/

Blue Origin apresenta protótipo do veículo que vai levar o Homem a explorar a Lua

A Blue Origin entregou recentemente à NASA um protótipo em escala real de uma sonda que poderá, no futuro, transportar astronautas norte-americanos até à superfície da Lua.

A Blue Origin, empresa fundada por Jeff Bezos, revelou recentemente um protótipo em escala real do Human Landing System, o veículo que, no futuro, poderá levar os astronautas da missão Artemis a explorar a superfície da Lua.

Com mais de 12 metros de altura, a sonda contém dois sistemas construídos pela Blue Origin e pela Lockheed Martin destinados a controlar o processo de ascensão e descida. A empresa esclareceu, citada pelo Futurism, que o sistema de ascensão incorpora o mesmo tipo de elementos que são usados nas cápsulas Orion, da NASA.

Em declarações ao SpaceNews, Brent Sherwood, vice-presidente do departamento responsável pelo desenvolvimento de programas espaciais da Blue Origin, disse que este protótipo vai permitir que os engenheiros da NASA avaliem a disposição de todos os elementos nesta fase inicial de desenvolvimento.

A versão atual do Human Landing System já está pronta para ser testada pela NASA no Centro Espacial Lyndon B. Johnson no Texas. Esta fase de testes é essencial para os engenheiros conseguirem fazer todas as alterações necessárias ao veículo antes do seu propósito final.

O programa Artemis, que tem data de início marcada para 2024, quer levar a primeira mulher à Lua. Além disso, a NASA pretende que esta missão seja mais do que uma simples visita, assumindo-se como uma estadia prolongada.

Nos próximos quatro anos, serão lançadas três naves Artemis, acompanhadas por cápsulas Orion. A NASA planeia lançar a primeira missão não tripulada já este ano, e para 2022 está previsto o lançamento da segunda cápsula Orion, desta vez tripulada, na nave Artemis II, que levará a primeira mulher que pisará o solo lunar.

Por fim, em 2024, a NASA prevê que os astronautas cheguem à Lua e que consigam ficar no satélite natural durante, pelo menos, um ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.