Bispos travam divulgação das contas do Santuário de Fátima há 14 anos

Os bispos estão a travar a dvulgação das contas do Santuário de Fátima há 14 anos, sendo que último exercício conhecido é o de 2005.

Em declarações ao Correio da Manhã, o reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, revelou que “quando os bispos quiserem, as contas serão divulgadas”.

Apesar de não divulgar as contas, o reitor assegura que a “gestão tem sido rigorosa e profissional e o Santuário não está, nem de perto nem de longe, numa situação de insolvência“.



O CM explica este sábado que o orgão máximo do Santuário de Fátima é constituído por cinco bispos, que não divulgam os dados devido a um litígio entre a Conferência Episcopal e a Autoridade Tributária, desde 2004, sobre a isenção do IMI relativo a imóveis.

Por outro lado, os bispos admitem publicar as contas quando a disputa com o Fisco for resolvida. “A decisão de divulgar ou não as contas depende dos senhores bispos. Há um litígio relativo à revisão da concordata, que levou os bispos a optarem por não divulgar as contas“, explicou Carlos Cabecinhas, em declarações ao CM.

Em 2005, a receita do Santuário de Fátima foi superior a 17 milhões de euros, dos quais 9,3 milhões provinham dos donativos dos fiéis, que estão isentos de impostos. As esmolas representam mais de 70% da receita.

Contudo, o padre Carlos Cabecinhas nega que a realidade seja esta. “Olha-se para esse valor e diz-se que o Santuário continua a ter estes milhões de receita, o que não é verdade. É que as regras de contabilidade implicam a integração de depreciações e os investimentos têm sido avultados”, disse.

Este mês, foi noticiado que o Santuário de Fátima se estava a preparar para despedir cerca de uma centena dos seus 350 trabalhadores.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Espectáculo ! Eu também não concordo com o que a AT cobra e vou deixar de apresentar contas e por arrastamento de pagar !!! E esta hem !!!

  2. Acho que devíamos todos fazer o mesmo, depois vemos no que dá….
    A igreja sempre foi ja desde a idade média um covil de ladróes e de assassinos, hoje alem de ladroes, tb são pedofilos

  3. “Olha-se para esse valor e diz-se que o Santuário continua a ter estes milhões de receita, o que não é verdade. É que as regras de contabilidade implicam a integração de depreciações e os investimentos têm sido avultados”.

    Este Cabecinha ou não percebe nada de contabilidade ou pensa que está a falar com tansos…

  4. Com respeito as contas do santoario de Fátima. A religião tem a mesma escola dos políticos, corruptos ladroes e vigaristas ,qual e o probelema de ter as contas as claras

  5. Litígio sobre o IMI desde 2004. Mas………. não foi o J.Cristo que disse, “a César o que é de César” em relação a Impostos ????…… Estes cleros, são alérgicos a varias partes do Evangelho por os vistos !!!

RESPONDER

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …