Benfica quer Pinto da Costa condenado e exige mais milhões do FC Porto

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O Benfica quer mais do que os dois milhões de euros que o FC Porto e Francisco J. Marques foram condenados a pagar, em junho, no julgamento do caso dos e-mails.

De acordo com o Correio da Manhã, os prazos para recorrer só terminam em setembro, mas o Benfica já decidiu que vai contestar a decisão judicial que condenou a SAD do FC Porto e o diretor de comunicação do clube, Francisco J. Marques, ao pagamento de uma indemnização de dois milhões de euros.

Os encarnados não aceitam que o presidente dos azuis e brancos, Pinto da Costa, e os restantes elementos da administração tenham sido absolvidos e querem também que o montante a pagar pelo FC Porto seja os 17 milhões de euros que foram pedidos.

Segundo o que o jornal apurou, a defesa do Benfica assentará na demonstração dos prejuízos sofridos pelo clube, depois da divulgação das comunicações privadas, e deverá também defender que a SAD dos rivais não pode ser condenada e os administradores absolvidos.

Entretanto, o FC Porto também vai recorrer da decisão judicial, pedindo inclusivamente que fossem os dragões a ser indemnizados, nos mesmos 17 milhões, por terem sofrido prejuízos devido aos indícios de corrupção desportiva.

Enquanto a decisão judicial não transitar em julgado, não será paga qualquer indemnização. Se os tribunais superiores confirmarem a condenação, ao valor atribuído ainda somam juros a contar da data da divulgação das conversas privadas, escreve o CM.

O juiz entendeu que a divulgação dos e-mails não foi marcada pelo interesse público, mas sim por interesses comerciais, e que Francisco J. Marques nunca agiu como jornalista (até porque não tem carteira profissional) mas sim como funcionário do FC Porto.

Em causa está a divulgação de e-mails do clube lisboeta, inicialmente divulgados no Porto Canal pelo diretor de comunicação dos portistas e que depois foram publicados em vários sites.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Matem-se todos. Isto já nem é futebol, mas uma novela mexicana.

    Desde que não me venham pedir guito quando o esquema Ponzi das Obrigações SLB, SCP e FCP estourar, esta gente que faça o que quiser.

  2. O desespero dos lampiões é enorme.
    O conteúdo dos email, os buracos na justiça feitos pelas toupeiras, o caso do processo com o Juiz Rangel e por aí fora levam a agremiação vermelha a ficar sem defesa.

  3. A condenação do FCP é uma das maiores aberrações da justiça portuguesa. O juiz diz que não têm interesse público??? Mas é burro ou quê??? É claro que tem interesse público, e muito, ou será que para o juiz ou juízes interessa que os crimes do slb não sejam divulgados e sejam mesmo escondidos??? E o engraçado é que se condena o denunciante e não o criminoso, nem no Ruanda ou no Burundi se fazem estas aberrações jurídicas. Depois o juiz não sabe que é crime pela lei portuguesa ter conhecimento de um crime e não o denunciar??? Se Qualquer cidadão tiver conhecimento de um crime que ocorreu ou vão ocorrer telefone o dever e a obrigação de o denunciar às autoridades, senão pode ser considerado cúmplice???? Qualquer aprendiz de juiz devia ser saber isto, e pelos vistos o ou os juízes que julgaram este caso não o sabem, e então devem ir outra vez para a faculdade e não podem exercer.

  4. Peçam 150M€.
    .
    com o decaimento de 90% pode ser que cheugem aos 18M€
    .
    O ridículo virou coisa normal e a idiotice é quem comanda o mundo

  5. Então e quantos milhões deveria o Benfica pagar pelo conteúdo dos e-mails e não só? Será que até a justiça já virou vermelhão pois até há data ainda não vimos nada a andar que procure deslindar o conteúdo e as causas dos mesmos.

  6. “A divulgação dos e-mails foi lesiva para o Benfica” única e simplesmente porque os seus conteúdos revelam práticas pouco recomendáveis . Se mostrassem um Benfica realmente preocupado com a famosa “verdade desportiva”, o Benfica só sairia reforçado com a sua divulgação. E o argumento de que a leitura de alguns mails truncados altera o sentido do que está escrito, só para alguns “totós” (fiquemo-nos pela interpretação benigna ), ou alguns benfiquistas, o que não deixa lá boa imagem da justiça, no caso da decisão do pedido de indemnização decidida no Porto.
    Eu cá acho que o Benfica ainda vai pedir uns milhões ao estado por causa do caso E-Toupeira lhes ter criado má imagem. Lata , e cobres para contratar advogados, não lhes falta …

  7. Esta reacção da parte do Benfica é muito natural. Basta analisar a sentença que condenou o FC Porto a pagar 2 milhões ao clube encarnado para perceber que ela está recheada de ilegalidades e lacunas que favorecem totalmente as pretensões portistas numa instância superior. Aquilo que o Benfica quer não são mais milhões e nem sequer a condenação do PDC porque eles sabem que jamais conseguirão obtê-la, eles querem sim é uma sentença contra o FC Porto que seja à prova de bala.

RESPONDER

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …