Blue Origin bate recorde de reutilização com o lançamento de um novo foguete

(dr) Blue Origin

Protótipo do Human Landing System da Blue Origin

A empresa Blue Origin lançou com sucesso o foguete New Shepard – em homenagem ao astronauta da NASA Alan Shepard – a partir da sua instalação de lançamento em Van Horn, no Texas, nos Estados Unidos (EUA), a 13 de outubro de 2020, para a missão NS-13.

Segundo noticiou o Interesting Engineering, a missão estabeleceu um recorde de reutilização de foguetes ao enviar 12 cargas comerciais para o espaço, incluindo um teste de sensor de pouso lunar, parte de projeto em parceria com a NASA para preparação do programa Artemis, que prevê pousos na Lua em 2024.

Este lançamento foi um marco para a Blue Origin, estabelecendo ainda um novo recorde geral de voos espaciais. A missão NS-13 foi o sétimo voo consecutivo ao espaço com o mesmo foguete. O Falcon 9, da SpaceX, foi reutilizado seis vezes.

Através do New Shepard a Blue Origin tenciona transportar astronautas e até turistas. A empresa, fundada por Jeff Bezos em 2000, já havia tentado lançar a missão NS-13 a 25 de setembro, lançamento cancelado devido a “um possível problema com a fonte de alimentação para as ferramentas”.

Em comunicado, a Blue Origin explicou que os testes de sensor de pouso na Lua servirão para “verificar como essas tecnologias (sensores, computadores e algoritmos) trabalham juntas para determinar a localização e a velocidade de uma nave conforme esta se aproxima da Lua, permitindo que um veículo pouse autonomamente na superfície lunar a 100 metros de um determinado ponto”.

Segundo a empresa, os sensores de pouso permitirão a exploração de terrenos difíceis, permitindo uma maior precisão de pouso em futuras missões.

Incluído nas cargas úteis está também uma ferramenta para testar a capacidade das plantas de crescer e sobreviver em microgravidade, bem como um protótipo de um novo método para anexar pequenas sondas a asteróides.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.