Bomba nuclear da China nasceu numa cidade tão secreta que se chama apenas 404

(dr) Li Yang

A cidade abandonada 404, na China, onde a bomba nuclear chinesa foi construída durante a Guerra Fria

A cidade abandonada 404, na China, onde a bomba nuclear chinesa foi construída durante a Guerra Fria

Entre as mais de 650 cidades da China, há uma que não está representada em qualquer mapa. A cidade misteriosa não tem nome e é conhecida apenas por 404.

A cidade, situada na extremidade do deserto de Gobi, foi construída secretamente pelo governo chinês em 1950 para abrigar as instalações que, durante o auge da Guerra Fria, alegadamente foram usadas para desenvolver a primeira bomba nuclear no país.

O número 404, como foi “baptizada” a cidade, não tem nada a ver com o código de erro das páginas de internet (que nem existia quando a cidade nasceu). O nome 404 vem do código de identificação da fábrica nuclear construída no seu território.

Durante quase meio século, a cidade 404 existia apenas com o objectivo de acomodar os mais de 20.000 empregados que trabalhavam na fábrica, responsável pela construção da primeira bomba nuclear chinesa entre 1950 e 1960. A primeira bomba nuclear chinesa foi testada na região do lago salgado de Lop Nor, em outubro de 1964.

De acordo com Li Yang, um antigo habitante da cidade com quem o The Daily Mail falou, e que afirma ter nascido na cidade, em 404 não havia autocarros, táxis ou sequer semáforos, porque podia “chegar-se de um lado a outro em 15 minutos“. A cidade ocupava uma área de pouco mais de 2 quilómetros quadrados.

Em 2005, as autoridades chinesas realojaram todos os residentes para outras localidades no deserto de Gobi. Desde então, a cidade está abandonada – e para os seus antigos habitantes, a mensagem de erro “404 não encontrada” tem um significado diferente do que tem para o resto do mundo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.