O bigode mais pequeno do mundo num glóbulo vermelho

(dr) Melbourne Centre for Fabrication / Monash University

Micro-mo

Uma equipa de cientistas australianos criou o bigode mais pequeno do mundo, suficientemente pequeno para ser modelado por um único glóbulo vermelho. 

Para criar o bigode mais pequeno do mundo, os cientistas utilizaram as mesmas técnicas usadas para fabricar medicamentos ou sistemas de administração, componentes minúsculos para sensores, ótica ou sistemas microfluídicos.

O processo de fabrico, que decorreu no Centro de Nanofabricação de Melbourne (MCN), é semelhante à construção de um acessório em miniatura.

“Criámos meticulosamente o minúsculo ‘Mo’, colocando camadas de resina polimérica impressa em 3D num pequeno suporte e fixando-o delicadamente a um único glóbulo vermelho com a ajuda de um micro manipulador”, explicou Bernie Orelup, diretor de Engenharia e Operações da MCN, citado pelo New Atlas.

A célula sanguínea foi isolada de uma amostra colhida de um dador voluntário, fixada numa lâmina revestida a ouro e revestida com uma camada de metal com 15 nanómetros de espessura. As imagens desta verdadeira obra de arte foram captadas com o auxílio de um microscópio eletrónico de varrimento (SEM).

Mas qual o propósito do Micro-Mo? Bom, na verdade, este pequeno bigode nasceu em apoio à instituição de caridade para a saúde masculina Movember, que incentiva os homens a deixar crescer um bigode do zero ao longo do mês para sensibilizar para questões como o cancro da próstata e dos testículos, e para o suicídio masculino.

Neste caso em particular, o objetivo é chamar a atenção para a importância da doação de sangue.

Além de ser uma forma de ajudar muitas pessoas, “doar sangue é também uma ótima maneira de conhecer a sua própria saúde enquanto salva uma vida, com cada doação a incluir uma análise do seu ritmo cardíaco, pressão sanguínea e níveis de armazenamento de ferro”, apelou Alison Gould, porta-voz da Cruz Vermelha Australiana Lifeblood.

“Apesar de o bigode ser muito pequeno, esperamos que possa ter um grande impacto e inspirar alguns homens (e mulheres) a dar sangue e a fazer a sua parte pela saúde dos homens”, rematou a responsável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.