Benfica vence Boavista no Bessa e segue no grupo da liderança

d.r. Isabel Cutileiro, SportLisboaBenfica / Facebook

-

Eliseu garantiu hoje, com um “grande” golo, a vitória do Benfica frente ao Boavista (1-0), numa partida da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol disputada no relvado sintético do Estádio do Bessa, no Porto.

Na sua última visita ao Bessa, a 06 de abril de 2008, o Benfica não tinha ido além de um 0-0. Petit, que hoje treina o Boavista, jogou pelos “encarnados”. Fary é o único sobrevivente desse Boavista, mas hoje nem sequer foi ao banco.

O Benfica apresentou então um “onze” do qual faziam parte, nomeadamente Maxi Pereira e Rui Costa, hoje dirigente “encarnado”. Luisão sentou-se no banco e não saiu de lá.

Hoje, o Benfica começou sem Enzo Perez e Jara foi o escolhido para o substituir. Ficaram claras as diferenças entre os dois argentinos: o primeiro oferece soluções que o seu substituto não tem disponíveis e disso ressentiu-se, com nitidez, o futebol “encarnado”.

Esperava-se um Benfica “mandão”, mas não foi isso que se viu, em boa medida por culpa própria. Faltaram ideias e intensidade ao meio campo do campeão nacional para romper a aguerrida equipa boavisteira.

Talisca teve alguma culpa nesse futebol mortiço que o Benfica apresentou. Tem bons pés, mas executa devagar e aparenta também alguma debilidade física, que ficou visível nos duelos diretos que manteve com os “axadrezados”.

No primeiro quarto de hora, os guarda-redes foram meros espetadores. Foi só aos 23 minutos que se viu o primeiro remate, por Talisca, que rematou por alto e para fora.

O Boavista procurou, e conseguiu muitas vezes, ter a superioridade numérica a meio campo, jogando com as linhas muito juntas e dificultando assim a progressão atacante do conjunto “encarnado”.

Aos 25 minutos, por fim, surgiu o primeiro grande momento deste jogo entre velhos conhecidos. Eliseu aproveitou um alívio da defesa “axadrezada” e, de longe, rematou forte, obrigando Monllor a sacudir para canto.

Quatro minutos depois, Ruben Amorim caiu, queixou-se de um joelho, foi assistido junto à linha lateral e acabou por ser substituído por André Almeida.

A vida não estava fácil para o Benfica, que apareceu no Bessa com um futebol murcho e lento, que o Boavista foi anulando, diga-se, sem grandes dificuldades.

Numa primeira parte desinteressante, Eliseu tirou um “coelho da cartola” a um minuto do fim e acabou com a resistência boavisteira. Novamente de longe, o lateral esquerdo que o Benfica que foi buscar ao Málaga rematou forte e colocado e obteve um grande golo, dando à sua equipa uma vantagem preciosa e algo injustificada.

O Benfica voltou para segunda parte sem Jorge Jesus, expulso, e deparou com um Boavista disposto a fazer-lhe a vida negra através de um futebol direto e de muito contacto físico.

Certo é que o Benfica não se deu bem com esse estilo frontal e de “olhos nos olhos”, como havia prometido Petit. A equipa de Jorge Jesus teve de se aplicar para não ser surpreendida e garantir três pontos que lhe permitem manter-se a par do FC Porto, nomeadamente, com os mesmos seis pontos.

Talisca apresentou ligeiras melhoras no segundo tempo e o Benfica acabou por triunfar, num encontro que lhe exigiu trabalho aplicado. Foi bem melhor o resultado do que a exibição, diante de um adversário brioso, mas com muito menos qualidade e que somou a sua segunda derrota, depois de na ronda inaugural ter perdido com o Braga por 3-0.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …