Biólogos americanos identificam bizarro tubarão que brilha no escuro

Uma pequena, nova e bizarra espécie de tubarão de águas profundas foi identificada por investigadores norte-americanos. Este animal vive em profundidades abaixo dos 300 metros, nas ilhas havaianas. O animal recebeu o nome de Etmopterus lailae e é uma espécie de tubarão lanterna.

A nova descoberta pesa menos de 900 gramas e é capaz de brilhar no escuro, uma característica comum da espécie. Embora os cientistas não tenham certeza do propósito desta habilidade, alguns sugerem que seja uma espécie de camuflagem, seja usado como forma de atrair as presas ou então como forma de reconhecimento para parceiros sexuais.

“Existem apenas cerca de 450 espécies conhecidas de tubarões em todo o mundo e não nos deparamos com uma nova espécie muitas vezes”, comemora o co-autor do estudo Stephen Kajiura, da Florida Atlantic University, nos EUA.

“Uma grande parte da biodiversidade ainda é desconhecida, por isso, tropeçar numa pequena e nova espécie de tubarão num oceano gigantesco é realmente emocionante. É uma espécie muito pouco estudada devido ao seu tamanho e por viver em águas muito profundas. Não são facilmente visíveis ou acessíveis como tantos outros tubarões”, conta.

Este novo tubarão foi descoberto pela primeira vez há 17 anos. Quando a espécie foi apresentada pela primeira vez num artigo científico, um dos autores sugeriu que poderia pertencer a uma espécie diferente.

Os investigadores tiveram de fazer medições precisas do tubarão lanterna e compará-lo meticulosamente com espécies alojadas noutros museus. “Os aspetos e características únicas desta nova espécie diferenciam-na dos outros tubarões lanterna”, diz Kajiura.

“Por um lado, tem uma forma de cabeça estranha e um focinho invulgarmente grande e inchado, onde as suas narinas e órgãos olfativos estão localizados. Estas criaturas vivem num ambiente profundo e quase sem luz, por isso precisam de ter um grande faro para procurar comida”, explica o cientista.

O animal também tem marcas na zona abdominal e, além disso, a barriga têm flancos bioluminescentes, o que lhe permite brilhar. Em comparação com outras espécies de tubarões lanterna, não tem escamas no focinho longo, tem menos dentes e um número diferente de vértebras.

PARTILHAR

RESPONDER

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …