Bielorrússia expulsa embaixador francês

Andrei Stasevich / (H) Belta

Aleksandr Lukashenko, Presidente da Bielorrússia

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo. 

“O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes do dia 18 de outubro [esta segunda-feira]”, disse uma porta-voz da embaixada francesa à agência France-Presse, citada pelo site France 24.

“O embaixador Nicolas de Lacoste deixou a Bielorússia hoje [este domingo]. Despediu-se dos funcionários da embaixada e gravou uma mensagem em vídeo destinada ao povo bielorrusso, que aparecerá amanhã de manhã no site da embaixada”, acrescentou a mesma representante.

Os motivos que levaram à expulsão do embaixador, que tinha assumido funções no ano passado, não são claros. De acordo com os media bielorrussos, em causa estará o facto de de Lacoste não ter entregue cópias das suas credenciais ao Presidente bielorrusso, Aleksandr Lukashenko.

https://twitter.com/franakviacorka/status/1449795916194529284?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1449795916194529284%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2021%2F10%2F18%2Fbielorrussia-expulsa-embaixador-frances-em-minsk%2F

Tal como recorda a agência francesa, França, tal como outros países da União Europeia, não reconheceu a reeleição de Lukashenko como Presidente do país, depois das eleições de agosto.

Em março, recorde-se, o regime bielorrusso também expulsou todo o pessoal da embaixada da Letónia, depois de o país ter usado uma bandeira da oposição bielorrussa durante um jogo de hóquei no gelo.

Em agosto, as autoridades bielorrussas também revogaram a nomeação da embaixadora norte-americana Julie Fisher. Desde 2008 que os Estados Unidos não têm representação neste país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.