/

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Manuel de Almeda / Lusa

Numa altura em que estavam disputadas as duas primeiras jornadas da competição, o Benfica tinha mais probabilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar.

No dia do início da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2020-21, o Euro Club Index actualizou a sua previsão das equipas que vão seguir para os oitavos-de-final do torneio. O Benfica está na lista.

O Barcelona estava, tal como o Bayern Munique, como provável apurado no Grupo E mas, depois da derrota em Lisboa, o Benfica supera por pouco o Barcelona nas previsões: 48% de hipóteses para o Benfica, 46% para o Barcelona.

A outra alteração verificou-se no Grupo G, onde o Salzburgo substituiu o Wolfsburgo na lista de prováveis qualificados.

A equipa com probabilidade mais alta de apuramento está igualmente no grupo do Benfica: o Bayern Munique, com 99% de hipóteses. Seguem-se, curiosamente, adversários de Sporting e FC Porto: Borussia Dortmund (97%) e Liverpool (96%).

Entre os 16 supostos qualificados, a percentagem mais baixa é mesmo do Benfica, e longe do 15.º, o Salzburgo (64%).

FC Porto e Sporting, de acordo com estas previsões, não vão chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os portistas só têm 16% de hipóteses e aparecem no 23.º lugar entre as 32 equipas, enquanto o Sporting (8%) é apenas 27.º classificado.

No entanto, e olhando para outros dados, verifica-se ambas continuarão numa competição europeia e que o Sporting é a segunda equipa com maior probabilidade de seguir para a Liga Europa, apesar de ter zero pontos após duas rondas — que entretanto passaram a ser 3, após a goleada desta terça-feira sobre o Besiktas.

São 66% de probabilidades para o campeão português ficar no terceiro lugar do seu grupo. Só o Zenit (três pontos, até agora) apresenta uma percentagem mais elevada, com 80%.

O portal, baseado nas suas contas e nos seus algoritmos, aponta para um Sporting bem inferior ao Borussia e ao Ajax, mas bem superior ao Beşiktaş – os turcos aparecem com…1% de possibilidade de continuar na Liga dos Campeões.

Depois do Sporting, como eventuais qualificados para a Liga Europa, estão Brugge, Sheriff e FC Porto, com 46% de probabilidades.

O FC Porto tem apenas um ponto após duas jornadas, mas o Euro Club Index aponta os portistas como mais favoritos ao terceiro lugar do que o AC Milan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

  Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.