Benfica vence Sporting e adianta-se nas “meias” da Taça

José Sena Goulão / Lusa

epa07348711 Benfica player (C) vies for the ball with Sporting player Wendel (L) during their Portuguese Cup first leg semifinal soccer match, held at Luz Stadium, Lisbon, Portugal, 06 February 2019. EPA/J

Os golos de Gabriel e Tiago Ilori, na própria baliza, deram hoje a vitória ao Benfica na receção ao Sporting (2-1), em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol.

Bruno Fernandes, de livre direto já no final do encontro, manteve o Sporting na luta pelo acesso à final do Jamor. As duas equipas voltam a agora a encontrar-se no início de abril, no Estádio José Alvalade.

Depois de ter sofrido um ‘banho tático’ na derrota frente aos ‘encarnados’, por 4-2, em jogo da 20.ª jornada da I Liga, o treinador Marcel Keizer promoveu uma revolução no ‘onze’ inicial do Sporting – mudou cinco elementos -, destacando-se a estreia de Tiago Ilori, no eixo da defesa, e Borja no flanco esquerdo.

No meio-campo e no ataque, Jovane Cabral, Acuña e Luiz Phellype foram os senhores que se seguiram, com realce para a ausência do goleador Bas Dost nos ‘eleitos’.

Alterações que deram um pouco mais de consistência aos ‘leões’ em relação ao jogo do campeonato, mas o problema da equipa mantinha-se: os jogadores não saem ao portador da bola e na fase de construção Wendel e Gudelj foram dois elementos que não respondiam às chamadas de Bruno Fernandes.

Com estes ingredientes, o Benfica, que apenas tinha mexido em duas peças – entrada de Svilar e Salvio, para os lugares de Vlachodimos e Rafa, respetivamente -, voltou a mostrar superioridade e deu o primeiro sinal de perigo logo aos seis minutos. Seferovic serviu Gabriel para este rematar ligeiramente acima da baliza defendida por Renan Ribeiro.

Aos 16, Salvio, na direita, passou por toda a gente, desmarcou Pizzi, para este, já no lado oposto do campo, servir Gabriel para o golo inaugural, fazendo passar entre o corpo de Renan e o poste direito da baliza ‘leonina’.

Foi necessário esperar meia hora para ver uma jogada com princípio, meio e fim por parte do Sporting. Jovane recebeu a bola na direita, cruzou atrasado para o remate de Bruno Fernandes, de fora da área, que obrigou a uma defesa de Svilar por instinto para frente. Na recarga, Luiz Phellype, que estava em posição irregular, atirou contra o corpo do guarda-redes belga.

Ainda antes do intervalo, Bruno Lage foi obrigado a mexer na equipa – Jardel lesionou-se na virilha – e promoveu a estreia do jovem defesa-central Ferro.

Na segunda parte, o Sporting melhorou ligeiramente e, aos 58 minutos, Wendel não teve a frieza necessária para igualar a partida. Frente a Svilar, rematou com a parte exterior do pé direito, levando a bola a passar muito longe do poste esquerdo.

Na resposta, Rúben Dias, após serviço de Pizzi, permitiu a defesa de Renan. Guarda-redes que foi traído por Ilori, aos 64 minutos, num lance em que só João Félix acreditou. No lado direito da área ‘leonina’, o jovem avançado procurou cruzar a bola junto ao relvado, tendo esta batida no calcanhar do estreante central e ultrapassou a linha de golo.

O Sporting entrou então em espiral descendente. A entrada de Rafa, aos 60 minutos, para o lugar de Salvio, deu mais velocidade aos ‘encarnados’, com Bruno Gaspar a sofrer calafrios para anular as incursões do extremo.

Marcel Keizer colocou em campo Diaby e Bas Dost para tentar o golo de honra, mas foi Bruno Fernandes a salvar a face. Aos 82 minutos, o médio, através de um livre direto, batido de forma colocada, levou a bola a sobrevoar a barreira e a fazer abanar as redes da baliza do Benfica.

PARTILHAR

RESPONDER

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …

EUA abre processo contra a Google por monopólio ilegal e anticoncorrência

O Departamento de Justiça norte-americano entrou esta terça-feira com uma ação judicial contra a Google por violar leis antitrust, alegando monopólio ilegal dos mercados de publicidade e de buscas na Internet, prejudicando consumidores e …