Bolhas magnéticas explicam as “queimaduras solares” da Lua

Dados da missão ARTEMIS da NASA sugerem que o vento solar e os campos magnéticos da crosta da Lua trabalham em conjunto para produzir um padrão distinto de redemoinhos na superfície lunar.

Ao contrário da Terra, a Lua não possuiu um campo magnético global. No entanto, o satélite natural possui rochas magnetizadas perto da sua superfície que criam pequenos pontos localizados de campo magnético que se estendem desde centenas de metros até centenas de quilómetros.

Este é o tipo de informação que deve ser bem entendida para melhor proteger os astronautas da Lua contra os efeitos da radiação, tal como explica a agência espacial norte-americana em comunicado.

Por si só, as bolhas de campo magnético não são robustas o suficiente para proteger os humano da radiação severa, mas o estudo da sua estrutura poderia ajudar o cientistas a desenvolver novas técnicas para proteger futuros exploradores lunares.

“Os campos magnéticos em algumas regiões [da Lua] atuam localmente como protetor solar magnético“, explicou Andrew Poppe, cientista da Universidade da Califórnia na mesma nota, que investiga os campos magnéticos da crosta lunar a partir de dados recolhidos pela missão ARTEMIS da NASA, juntamente com simulações do campo magnético ambiental da Lua.

Estas pequenas bolhas de “proteção solar” magnética também podem desviar as partículas do vento solar, mas a uma escala muito mais pequena do que o campo magnético da Terra. Apesar de não serem suficientes para proteger os astronautas, desempenham um papel fundamente na aparência da Lua. Sob estes “mini-guarda-chuvas magnéticos”, o material que compõe a superfície da Lua (regolito) é protegido das partículas do Sol.

À medida que estas partículas fluem em direção à Lua, são desviadas para as áreas em torno das bolhas magnéticas, onde as reações químicas com o regolito ocorrem, escurecendo a superfície lunar. Este fenómeno cria os distintos remoinhos de material mais escuro e mais claro que são proeminentes que podem ser vistos desde a Terra.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …