A UE quer criar um sistema único para a reserva de bilhetes já no próximo ano que promete simplificar as viagens e tornar o comboio uma alternativa mais atrativa ao avião.
A União Europeia está a preparar-se para introduzir um sistema unificado de reserva de bilhetes de comboio até 2025, simplificando as viagens através de vários destinos europeus com um único bilhete e um itinerário de viagem racionalizado.
Esta iniciativa visa tornar as viagens de comboio sustentáveis mais acessíveis, abordando tanto os desafios logísticos como as preocupações relacionadas com os custos atualmente associados às viagens de comboio transfronteiriças na Europa.
Atualmente, os viajantes deparam-se com vários obstáculos, incluindo a utilização de várias plataformas de reserva e a adaptação a diferentes horários ferroviários e sistemas de emissão de bilhetes, escreve a Euronews.
Para aqueles que estão empenhados em viajar de forma sustentável, as viagens de comboio acabam muitas vezes por ser significativamente mais caras do que os voos económicos, o que representa um dilema para os viajantes preocupados com o ambiente. No entanto, este novo sistema visa reduzir estes obstáculos, proporcionando uma alternativa fácil que permite traçar um itinerário completo num único bilhete, reduzindo potencialmente os custos e aumentando a comodidade.
O Comissário Europeu dos Transportes Apostolos Tzitzikostas, um grande defensor dos transportes sustentáveis e acessíveis, apoia o sistema, descrevendo-o como um avanço há muito esperado.
Tzitzikostas, que prevê que as viagens de comboio se tornem tão simples como reservar um voo. “É inacreditável que ainda não tenhamos isto em 2024”, aponta, defendendo outros projetos transformadores, como uma rede ferroviária de alta velocidade que ligue as capitais europeias, juntamente com uma expansão das rotas de comboios noturnos.
A Comunidade das Empresas Ferroviárias e de Infra-estruturas Europeias (CER), que representa mais de 70 empresas ferroviárias, manifestou um forte apoio, sublinhando que a digitalização é fundamental para modernizar os transportes na Europa.
Embora plataformas como a Rail Europe e a Omio forneçam atualmente bilhetes de comboio transfronteiriços, continuam a dividir as viagens em troços separados, uma limitação que este sistema unificado eliminará. Para os viajantes, isto significa uma redução do risco de perderem ligações ou de terem de fazer novas reservas dispendiosas, o que é uma vantagem especialmente para quem tem horários ou orçamentos apertados.
À medida que os comboios noturnos e as rotas de alta velocidade continuam a expandir-se, o novo sistema de emissão de bilhetes promete tornar as viagens de comboio mais atrativas, tanto para os que procuram aventura como para os viajantes preocupados com a carteira.