Bilionários pensam seriamente em levar indústrias para o Espaço

NASA

Um grupo de especialistas, incluindo vários empresários de renome, está a considerar seriamente a possibilidade de mover indústrias pesadas da Terra para o Espaço noticia esta terça-feira a revista científica Discover.

De acordo com o artigo, que foi publicado na última terça-feira, o objetivo de mover as indústrias para fora Terra passa por reduzir o aquecimento global, tentando assim aumentar o tempo de sobrevivência da espécie humana a longo prazo.

A Discover escreve que esta iniciativa, que conta com vários bilionários como o CEO da Amazon, Jeff Bezos, pode ser a chave para garantir que os humanos sobrevivam.

Para levar a cabo este projeto, é necessário construir satélites equipados com robôs e estações espaciais para minerar asteróides, a Lua e outros planetas.

“O Sistema Solar pode suportar uma indústria mil milhões de vezes maior do que a que temos na Terra”, explicou Phil Metzger, da Universidade Central da Flórida, nos Estados Unidos, que é também um antigo membro da agência espacial norte-americana.

“Poderíamos promover sociedades saudáveis em todo o mundo. Em simultâneo, estaríamos a reduzir o fardo ambiental da Terra”, acrescentou Metzger. “Quando se vai para escalas de civilização amplamente maiores, para lá da escala que um planeta pode suportar, os tipos de coisas que uma a civilização pode fazer são incompreensíveis para nós”.

De acordo com um relatório da American Semiconductor Industry Association (SIA), e a menos que haja um progresso na computação quântica, a Terra deixará de ser capaz de produzir energia suficiente para alimentar os computadores de todo o mundo em 2040.

O mesmo documento detalha que as energias limpas – como os painéis solares e as turbinas eólicas – podem também esgotar-se à medida que as reservas de terras raras diminuem no planeta.

Tendo em conta este cenário, a SIA sublinha que asteróide e outros corpos cósmicos são fontes de metais preciosos e outros recursos e, muitas das vezes, contêm os ingredientes utilizados para fazer o combustível dos foguetes lançados. Mover a indústria para o Espaço também removeria estas emissões da Terra.

Será a indústria espacial inevitável?

Muitos empresários acreditam que a indústria espacial será inevitável. Desde 2012, recorda a Russia Today, várias empresas relacionadas com a mineração espacial surgiram em vários países como a Rússia, a Coreia do Sul, o Japão, a Índia, os EUA e o Luxemburgo.

Há vinte anos, esta ideia poderia parecer ficção científica, uma vez que não era lucrativo extrair recursos do Espaço. Mas agora pode estar a torna-se mais palpável, já que se reduziram consideravelmente os custos associados às viagens ao Espaço

O multimilionário Elon Musk, o CEO da Tesla, e Jeff Bezos são algumas das personalidades que acreditam no potencial da exploração espacial. Musk defende esta atividade é a chave para preservar a espécie humana, enquanto Bezos considera que recorrer a recursos espaciais, bem como a colonização da Lua, são a chave para “salvar a Terra”.

“Um problema fundamental de longo alcance é que ficaremos sem energia na Terra (…) É apenas aritmética. Vai acontecer”, apontou Bezos no mês passado, durante a apresentação da sua sonda lunar, citado pela Discover.

Contudo, existem ainda cientistas reticentes com este tipo de exploração, considerando que, mesmo que seja possível “conquistar” o Sistema Solar, há o risco de o pôr em perigo caso sejam usadas as mesmas técnicas de extração da Terra.

Um grupo de cientistas assinou uma proposta na qual pede que mais de 85% do Sistema Solar seja protegido dos humanos, noticiou em maio o diário britânico The Guardian.

“Se não pensarmos sobre isso agora, seguiremos em frente como sempre fizemos e, em algumas centenas de anos, enfrentaremos uma crise extrema, muito pior do que a que temos agora na Terra”, apontou Martin Elvis, astrofísico sénior da Observatório Astrofísico Smithsonian, nos Estados Unidos, e autor principal da proposta, em declarações ao jornal.

“Depois de explorar o Sistema Solar, não há mais nenhum lugar para onde ir”, alertou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …