Benfica vence Sporting e adianta-se nas “meias” da Taça

José Sena Goulão / Lusa

epa07348711 Benfica player (C) vies for the ball with Sporting player Wendel (L) during their Portuguese Cup first leg semifinal soccer match, held at Luz Stadium, Lisbon, Portugal, 06 February 2019. EPA/J

Os golos de Gabriel e Tiago Ilori, na própria baliza, deram hoje a vitória ao Benfica na receção ao Sporting (2-1), em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol.

Bruno Fernandes, de livre direto já no final do encontro, manteve o Sporting na luta pelo acesso à final do Jamor. As duas equipas voltam a agora a encontrar-se no início de abril, no Estádio José Alvalade.

Depois de ter sofrido um ‘banho tático’ na derrota frente aos ‘encarnados’, por 4-2, em jogo da 20.ª jornada da I Liga, o treinador Marcel Keizer promoveu uma revolução no ‘onze’ inicial do Sporting – mudou cinco elementos -, destacando-se a estreia de Tiago Ilori, no eixo da defesa, e Borja no flanco esquerdo.

No meio-campo e no ataque, Jovane Cabral, Acuña e Luiz Phellype foram os senhores que se seguiram, com realce para a ausência do goleador Bas Dost nos ‘eleitos’.

Alterações que deram um pouco mais de consistência aos ‘leões’ em relação ao jogo do campeonato, mas o problema da equipa mantinha-se: os jogadores não saem ao portador da bola e na fase de construção Wendel e Gudelj foram dois elementos que não respondiam às chamadas de Bruno Fernandes.

Com estes ingredientes, o Benfica, que apenas tinha mexido em duas peças – entrada de Svilar e Salvio, para os lugares de Vlachodimos e Rafa, respetivamente -, voltou a mostrar superioridade e deu o primeiro sinal de perigo logo aos seis minutos. Seferovic serviu Gabriel para este rematar ligeiramente acima da baliza defendida por Renan Ribeiro.

Aos 16, Salvio, na direita, passou por toda a gente, desmarcou Pizzi, para este, já no lado oposto do campo, servir Gabriel para o golo inaugural, fazendo passar entre o corpo de Renan e o poste direito da baliza ‘leonina’.

Foi necessário esperar meia hora para ver uma jogada com princípio, meio e fim por parte do Sporting. Jovane recebeu a bola na direita, cruzou atrasado para o remate de Bruno Fernandes, de fora da área, que obrigou a uma defesa de Svilar por instinto para frente. Na recarga, Luiz Phellype, que estava em posição irregular, atirou contra o corpo do guarda-redes belga.

Ainda antes do intervalo, Bruno Lage foi obrigado a mexer na equipa – Jardel lesionou-se na virilha – e promoveu a estreia do jovem defesa-central Ferro.

Na segunda parte, o Sporting melhorou ligeiramente e, aos 58 minutos, Wendel não teve a frieza necessária para igualar a partida. Frente a Svilar, rematou com a parte exterior do pé direito, levando a bola a passar muito longe do poste esquerdo.

Na resposta, Rúben Dias, após serviço de Pizzi, permitiu a defesa de Renan. Guarda-redes que foi traído por Ilori, aos 64 minutos, num lance em que só João Félix acreditou. No lado direito da área ‘leonina’, o jovem avançado procurou cruzar a bola junto ao relvado, tendo esta batida no calcanhar do estreante central e ultrapassou a linha de golo.

O Sporting entrou então em espiral descendente. A entrada de Rafa, aos 60 minutos, para o lugar de Salvio, deu mais velocidade aos ‘encarnados’, com Bruno Gaspar a sofrer calafrios para anular as incursões do extremo.

Marcel Keizer colocou em campo Diaby e Bas Dost para tentar o golo de honra, mas foi Bruno Fernandes a salvar a face. Aos 82 minutos, o médio, através de um livre direto, batido de forma colocada, levou a bola a sobrevoar a barreira e a fazer abanar as redes da baliza do Benfica.

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …