Bolsonaro reafirma apoio a Trump. “Espero que seja reeleito”

Joédson Alves / EPA

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, demonstrou o seu desejo pessoal de que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, seja reeleito, frisando que isso não implica “interferência” no processo eleitoral norte-americano.

“Minha preferência é clara e isso não é uma interferência. Tenho um bom relacionamento político com Trump e espero que ele seja reeleito“, disse Jair Bolsonaro, numa breve conversa com alguns apoiantes fora da sua residência oficial, o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro evitou comentar essa situação e apenas declarou que “o Brasil continuará sendo o Brasil” e manterá a sua tradição de “não ingerência” nos processos internos de outros países.

Nesse contexto, reiterou as suas críticas a Joe Biden, que tem questionado as políticas agressivas de Bolsonaro para o meio ambiente e em particular para a região amazónica. “O candidato democrata, duas vezes, falou sobre a Amazónia. É isso que eles querem para o Brasil? Porque aí sim é interferência de fora para dentro”, destacou Bolsonaro.

O Presidente brasileiro insistiu que “nenhum dos governos anteriores” no Brasil teve uma relação da “qualidade” como tem com Trump e garantiu que “há pessoas que se incomodam com isso”.

O resultado das eleições presidenciais norte-americanas ainda não está fechado, sendo que serão necessárias mais horas, e até de dias, para contar os votos por correspondência que chegaram em números históricos devido à pandemia de covid-19.

O vencedor das presidenciais norte-americanas (que é escolhido por voto indireto) tem de assegurar, no mínimo, 270 dos 538 “grandes eleitores” (uma maioria simples) que compõem o Colégio Eleitoral.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Todos temos de fazer sacrifícios, diz António Costa. Mas que sacrifícios está ele fazendo? para ele, com ou sem pandemia, recebe o seu ordenado em casa todos os meses, sem qualquer corte. É pois de grande hipocrisia, dizer que todos temos que fazer sacrifícios. Todos menos os políticos, que em nada são afectados. Todos os ditos apoios, são de enorme má fé, pois, a burocracia pedida e suas condições de acesso, vão no sentido, de que poucos tenham possibilidades de lhes aceder, e quando o for, já muitos estarão fechados. Mais; preparem-se, porque muitos vão ter de devolver o que receberam, porque não conseguiram manter os postos de trabalho. Para estes, só lhes resta a insolvência. Justificam então, toda a casta de jornalistas, que trabalham para o governo, que tudo o que está a ser feito, é baseado em provas cientificas. todos gostaríamos de saber, onde estão essas provas, se a OMS, cada dia que passa diz coisa diferente. É esse o método cientifico, de que a maioria dos países se orientam? Razão tem Bolsonaro, e, é comparar o nº de mortes com o º de habitantes, e constatarão, que na Europa, com os ditos cuidados, tem morrido muito mais. De todo o modo, a maioria da população, só tem o que merece. Deve ainda dizer-se, que tudo o que está acontecendo, é um prémio do Universo para a humanidade, pela forma com que tem tratado o nosso lindo Planeta. Que assim continue sendo.

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …