Bolsonaristas tentam invadir Polícia Federal e vandalizam Brasília após detenção de indígena

10

Fernando Bizerra / EPA

Uma ordem de prisão contra um indígena bolsonarista acabou em atos de violência na segunda-feira em frente à sede da Polícia Federal (PF) e nas ruas de Brasília, horas após a diplomação do Presidente eleito, Lula da Silva.

A PF cumpriu o mandado de prisão temporária, expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra José Acácio Serere Xavante e conduziu-o até a sede da corporação, na Asa Norte, segundo avançou o Público.

O pedido foi da Procuradoria-Geral da República, que apontou o indígena como um dos integrantes dos protestos antidemocráticos na capital federal. Um dos protestos ocorreu em frente ao hotel onde Lula está hospedado durante a transição.

Com o detido no prédio da PF, apoiantes do Presidente Jair Bolsonaro tentaram invadir o local. Após serem repelidos, atearam fogo a pelo menos dois autocarros e a carros, vandalizaram postes de iluminação, tentaram derrubar um autocarro de um viaduto e quebraram veículos estacionados próximos ao prédio da PF.

Agentes da polícia reagiram e houve tumulto no local. Bolsonaristas arremessavam pedras e bombas de gás lacrimogéneo foram usadas para tentar conter os motins.

Os manifestantes espalharam-se por outros pontos da região central de Brasília, bloqueando estradas e em pelo menos um ponto, com um autocarro incendiado. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central foi restrito.

A Polícia Militar (PM) também foi mobilizada para conter os bolsonaristas. Além de equipas do Batalhão de Choque e da Forças Táctica, um helicóptero também foi usado para procurar manifestantes em áreas escuras. O Governo do Distrito Federal (DF) não informou se houve detenções.

“A depredação de bens públicos e privados, assim como o bloqueio de vias, só servem para acirrar o cenário de intolerância que impregnou parte da campanha eleitoral que se encerrou”, escreveu a presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nas redes sociais.

“As forças públicas de segurança devem agir para reprimir a violência injustificada com intuito de restabelecer a ordem e a tranquilidade de que todos nós precisamos para levar o país adiante”, completou.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou numa rede social que a PF estava em contacto com a Secretaria de Segurança Pública do DF, “a fim de conter a violência e a restabelecer a ordem”, e que a situação estava sendo normalizada. “Tudo será apurado e esclarecido”, afirmou.

Em relação ao indígena, a PF disse que estava acompanhado de advogados. “Todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido”, disse a PF, em nota.

ZAP //

10 Comments

  1. Quando a imprensa se torna parcial, ela se torna tão corrupta quanto qualquer criminoso. Quando a imprensa não transmite o fato real, ela se torna o maior câncer da sociedade. Lamentável vocês estarem divulgando os fatos que tem ocorrido no Brasil de forma tão distorcida.

  2. Os protestos estão longe de ser golpistas, sequer “bolsonaristas”, são protestos contra as arbitrariedades, autoritarismo, corrupção e fraude generalizada que se vive no Brasil. Cujo regime transmutou de cleptocracia frustrada a ditadura judicial conivente com corrupção, uma autêntica máfia! O lugar do ladrão é na prisão, não na presidência. A luta continua

    • Para português deve viver de palas no Brasil. Está a tentar branquear que os tumultos pós-eleições são iniciativa dos Bolsonaristas e de pessoas que não aceitam a Democracia.

  3. Bom dia. É importante esclarecer que esses “Bolsonaristas” são na verdade grupos de arruaceiros também conhecidos como Black Blocs contratados com um único propósito de semear o caos com atos de vandalismo que nunca em 4 anos foram praticados pelos manifestantes de direita que estão à mais de 40 dias se manifestando pacificamente em praticamente todas as capitais do país, sem qualquer tipo de relato de incidente, crime e ou problema de ordem público. Jornalismo é diferente de ativismo politico e como este artigo não tem assinatura, a quem solicitar que ao menos sejam verificados os fatos, antes de publicar uma pseudo notícia com o título “Bolsonaristas tentam invadir Polícia Federal e vandalizam Brasília após detenção de indígena”? São milhões de pessoas de bem se manifestando em um único caso de polícia a relatar e ainda tem quem acredita – por extrema inocência, ignorância ou mais provável por má fé e falta de caráter – associar estes atos de vandalismo ao povo ordeiro de direita. Como dizia um amigo meu: “Estudassem!”.

  4. Claudio estou de pleno acordo contigo.

    Os Bolsonaristas estao a 44 dias em frente aos Quarteis, sem nunca ter se ouvido falar em qualquer episódio desse tipo.
    Isso ocorria muito com os movimentos de esquerda chamados Black Bocks justamente na era do PT.
    Onde destruiam tudo que viam pela frente.
    Quem reside no Brasil, só de olhar a foto da publicacao, ja sabe que sao de esquerda, pois os manifestantes de direita sempre estao vestidos de VERDE e AMARELO.
    Infelizmente a imprensa ficou extremamente tendenciosa.
    E claro para quem é de fora e nao sabe o que esta acontecendo no Brasil, vai aceitar o que a imprensa divulgar.

  5. A notícia é verdadeira sim. Está em todos os jornais do país (Brasil). Inclusive aparece nas notícias da Jovem Pan (jornal com tendências da direita)
    Esta foto que não é pertinente mesmo. Mas houve vandalismo, carros e ônibus (autocarros) queimados…
    Exatamente como a esquerda faz.
    Ou seja, a extrema direita está se comportando EXATAMENTE como a esquerda se comporta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.