Berlim exige que refugiados respeitem cultura e leis

Medienmagazin pro / Flickr

Thomas de Maizière, ministro do Interior alemão

Thomas de Maizière, ministro do Interior alemão

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, exigiu aos refugiados que respeitem a cultura e as leis do país que os recebe, depois dos primeiros distúrbios em centros de acolhimento.

Aceitar as leis e os valores alemães significa “que digam o verdadeiro nome e país de origem aos funcionários, não lutar, ter paciência e respeitar os outros, independentemente da religião ou sexo”, sublinhou numa intervenção no parlamento (Bundestag), em Berlim, esta quinta-feira.

Thomas de Maizière sublinhou o direito de todos os requerentes de asilo a serem tratados “em paz, com respeito e dignidade”.

O ministro garantiu que vai atuar “com toda a força do Estado de direito” contra “os disparates ultradireitistas” e perante o forte aumento dos delitos contra estrangeiros, que já chegaram – disse – a tentativas de homicídio.

O responsável do executivo de Angela Merkel apresentava no Bundestag as reformas legais para acelerar os processos, facilitar a integração dos refugiados, acelerar a deportação de quem não for aceite e aumentar o financiamento dos estados federados e dos municípios.

Dados do Ministério do Interior do estado da Baviera (sul), principal porta de entrada dos refugiados na Alemanha, só no mês passado, a Alemanha recebeu entre 270 e 280 mil requerentes de asilo, mais do que em todo o ano passado.

De acordo com as previsões para este ano, o número total deverá situar-se entre os 800 mil e um milhão de refugiados.

“Muitos vão ficar” e “não devem ser apenas tolerados, mas totalmente aceites” porque vão ser cidadãos, sublinhou.

De Maiziere defendeu uma integração “em duas direções” e a importância de abrir rapidamente as portas do mercado laboral a quem tiver possibilidades reais de conseguir ficar na Alemanha e fomentar a aprendizagem da língua.

O ministro advertiu os requerentes de asilo que devem respeitar as decisões das autoridades: “o asilo na Alemanha não significa a escolha livre do domicílio“.

Thomas de Maiziere reconheceu que alguns dos centros provisórios de acolhimento não são adequados e estão sobrelotados, mas pediu que não fossem feitas “exigências demasiado elevadas”.

“Todos fazem um esforço enorme e de momento é tudo o que se pode fazer”, declarou.

O ministro fazia alusão aos problemas registados na quarta-feira, em Hamburgo (norte), onde meia centena de agentes da polícia foi chamada a intervir num centro de acolhimento, na sequência de distúrbios entre dois grupos de sírios e afegãos, num total de cerca de 200 pessoas.

Várias pessoas ficaram feridas, mas até ao momento desconhece-se um número exato.

Aparentemente, os distúrbios foram causados por divergências sobre a utilização dos duches e, de acordo com o diário Hamburguer Morgenpost, que cita os bombeiros, os dois grupos agrediram-se com barras de ferro e pedras.

Na terça-feira, uma rixa entre sírios e paquistaneses causou dois feridos em Dresden (leste). No domingo, 14 pessoas, incluindo três polícias, ficaram feridas num centro perto de Cassel (centro), depois de confrontos entre 70 paquistaneses e 300 albaneses.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.