/

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

36

Felipe Campos Mello / Fotos Públicas

Protestos no Brasil contra Jair Bolsonaro.

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um golpe militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua “promessa”.

Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair Bolsonaro afirmou que se ele fosse Presidente, fecharia o Congresso brasileiro e encenaria um golpe militar.

“Não há a menor dúvida. Daria golpe no mesmo dia. Não funciona e tenho a certeza que pelo menos 90% da população ia fazer festa e bater palmas. O congresso hoje em dia não vale para nada”, disse o agora Presidente brasileiro.

Nessa mesma entrevista, o então deputado federal atacou ainda o economista Chico Lopes, ex-presidente do Banco Central, que se recusou naquele ano a depor à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bancos na condição de testemunha. Jair Bolsonaro chega mesmo a defender o recurso à tortura.

Dá porrada no Chico Lopes. Eu até sou favorável que a CPI, no caso do Chico Lopes, tivesse pau de arara lá. Ele merecia isso: pau de arara. Funciona! Eu sou favorável à tortura, tu sabes disso. E o povo é favorável a isso também”, disse Bolsonaro numa entrevista ao programa Câmera Aberta, da TV Bandeirantes.

Agora, os brasileiros temem que Bolsonaro cumpra a sua “promessa” e avance com um golpe militar no país.

Estão marcados protestos contra o Presidente brasileiro para este sábado, dia 24 de julho, que devem subir de tom face à ameaça de um golpe militar.

Os organizadores creem que os próximos atos serão uma oportunidade de dar uma resposta imediata às intenções de rompimento democrático manifestadas por setores das Forças Armadas. Estes afirmam que só haverá eleição em 2022 se o Congresso aprovar o voto impresso, escreve o jornal CartaCapital.

O próprio Presidente reitera: “As eleições do próximo ano têm de ser limpas. Ou teremos eleições limpas ou não teremos eleições”.

No ano passado, Bolsonaro já tinha negado a intenção de fazer uma intervenção militar no Brasil, apesar da sua participação em manifestações antidemocráticas.

Como é que darei um golpe se sou Presidente da República e Chefe Supremo das Forças Armadas?”, perguntou Bolsonaro, em junho de 2020, citado pelo Estadão.

No entanto, algumas das vozes políticas mais poderosas do país expressam preocupação de que Bolsonaro possa tentar usar a ameaça infundada de fraude eleitoral para evitar perder as eleições.

A situação é em muito semelhante àquilo que aconteceu nos Estados Unidos, com Donald Trump, diz o The Washington Post.

A situação é extremamente preocupante no Brasil”, disse Marcos Nobre, cientista político da Universidade Estadual de Campinas. “É muito, muito grave o que está acontecendo aqui”.

Daniel Costa, ZAP //

36 Comments

  1. “ Agora, os brasileiros temem que Bolsonaro cumpra a sua “promessa” e avance com um golpe militar no país.”

    Não, a esquerda teme que o Bolsonaro seja de novo reeleito.
    Os Brasileiros expressam-se pelos votos.

    “ Os organizadores creem que os próximos atos serão uma oportunidade de dar uma resposta imediata às intenções de rompimento democrático manifestadas por setores das Forças Armadas. Estes afirmam que só haverá eleição em 2022 se o Congresso aprovar o voto impresso, escreve o jornal CartaCapital.”

    Basta dizer mais alguma coisa? O jornal em questão é ligado a sectores de extrema-esquerda.

    É como pedir ao partido comunista para dar uma opinião imparcial sobre o chega…

    • Claro… e a direita não teme Lula. Pois não?

      Por outro lado, embora a fonte da notícia venha do outro lado da bancada, é importante distinguir entre factos e opiniões mas, acima disso, é preciso julgar a mensagem e não o mensageiro. Sendo assim, você cai numa falacia ao dizer que se trata de opinião. No entanto, é facto que Bolsonaro afirmou o que a notícia relata. Tanto no passado, como no presemte.

      Fazer certas afirmações ao confundir factos com propaganda esquerdista é o quê? Lol! E você, certamente tem as boas fontes de notícias. As que concordam consigo e com a sua visão de sociedade. É onde encontra a sua verdade. Ao fim e ao cabo, nada mais são que indivíduos com uma visão parcial a queixarem-se da parcialidade da visão do outro lado. XD

      • “No ano passado, Bolsonaro já tinha negado a intenção de fazer uma intervenção militar no Brasil, apesar da sua participação em manifestações antidemocráticas.

        “Como é que darei um golpe se sou Presidente da República e Chefe Supremo das Forças Armadas?”, perguntou Bolsonaro, em junho de 2020, citado pelo Estadão.“

        Se ler a notícia evita perder tempo a digitar algo sem interesse.
        Cumprimentos

      • “As eleições do próximo ano têm de ser limpas. Ou teremos eleições limpas ou não teremos eleições”.

        Esqueceu-se de ler a última afirmação de bolsonaro. Ou não tem interesse?

        Uma pessoa que se contradiz ao longo do tempo, é de confiança? E diga-me, como conseguirá ele alcançar não haver eleições? Mas não é ele o responsável pelo acto eleitoral?

      • E no seu entendimento, onde é que isso é uma apologia a um golpe militar? Senso comum homem!

  2. Entre as noticias que vão saindo…os fora de contexto…as interpretações…o que não se mostra…está a verdade mas essa nem sempre é noticiada porque não convém a certas ideologias.

    Ainda bem que existem vozes que não se calam como o “Nome”, bem haja para si.

    • É tudo uma questão de honestidade ou canalhice.

      Basta ver os manhosos que por conveniência ignoram parte da notícia ou contexto.
      Bem haja.

      • “As eleições do próximo ano têm de ser limpas. Ou teremos eleições limpas ou não teremos eleições”.

        E esta parte da notícia. Em que contexto pode isto acontecer ? Vá lá, seja “honesto” em vez de se desculpar a si próprio, com os outros, para não responder.

        Bem haja.

    • Um povo enganado pela ilusão de que um presidente autoritário conseguiria dar a volta ao país. Por muito que mostrasse que não era a pessoa indicada, à falta de mais, foram eles que o puseram no poleiro. Mas o pior é ver – ainda – alguns resistentes que acham que o indivíduo está muito bem e que os comunistas vêm aí ! Comer criancinhas ao pequeno-almoço ! E por isso o presidente tem que ser este. Ridículo ! É tudo um monte de balelas. E esta gente que aparece por aqui, ou estão completamente enganados ou então ganham alguma coisa com a presidência deste indivíduo. No fim, olhamos para o Brasil e é triste .. tão triste que até dói!

      • Este Torres o que anda a tentar é fazer a apologia daquele larápio-mor chanado Lula da Silva. Os brasileiros não merecem um bandido desses.

  3. Da direita à esquerda é ver qual consegue ser o pior e o mais ladrão, azar dos nossos amigos brasileiros em não encontrarem um presidente digno desse cargo para assumir o rumo desse grande país!

  4. O que temos aqui é extraordinariamente muito simples e claro, excusam de vir com falsas interpretações tentando embaralhar os mais simples inocentes, assim simplemente ou as eleições são secretas, mas efectuadas de modo a que se possa conferir publicamente cada voto impresso e comferido pelo eleitor antes de o dobrar e meter na urna física; e esta publicamente selada ou consideraremos que não houve eleições válidas.
    Quem é contra isto ou é um idiota chapado ou criminoso!
    Se não percebem como isto é simples e absolutamente honesto, merecem um inferno similiar ao de Cuba ou Venezuela.
    Simples!

    • “as eleições são secretas, mas efectuadas de modo a que se possa conferir publicamente cada voto impresso e comferido pelo eleitor antes de o dobrar e meter na urna física”
      Digam-me que isto é uma piada; porque ninguém pode ser assim tão lerdo!…

      • Quem não percebe o que eu aqui disse ou não quer entender ou …..!
        Vou repetir como se fosse para crianças entenderem:
        1- As eleições são secretas (manda a lei!).
        2- O eleitor deve escolher em quem vota e conferir, se o seu voto está correcto no papel ( o talão emitido pela máquina impressora do terminal apenas á vista do eleitor), antes de este ser inserido na urna, ou pela maquina de modo automático o que será somente á vista do eleitor, ou alternativamente o eleitor dobra o papel de modo a esconder em quem votou, e este assim dobrado, é então inserido manualmente na urna física, agora á vista de todos que estiverem na sala de votação. Assim ninguém saberá em quem votou, pois o voto terá que ser secreto!
        3- O sistema envia pela rede os votos apurados digitalmente de modo a que seja impossível saber em quem votou um dado eleitor, e quantos votos cada urna deve conter.
        4- As urnas físicas devem ser seladas e rubricadas pela mesa eleitoral á frente de todos, as listas eleitorais registram os nomes dos que votaram e o seu numero.
        5- O numero de eleitores que votaram será assim igual ao numero de talões emitidos e depositados na urna.
        6-Sómente em caso de reclamação ou suspeição de fraude em determinado local se faz a contagem dos votos impressos e depositados numa dada urna selada, o que deve ser feito na presença dos representantes dos candidatos, e publicamente a deselagem e contagem.
        7- Se houver qualquer diferença na contagem electronica (digital do programa) quer no número dos votantes ou dos votos apurados para cada candidato, houve certamente fraude no sistema de apuramento electrónico, já que no físico com contagem á vista de todos será muito mais difícil! E acertar nos votos fraudados de um sistema com o do outro ainda mais difícil!
        8- Esta acrescida segurança no sistema eleitoral impedindo as fraudes que costumam acontecer até nos sistemas mais seguros, aumentaria a creibilidade no sistema, que atualmente não têm nenhuma, por poder ser manipulável por quem fez os programas, quem tiver as chaves de acesso e quem controla o dito em portas fechadas!
        9- Conferida a fraude por auditoria tão simples, restaria repetir o acto eleitoral nesses locais onde ocorrer essas discrepâncias!
        10- O custo estimado das alterações é da ordem de um terço do fundão eleitoral proposto!
        Agora digam lá qual é as vossas dúvidas?

      • Ok, não era piada…. assim o caso é bem mais grave!…
        Uma coisa é certa: há crianças que percebem bem mais de eleições democráticas do que tu!!
        O “inferno” de Cuba (ou da Venezuela) é mau, mas consegue ser melhor que o do Brasil do Bolsonaro, já que são países que estão à frente do Brasil em practicamente todos os indicadores de desenvolvimento humano!…
        Infelizmente, não há dúvidas disso….

      • Se o regime em Cuba é tão maravilhoso, assim como dizes, porque tu e os que pensam assim, não emigram para lá? Pode ser que ganhes lá um cargo de dirigente, e não passes pela terrível miséria dos submetidos á escravidão e obediência cega!
        Boa sorte.

      • O regime de Cuba é maravilhoso?!
        Quem disse?
        Tu nem sequer sabes ler e isso explica a quantidade de disparates que escreves!…

  5. O que aqui temos é extraordinariamente muito simples e claro, excusam de vir com falsas interpretações tentando embaralhar os mais simples inocentes.
    Assim simplemente ou as eleições são secretas, mas efectuadas de modo a que se possa conferir publicamente cada voto impresso e comferido pelo eleitor antes de o dobrar e meter na urna física, e esta publicamente selada, ou pura e simplesmente consideraremos que não houve eleições válidas e logicamente um golpe atentando contra a Constituição.
    É este o sentido.
    Quem é contra isto ou é um idiota chapado ou criminoso!
    Se não percebem como isto é simples e absolutamente honesto, merecem um inferno similiar ao de Cuba ou Venezuela.
    Simples!

  6. Nos Consulados Brasileiros em Portugal, 60% de votos a favor deste iluminado, por parte de Imigrantes Brasileiros que tanto gostam do Brasil tão bem Governado desde 2018 !….veremos os resultados das próximas !

  7. O Bolsonaro é quem MAIS pede eleições limpas, aditáveis e transparentes. Em momento algum do seu mandato ultrapassou os limites da constituição brasileira. Isso de golpe é estupidez pura e dura. Ele não é o líder mais brilhante do mundo, mas é muito melhor do que os Lulas e demais larápios de serviço (amigos do Sócrates, a Oi e PT que o digam)

    • “Em momento algum do seu mandato ultrapassou os limites da constituição brasileira.”
      Mas, infelizmente para os brasileiros (e não só!), a estupidez não tem limites!!

    • Tu deves é trabalhar para eles, ou não defendias o homicida, ou seja, que ganhas tu com um presidente de tendências Neonazis?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.