Bispos travam divulgação das contas do Santuário de Fátima há 14 anos

Os bispos estão a travar a dvulgação das contas do Santuário de Fátima há 14 anos, sendo que último exercício conhecido é o de 2005.

Em declarações ao Correio da Manhã, o reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, revelou que “quando os bispos quiserem, as contas serão divulgadas”.

Apesar de não divulgar as contas, o reitor assegura que a “gestão tem sido rigorosa e profissional e o Santuário não está, nem de perto nem de longe, numa situação de insolvência“.

O CM explica este sábado que o orgão máximo do Santuário de Fátima é constituído por cinco bispos, que não divulgam os dados devido a um litígio entre a Conferência Episcopal e a Autoridade Tributária, desde 2004, sobre a isenção do IMI relativo a imóveis.

Por outro lado, os bispos admitem publicar as contas quando a disputa com o Fisco for resolvida. “A decisão de divulgar ou não as contas depende dos senhores bispos. Há um litígio relativo à revisão da concordata, que levou os bispos a optarem por não divulgar as contas“, explicou Carlos Cabecinhas, em declarações ao CM.

Em 2005, a receita do Santuário de Fátima foi superior a 17 milhões de euros, dos quais 9,3 milhões provinham dos donativos dos fiéis, que estão isentos de impostos. As esmolas representam mais de 70% da receita.

Contudo, o padre Carlos Cabecinhas nega que a realidade seja esta. “Olha-se para esse valor e diz-se que o Santuário continua a ter estes milhões de receita, o que não é verdade. É que as regras de contabilidade implicam a integração de depreciações e os investimentos têm sido avultados”, disse.

Este mês, foi noticiado que o Santuário de Fátima se estava a preparar para despedir cerca de uma centena dos seus 350 trabalhadores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Espectáculo ! Eu também não concordo com o que a AT cobra e vou deixar de apresentar contas e por arrastamento de pagar !!! E esta hem !!!

  2. Acho que devíamos todos fazer o mesmo, depois vemos no que dá….
    A igreja sempre foi ja desde a idade média um covil de ladróes e de assassinos, hoje alem de ladroes, tb são pedofilos

  3. “Olha-se para esse valor e diz-se que o Santuário continua a ter estes milhões de receita, o que não é verdade. É que as regras de contabilidade implicam a integração de depreciações e os investimentos têm sido avultados”.

    Este Cabecinha ou não percebe nada de contabilidade ou pensa que está a falar com tansos…

  4. Com respeito as contas do santoario de Fátima. A religião tem a mesma escola dos políticos, corruptos ladroes e vigaristas ,qual e o probelema de ter as contas as claras

  5. Litígio sobre o IMI desde 2004. Mas………. não foi o J.Cristo que disse, “a César o que é de César” em relação a Impostos ????…… Estes cleros, são alérgicos a varias partes do Evangelho por os vistos !!!

RESPONDER

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …