Benfica vence Sporting e conquista liderança da Liga

João Paulo Trindade / SL Benfica

O Benfica resistiu hoje às inúmeras investidas do Sporting e saiu de Alvalade com uma vitória pela margem mínima (1-0) e com a liderança da I Liga portuguesa de futebol, graças ao golo de Mitroglou.

O jogo ‘grande’ da 25.ª jornada foi resolvido aos 20 minutos, com um golo do avançado grego Kostas Mitroglou, que, assim, se revelou decisivo para que os bicampeões nacionais vencessem o velho rival pela primeira vez esta época, depois dos desaires registados na Supertaça, primeira volta e Taça de Portugal.

Com este triunfo, o Benfica ‘roubou’ a liderança aos ‘leões’ e soma agora 61 pontos, contra 59 do Sporting, que, por seu lado, pode ver o FC Porto ficar a apenas um ponto, caso os ‘dragões’ vençam o Sporting de Braga, no domingo.

O conjunto ‘verde e branco’ apresentou quatro novidades relativamente ao ‘onze’ que iniciou a última partida, em Guimarães, tendo Jorge Jesus operado os regressos de João Pereira, Ewerton, Jefferson e Adrien, para os lugares de Schelotto, Rúben Semedo, Zeegelar e Gelson Martins.

Já as ‘águias’ viram-se privadas do guardião Júlio César, por lesão, o qual foi substituído por Ederson, enquanto André Almeida e Eliseu regressaram à titularidade, após terem falhado a receção ao União da Madeira, devido a castigo.

Ainda assim, o jovem guardião brasileiro não ‘tremeu’ na estreia a titular no campeonato, logo num dérbi, e ofereceu segurança à defensiva benfiquista, que tentou travar como pôde as investidas ‘leoninas’ durante grande parte do encontro, além de também ter beneficiado da falta de acerto de Bryan Ruiz.

De qualquer forma, foram os ‘encarnados’ a construir a primeira ocasião de perigo, ainda antes dos 10 minutos, mas a defensiva ‘verde e branca’ protegeu Rui Patrício, que estava fora da baliza, e anulou as intenções benfiquistas.

Apesar de um claro domínio, o Sporting acabava invariavelmente por falhar o passe decisivo no último terço e, depois de algumas ações ofensivas promovidas sobretudo por João Mário, o Benfica chegaria mesmo ao golo, por intermédio de Mitroglou, que aproveitou da melhor forma uma sucessão de ressaltos e bateu Rui Patrício.

O avançado grego revelou-se muito útil enquanto esteve em campo, já que, na impossibilidade de sair de forma criteriosa e com Renato Sanches e Gaitán a revelarem-se inconsequentes nas ações individuais, a formação da Luz procurava jogar diretamente no número 11, que guardava a bola e permitia que a equipa ‘respirasse’.

Contudo, aos poucos, o conjunto de Alvalade começou a ‘apertar o cerco’ ao adversário e, a cinco minutos do intervalo, esteve perto de alcançar a igualdade, numa ‘bomba’ de Jefferson que foi embater na trave.

No regresso do descanso, Renato Sanches e Gaitán tentaram a ‘sorte’ em remates de longe, ambos sem sucesso, enquanto no extremo oposto Ederson teve de se aplicar para evitar o golo de Bryan Ruiz.

De resto, o costa-riquenho viria a estar destaque, mais tarde, mas pela negativa, e ainda agora deve estar a pensar como foi possível falhar dois golos feitos, o primeiro à hora de jogo, ao não acertar devidamente na bola, na pequena área, após um cruzamento de João Pereira.

Nesta altura, o Benfica praticamente só jogava no seu meio-campo, procurando defender-se dos ataques ‘verde e brancos’, sendo que, à passagem dos 70 minutos, o costa-riquenho Bryan Ruiz fez o mais difícil e, com a baliza ‘escancarada’, atirou por cima.

O lance irá certamente figurar na lista dos mais insólitos do campeonato.

Pouco depois, o internacional costa-riquenho tentou redimir-se com um ‘chapéu’, mas viu Ederson responder com um grande defesa e evitar a igualdade que parecia cada vez mais perto.

No entanto, os minutos foram passando e, depois de um remate de João Mário que rasou o poste, o Sporting não mais conseguiu encontrar espaços na defesa do rival, que ‘cerrou fileiras’ e segurou a preciosa vantagem que lhe dá a liderança do campeonato.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …