Pagamentos em atraso a hotéis, pousadas e empresas de alojamento local. “Desafios técnicos” no sistema financeiro, explica a empresa.
Quando fazemos reservas através da plataforma Booking, a maioria do dinheiro que pagamos segue para o espaço onde vamos dormir.
No entanto, isso não está a acontecer na Dinamarca. Em larga escala.
A indústria local queixa-se de constantes pagamentos em atraso, valores devidos que ainda não foram transferidos.
A Horesta – entidade que representa hotéis, empresas de turismo e restaurantes na Dinamarca (semelhante à AHRESP em Portugal) – indica que há um grande número de hotéis, pousadas e empresas de alojamento local que estão à espera do dinheiro há vários meses.
Em causa está uma dívida total de milhões de coroas por parte da Booking.com. Uma coroa dinamarquesa equivale a 13 cêntimos, convertendo para o euro.
Há empresas que ainda estão à espera de 4 milhões de coroas. E, avisa a Horesta, em algumas pequenas empresas deste ramo, 100 mil coroas já fazem muita diferença.
Os hóspedes pagaram a reserva através da plataforma mas o dinheiro nunca chegou às empresas que recebem as pessoas.
A Booking não negou este atraso e justifica: tem havido “desafios técnicos” no seu sistema financeiro.
“A Booking.com quebra os contratos celebrados e obriga as empresas a agirem como bancos de uma organização global e líderes de mercado. A este respeito, importa referir que a Booking.com registou um volume de negócios superior a 17 mil milhões de coroas dinamarquesas em 2022. Teve um lucro líquido de 3 mil milhões de dólares!”, lamenta a directora-geral da Horesta, Pia E. Voss.