Bolhas magnéticas explicam as “queimaduras solares” da Lua

Dados da missão ARTEMIS da NASA sugerem que o vento solar e os campos magnéticos da crosta da Lua trabalham em conjunto para produzir um padrão distinto de redemoinhos na superfície lunar.

Ao contrário da Terra, a Lua não possuiu um campo magnético global. No entanto, o satélite natural possui rochas magnetizadas perto da sua superfície que criam pequenos pontos localizados de campo magnético que se estendem desde centenas de metros até centenas de quilómetros.

Este é o tipo de informação que deve ser bem entendida para melhor proteger os astronautas da Lua contra os efeitos da radiação, tal como explica a agência espacial norte-americana em comunicado.

Por si só, as bolhas de campo magnético não são robustas o suficiente para proteger os humano da radiação severa, mas o estudo da sua estrutura poderia ajudar o cientistas a desenvolver novas técnicas para proteger futuros exploradores lunares.

“Os campos magnéticos em algumas regiões [da Lua] atuam localmente como protetor solar magnético“, explicou Andrew Poppe, cientista da Universidade da Califórnia na mesma nota, que investiga os campos magnéticos da crosta lunar a partir de dados recolhidos pela missão ARTEMIS da NASA, juntamente com simulações do campo magnético ambiental da Lua.

Estas pequenas bolhas de “proteção solar” magnética também podem desviar as partículas do vento solar, mas a uma escala muito mais pequena do que o campo magnético da Terra. Apesar de não serem suficientes para proteger os astronautas, desempenham um papel fundamente na aparência da Lua. Sob estes “mini-guarda-chuvas magnéticos”, o material que compõe a superfície da Lua (regolito) é protegido das partículas do Sol.

À medida que estas partículas fluem em direção à Lua, são desviadas para as áreas em torno das bolhas magnéticas, onde as reações químicas com o regolito ocorrem, escurecendo a superfície lunar. Este fenómeno cria os distintos remoinhos de material mais escuro e mais claro que são proeminentes que podem ser vistos desde a Terra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …