da primeira-ministra britânica.

O encontro com Merkel marca a primeira viagem ao estrangeiro de Boris Johnson como primeiro-ministro. Um mês depois de tomar posse, na sequência da demissão de Theresa May e após vencer a corrida à liderança do Partido Conservador, o chefe do governo de Londres segue depois de Berlim para Paris, onde tem encontro marcado com o presidente Emmanuel Macron.

No sábado, os três juntam-se aos líderes dos EUA, Canadá. Itália e Japão para a cimeira do G7 em Biarritz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …