Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a “bombardear” a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer “bombardear” a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior.

A informação é avançada pelo portal The Archaeology News, que dá conta que a nova investigação – que planeia, pela segunda vez, disparar raios cósmicos para a construção antiga – será levada a cabo por cientistas da Universidade de Kyushu, no Japão.

Em 2016, os cientistas recorreram a uma tecnologia conhecida como “imagens de raios cósmicos” (técnica semelhante à dos raios-X) para explorar o interior da Grande Pirâmide, localizada nos arredores do Cairo e construída em 2.500 a.C.

A principal conclusão desta investigação foi a existência de uma câmara oculta no interior da pirâmide. De acordo com os especialistas, trata-se de uma cavidade com mais de 30 metros de comprimento, na Grande Galeria, passagem que liga a câmara funerária do faraó Jufu a um túnel que dá acesso ao exterior da construção.

Agora, os cientistas da universidade japonesa querem “verificar as descobertas” relatadas em 2016, tal como explicou Sakuji Yoshimura, o especialista que lidera o projeto que reúne várias instituições de ensino, citado pela Russia Today.

A nova investigação vai utilizar a mesma técnica da investigação anterior.

A equipa da Universidade de Kyushu espera chegar ao Egito em breve para começar a “vasculhar” a Grande Pirâmide. Os cientistas acreditam que o novo estudo possa trazer novas informações sobre as partes ainda desconhecidas da construção antiga e esperam publicar os resultados da investigação ainda neste outono.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Qual a lógica de se fazer uma nova detecção, usando o mesmo sistema usado em 2016? Porque é que é necessário confirmar a existência de uma câmara? Não ficou provada a sua existência? Isto faz-me lembrar a ida à Lua. Com tanta incredulidade relativa a essas viagens, a NASA deveria ter repetido as viagens que, supostamente, foram realizadas.

RESPONDER

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …