Bolsonaro reafirma apoio a Trump. “Espero que seja reeleito”

Joédson Alves / EPA

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, demonstrou o seu desejo pessoal de que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, seja reeleito, frisando que isso não implica “interferência” no processo eleitoral norte-americano.

“Minha preferência é clara e isso não é uma interferência. Tenho um bom relacionamento político com Trump e espero que ele seja reeleito“, disse Jair Bolsonaro, numa breve conversa com alguns apoiantes fora da sua residência oficial, o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro evitou comentar essa situação e apenas declarou que “o Brasil continuará sendo o Brasil” e manterá a sua tradição de “não ingerência” nos processos internos de outros países.

Nesse contexto, reiterou as suas críticas a Joe Biden, que tem questionado as políticas agressivas de Bolsonaro para o meio ambiente e em particular para a região amazónica. “O candidato democrata, duas vezes, falou sobre a Amazónia. É isso que eles querem para o Brasil? Porque aí sim é interferência de fora para dentro”, destacou Bolsonaro.

O Presidente brasileiro insistiu que “nenhum dos governos anteriores” no Brasil teve uma relação da “qualidade” como tem com Trump e garantiu que “há pessoas que se incomodam com isso”.

O resultado das eleições presidenciais norte-americanas ainda não está fechado, sendo que serão necessárias mais horas, e até de dias, para contar os votos por correspondência que chegaram em números históricos devido à pandemia de covid-19.

O vencedor das presidenciais norte-americanas (que é escolhido por voto indireto) tem de assegurar, no mínimo, 270 dos 538 “grandes eleitores” (uma maioria simples) que compõem o Colégio Eleitoral.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Todos temos de fazer sacrifícios, diz António Costa. Mas que sacrifícios está ele fazendo? para ele, com ou sem pandemia, recebe o seu ordenado em casa todos os meses, sem qualquer corte. É pois de grande hipocrisia, dizer que todos temos que fazer sacrifícios. Todos menos os políticos, que em nada são afectados. Todos os ditos apoios, são de enorme má fé, pois, a burocracia pedida e suas condições de acesso, vão no sentido, de que poucos tenham possibilidades de lhes aceder, e quando o for, já muitos estarão fechados. Mais; preparem-se, porque muitos vão ter de devolver o que receberam, porque não conseguiram manter os postos de trabalho. Para estes, só lhes resta a insolvência. Justificam então, toda a casta de jornalistas, que trabalham para o governo, que tudo o que está a ser feito, é baseado em provas cientificas. todos gostaríamos de saber, onde estão essas provas, se a OMS, cada dia que passa diz coisa diferente. É esse o método cientifico, de que a maioria dos países se orientam? Razão tem Bolsonaro, e, é comparar o nº de mortes com o º de habitantes, e constatarão, que na Europa, com os ditos cuidados, tem morrido muito mais. De todo o modo, a maioria da população, só tem o que merece. Deve ainda dizer-se, que tudo o que está acontecendo, é um prémio do Universo para a humanidade, pela forma com que tem tratado o nosso lindo Planeta. Que assim continue sendo.

RESPONDER

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …