/

Benfica vence Sporting e conquista liderança da Liga

João Paulo Trindade / SL Benfica

O Benfica resistiu hoje às inúmeras investidas do Sporting e saiu de Alvalade com uma vitória pela margem mínima (1-0) e com a liderança da I Liga portuguesa de futebol, graças ao golo de Mitroglou.

O jogo ‘grande’ da 25.ª jornada foi resolvido aos 20 minutos, com um golo do avançado grego Kostas Mitroglou, que, assim, se revelou decisivo para que os bicampeões nacionais vencessem o velho rival pela primeira vez esta época, depois dos desaires registados na Supertaça, primeira volta e Taça de Portugal.

Com este triunfo, o Benfica ‘roubou’ a liderança aos ‘leões’ e soma agora 61 pontos, contra 59 do Sporting, que, por seu lado, pode ver o FC Porto ficar a apenas um ponto, caso os ‘dragões’ vençam o Sporting de Braga, no domingo.

O conjunto ‘verde e branco’ apresentou quatro novidades relativamente ao ‘onze’ que iniciou a última partida, em Guimarães, tendo Jorge Jesus operado os regressos de João Pereira, Ewerton, Jefferson e Adrien, para os lugares de Schelotto, Rúben Semedo, Zeegelar e Gelson Martins.

Já as ‘águias’ viram-se privadas do guardião Júlio César, por lesão, o qual foi substituído por Ederson, enquanto André Almeida e Eliseu regressaram à titularidade, após terem falhado a receção ao União da Madeira, devido a castigo.

Ainda assim, o jovem guardião brasileiro não ‘tremeu’ na estreia a titular no campeonato, logo num dérbi, e ofereceu segurança à defensiva benfiquista, que tentou travar como pôde as investidas ‘leoninas’ durante grande parte do encontro, além de também ter beneficiado da falta de acerto de Bryan Ruiz.

De qualquer forma, foram os ‘encarnados’ a construir a primeira ocasião de perigo, ainda antes dos 10 minutos, mas a defensiva ‘verde e branca’ protegeu Rui Patrício, que estava fora da baliza, e anulou as intenções benfiquistas.

Apesar de um claro domínio, o Sporting acabava invariavelmente por falhar o passe decisivo no último terço e, depois de algumas ações ofensivas promovidas sobretudo por João Mário, o Benfica chegaria mesmo ao golo, por intermédio de Mitroglou, que aproveitou da melhor forma uma sucessão de ressaltos e bateu Rui Patrício.

O avançado grego revelou-se muito útil enquanto esteve em campo, já que, na impossibilidade de sair de forma criteriosa e com Renato Sanches e Gaitán a revelarem-se inconsequentes nas ações individuais, a formação da Luz procurava jogar diretamente no número 11, que guardava a bola e permitia que a equipa ‘respirasse’.

Contudo, aos poucos, o conjunto de Alvalade começou a ‘apertar o cerco’ ao adversário e, a cinco minutos do intervalo, esteve perto de alcançar a igualdade, numa ‘bomba’ de Jefferson que foi embater na trave.

No regresso do descanso, Renato Sanches e Gaitán tentaram a ‘sorte’ em remates de longe, ambos sem sucesso, enquanto no extremo oposto Ederson teve de se aplicar para evitar o golo de Bryan Ruiz.

De resto, o costa-riquenho viria a estar destaque, mais tarde, mas pela negativa, e ainda agora deve estar a pensar como foi possível falhar dois golos feitos, o primeiro à hora de jogo, ao não acertar devidamente na bola, na pequena área, após um cruzamento de João Pereira.

Nesta altura, o Benfica praticamente só jogava no seu meio-campo, procurando defender-se dos ataques ‘verde e brancos’, sendo que, à passagem dos 70 minutos, o costa-riquenho Bryan Ruiz fez o mais difícil e, com a baliza ‘escancarada’, atirou por cima.

O lance irá certamente figurar na lista dos mais insólitos do campeonato.

Pouco depois, o internacional costa-riquenho tentou redimir-se com um ‘chapéu’, mas viu Ederson responder com um grande defesa e evitar a igualdade que parecia cada vez mais perto.

No entanto, os minutos foram passando e, depois de um remate de João Mário que rasou o poste, o Sporting não mais conseguiu encontrar espaços na defesa do rival, que ‘cerrou fileiras’ e segurou a preciosa vantagem que lhe dá a liderança do campeonato.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.