Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

Mohammed Saber / EPA

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a Efe.

Aviões e tanques israelitas atingiram uma infraestrutura subterrânea e postos militares do Hamas no norte da faixa de Gaza, informou o exército israelita e confirmaram à Efe fontes que residem no enclave e que ouviram fortes explosões.

Os bombardeamentos verificaram-se depois de supostos militantes do Hamas terem lançado um míssil contra Israel, que não causou feridos.

O exército israelita informou que ativou as sirenes antiaéreas nas localidades vizinhas de Gaza, um procedimento que se repete durante os picos de tensão entre Israel e os grupos armados da faixa da Gaza.

Desde a crise provocada pela pandemia de covid-19, os confrontos entre Israel e as milícias de Gaza diminuíram significativamente, o mesmo ocorrendo com os territórios da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, ainda que as tensões persistam.

Na faixa de Gaza, um dos territórios mais densamente povoados do mundo e com um sistema sanitário deficiente, registaram-se nove dos 82 casos de contágio entre palestinianos, a maioria na Cisjordânia, que tem uma morte até ao momento.

Em Israel, mais de 3.000 pessoas testaram positivo e 11 morreram devido à doença da covid-19.

Organizações internacionais e locais temem que a expansão da covid-19 em Gaza seja suscetível de gerar uma emergência humanitária no enclave, após mais de uma década de restrições à entrada de material básico. Neste momento, só existem 60 camas de cuidados intensivos e entre 50 e 60 ventiladores.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …

Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025. A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de …