Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a “bombardear” a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer “bombardear” a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior.

A informação é avançada pelo portal The Archaeology News, que dá conta que a nova investigação – que planeia, pela segunda vez, disparar raios cósmicos para a construção antiga – será levada a cabo por cientistas da Universidade de Kyushu, no Japão.

Em 2016, os cientistas recorreram a uma tecnologia conhecida como “imagens de raios cósmicos” (técnica semelhante à dos raios-X) para explorar o interior da Grande Pirâmide, localizada nos arredores do Cairo e construída em 2.500 a.C.

A principal conclusão desta investigação foi a existência de uma câmara oculta no interior da pirâmide. De acordo com os especialistas, trata-se de uma cavidade com mais de 30 metros de comprimento, na Grande Galeria, passagem que liga a câmara funerária do faraó Jufu a um túnel que dá acesso ao exterior da construção.

Agora, os cientistas da universidade japonesa querem “verificar as descobertas” relatadas em 2016, tal como explicou Sakuji Yoshimura, o especialista que lidera o projeto que reúne várias instituições de ensino, citado pela Russia Today.

A nova investigação vai utilizar a mesma técnica da investigação anterior.

A equipa da Universidade de Kyushu espera chegar ao Egito em breve para começar a “vasculhar” a Grande Pirâmide. Os cientistas acreditam que o novo estudo possa trazer novas informações sobre as partes ainda desconhecidas da construção antiga e esperam publicar os resultados da investigação ainda neste outono.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Qual a lógica de se fazer uma nova detecção, usando o mesmo sistema usado em 2016? Porque é que é necessário confirmar a existência de uma câmara? Não ficou provada a sua existência? Isto faz-me lembrar a ida à Lua. Com tanta incredulidade relativa a essas viagens, a NASA deveria ter repetido as viagens que, supostamente, foram realizadas.

RESPONDER

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …

Desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou esta sexta-feira que a desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável" e enumerou ainda cinco áreas que necessitam de igualdade de género para "mudar o …

Isabel dos Santos comprou casa em Lisboa através de um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo

A empresária Isabel dos Santos utilizou uma empresa com sede no Estado norte-americano de Delaware, considerado um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, para comprar um imóvel de luxo em Lisboa, que está avaliado …

"Não é aceitável". Alentejo de fora dos descontos nas portagens

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, considera “incompreensível” que a A6 (Autoestrada Marateca-Caia), que atravessa o Alentejo, não esteja incluída na lista das autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço …

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …