Quem quer casar com o chimpanzé? Os bonobos acasalam por causa das mães

Este tipo de chimpanzé tem um comportamento muito próximo do dos humanos. Mas se acha que a sua mãe se intromete demasiado na sua vida sexual, saiba que, pelo menos, não é um bonobo macho.

As mães dos chimpanzé bonobo têm um papel fundamental em matéria de acasalamento. São elas que, na maioria das vezes, localizam as fêmeas atraentes e as põem à frente das suas crias, impedindo que os rivais se aproximem. Aliás, quanto mais elevado o lugar das mães na hierarquia social, maior a probabilidade de os filhos se ligarem a fêmeas.

As conclusões fazem parte de um estudo, recentemente publicado na Current Biology. Uma equipa de cientistas do Departamento de Primatologia do Instituto Max Planck de Antropología Evolutiva, em Leipzig, Alemanha, estudaram comunidades de bonobos na República Democrática do Congo, e chimpanzés em três outros países africanos.

O bonobo, que também é conhecido por chimpanzé-pigmeu, tem um comportamento muito próximo do dos seres humanos, mais próximo do que qualquer outro animal.

Um dos aspetos que diferenciam o bonobo é a frequência das relações sexuais. Ao contrário do que acontece com outros chimpanzés, na comunidade dos bonobos as fêmeas assumem com frequência um papel dominante, o que ajuda a explicar o êxito dos machos a acasalar.

“É a primeira vez que podemos mostrar o impacto da presença da mãe num traço masculino tão importante como a fertilidade. Surpreendeu-nos ver que as mães têm uma influência tão direta e forte na quantidade de netos que conseguem”, explica um dos investigadores envolvidos na investigação.

Os cientistas sabiam há algum tempo que as mães bonobo têm este tipo de comportamento em relação à sexualidade dos seus filhos. No entanto, esta é a primeira vez que fica provado que a intromissão materna deu aos filhos uma vantagem que, consequentemente, levou ao nascimento de mais bonobos.

Curiosamente, as mães bonobo não se esforçaram para ajudar as suas filhas a encontrar o amor – a explicação dos cientistas é que, como as fêmeas deixam a comunidade e os machos permanecem, gastar tempo com esse esforço pode não valer a pena, do ponto de vista evolucionário.

Este estudo demonstra a evidência intrigante da importante influência da “avó bonobo”, sublinha o ScienceAlert. A equipa acredita que agora tem evidências da chamada “hipótese da avó”: uma fêmea pós-reprodutiva pode dar continuidade aos seus genes garantindo o sucesso reprodutivo dos seus descendentes.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …