Benfica vence Sporting e adianta-se nas “meias” da Taça

José Sena Goulão / Lusa

epa07348711 Benfica player (C) vies for the ball with Sporting player Wendel (L) during their Portuguese Cup first leg semifinal soccer match, held at Luz Stadium, Lisbon, Portugal, 06 February 2019. EPA/J

Os golos de Gabriel e Tiago Ilori, na própria baliza, deram hoje a vitória ao Benfica na receção ao Sporting (2-1), em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol.

Bruno Fernandes, de livre direto já no final do encontro, manteve o Sporting na luta pelo acesso à final do Jamor. As duas equipas voltam a agora a encontrar-se no início de abril, no Estádio José Alvalade.

Depois de ter sofrido um ‘banho tático’ na derrota frente aos ‘encarnados’, por 4-2, em jogo da 20.ª jornada da I Liga, o treinador Marcel Keizer promoveu uma revolução no ‘onze’ inicial do Sporting – mudou cinco elementos -, destacando-se a estreia de Tiago Ilori, no eixo da defesa, e Borja no flanco esquerdo.

No meio-campo e no ataque, Jovane Cabral, Acuña e Luiz Phellype foram os senhores que se seguiram, com realce para a ausência do goleador Bas Dost nos ‘eleitos’.

Alterações que deram um pouco mais de consistência aos ‘leões’ em relação ao jogo do campeonato, mas o problema da equipa mantinha-se: os jogadores não saem ao portador da bola e na fase de construção Wendel e Gudelj foram dois elementos que não respondiam às chamadas de Bruno Fernandes.

Com estes ingredientes, o Benfica, que apenas tinha mexido em duas peças – entrada de Svilar e Salvio, para os lugares de Vlachodimos e Rafa, respetivamente -, voltou a mostrar superioridade e deu o primeiro sinal de perigo logo aos seis minutos. Seferovic serviu Gabriel para este rematar ligeiramente acima da baliza defendida por Renan Ribeiro.

Aos 16, Salvio, na direita, passou por toda a gente, desmarcou Pizzi, para este, já no lado oposto do campo, servir Gabriel para o golo inaugural, fazendo passar entre o corpo de Renan e o poste direito da baliza ‘leonina’.

Foi necessário esperar meia hora para ver uma jogada com princípio, meio e fim por parte do Sporting. Jovane recebeu a bola na direita, cruzou atrasado para o remate de Bruno Fernandes, de fora da área, que obrigou a uma defesa de Svilar por instinto para frente. Na recarga, Luiz Phellype, que estava em posição irregular, atirou contra o corpo do guarda-redes belga.

Ainda antes do intervalo, Bruno Lage foi obrigado a mexer na equipa – Jardel lesionou-se na virilha – e promoveu a estreia do jovem defesa-central Ferro.

Na segunda parte, o Sporting melhorou ligeiramente e, aos 58 minutos, Wendel não teve a frieza necessária para igualar a partida. Frente a Svilar, rematou com a parte exterior do pé direito, levando a bola a passar muito longe do poste esquerdo.

Na resposta, Rúben Dias, após serviço de Pizzi, permitiu a defesa de Renan. Guarda-redes que foi traído por Ilori, aos 64 minutos, num lance em que só João Félix acreditou. No lado direito da área ‘leonina’, o jovem avançado procurou cruzar a bola junto ao relvado, tendo esta batida no calcanhar do estreante central e ultrapassou a linha de golo.

O Sporting entrou então em espiral descendente. A entrada de Rafa, aos 60 minutos, para o lugar de Salvio, deu mais velocidade aos ‘encarnados’, com Bruno Gaspar a sofrer calafrios para anular as incursões do extremo.

Marcel Keizer colocou em campo Diaby e Bas Dost para tentar o golo de honra, mas foi Bruno Fernandes a salvar a face. Aos 82 minutos, o médio, através de um livre direto, batido de forma colocada, levou a bola a sobrevoar a barreira e a fazer abanar as redes da baliza do Benfica.

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …

FPF suspende a Supertaça Cândido de Oliveira de 2020

A Supertaça portuguesa foi, esta quarta-feira, suspensa após decisão da Federação Portuguesa de Futebol. O objetivo é aliviar o calendário de SL Benfica e FC Porto na Europa. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, esta …