Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a “bombardear” a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer “bombardear” a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior.

A informação é avançada pelo portal The Archaeology News, que dá conta que a nova investigação – que planeia, pela segunda vez, disparar raios cósmicos para a construção antiga – será levada a cabo por cientistas da Universidade de Kyushu, no Japão.

Em 2016, os cientistas recorreram a uma tecnologia conhecida como “imagens de raios cósmicos” (técnica semelhante à dos raios-X) para explorar o interior da Grande Pirâmide, localizada nos arredores do Cairo e construída em 2.500 a.C.

A principal conclusão desta investigação foi a existência de uma câmara oculta no interior da pirâmide. De acordo com os especialistas, trata-se de uma cavidade com mais de 30 metros de comprimento, na Grande Galeria, passagem que liga a câmara funerária do faraó Jufu a um túnel que dá acesso ao exterior da construção.

Agora, os cientistas da universidade japonesa querem “verificar as descobertas” relatadas em 2016, tal como explicou Sakuji Yoshimura, o especialista que lidera o projeto que reúne várias instituições de ensino, citado pela Russia Today.

A nova investigação vai utilizar a mesma técnica da investigação anterior.

A equipa da Universidade de Kyushu espera chegar ao Egito em breve para começar a “vasculhar” a Grande Pirâmide. Os cientistas acreditam que o novo estudo possa trazer novas informações sobre as partes ainda desconhecidas da construção antiga e esperam publicar os resultados da investigação ainda neste outono.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Qual a lógica de se fazer uma nova detecção, usando o mesmo sistema usado em 2016? Porque é que é necessário confirmar a existência de uma câmara? Não ficou provada a sua existência? Isto faz-me lembrar a ida à Lua. Com tanta incredulidade relativa a essas viagens, a NASA deveria ter repetido as viagens que, supostamente, foram realizadas.

RESPONDER

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …