Benfica está pela primeira vez no ranking das marcas mais valiosas do mundo

Fernando Veludo / Lusa

O SL Benfica é a 40ª marca mais valiosa do mundo do futebol no ranking elaborado pela conceituada Brand Finance. O FC Porto surge no 40º lugar das empresas mais valiosas.

O ranking da Brand Finance elege anualmente as 50 marcas mais valiosas do mundo do futebol. Pela primeira vez, o SL Benfica figura nesta lista, no 40º posto. O Real Madrid lidera o ranking, ultrapassando assim o Manchester United, que tinha ficado em primeiro no ano anterior.

E não é só neste top da Brand Finance que o SL Benfica aparece destacado. Os ‘encarnados’ ocupam a 26ª posição nas empresas mais valiosas — ranking em que o FC Porto também surge no 40º lugar. Os ‘dragões’ já são habituais nesta lista, apesar de este ano terem recuado três lugares.

Em ambos, o pódio é ocupado por Real Madrid, Barcelona e Manchester United. Apesar da saída de Cristiano Ronaldo dos ‘merengues’, o Real Madrid assume-se como uma força no futebol mundial. Contudo, assim como o Manchester United, os resultados desportivos não foram os melhores.

A equipa treinada por Zinédine Zidane está avaliada em 1,646 mil milhões de euros, crescendo 17% em relação ao ano anterior. Em sentido contrário, o Manchester United perdeu 13% do seu valor.

“O Real Madrid mostrou, este ano, quem lidera, verdadeiramente, o mundo do futebol. O clube mais bem-sucedido da história do futebol europeu está, finalmente, a colher os frutos de décadas de um espetacular desempenho fora do campo”, disse Bryn Anderson, diretor da Brand Finance, citado no relatório.

A concluir o top 10 estão equipas como Bayern Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Paris Saint-Germain, Arsenal e Tottenham.

Juntamente com o SL Benfica, o Wolverhampton, o Olympique de Marselha, o Valência e o Colónia são as novas entradas no ranking. O Wolves, treinado por Nuno Espírito Santo entrou diretamente para o 28º lugar.

O campeonato inglês é a liga com a maior representatividade, seguida da liga espanhola e da alemã. Há ainda outros emblemas de Itália, França, Holanda, Escócia e Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …