Benfica quer Pinto da Costa condenado e exige mais milhões do FC Porto

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O Benfica quer mais do que os dois milhões de euros que o FC Porto e Francisco J. Marques foram condenados a pagar, em junho, no julgamento do caso dos e-mails.

De acordo com o Correio da Manhã, os prazos para recorrer só terminam em setembro, mas o Benfica já decidiu que vai contestar a decisão judicial que condenou a SAD do FC Porto e o diretor de comunicação do clube, Francisco J. Marques, ao pagamento de uma indemnização de dois milhões de euros.

Os encarnados não aceitam que o presidente dos azuis e brancos, Pinto da Costa, e os restantes elementos da administração tenham sido absolvidos e querem também que o montante a pagar pelo FC Porto seja os 17 milhões de euros que foram pedidos.

Segundo o que o jornal apurou, a defesa do Benfica assentará na demonstração dos prejuízos sofridos pelo clube, depois da divulgação das comunicações privadas, e deverá também defender que a SAD dos rivais não pode ser condenada e os administradores absolvidos.

Entretanto, o FC Porto também vai recorrer da decisão judicial, pedindo inclusivamente que fossem os dragões a ser indemnizados, nos mesmos 17 milhões, por terem sofrido prejuízos devido aos indícios de corrupção desportiva.

Enquanto a decisão judicial não transitar em julgado, não será paga qualquer indemnização. Se os tribunais superiores confirmarem a condenação, ao valor atribuído ainda somam juros a contar da data da divulgação das conversas privadas, escreve o CM.

O juiz entendeu que a divulgação dos e-mails não foi marcada pelo interesse público, mas sim por interesses comerciais, e que Francisco J. Marques nunca agiu como jornalista (até porque não tem carteira profissional) mas sim como funcionário do FC Porto.

Em causa está a divulgação de e-mails do clube lisboeta, inicialmente divulgados no Porto Canal pelo diretor de comunicação dos portistas e que depois foram publicados em vários sites.

  ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Matem-se todos. Isto já nem é futebol, mas uma novela mexicana.

    Desde que não me venham pedir guito quando o esquema Ponzi das Obrigações SLB, SCP e FCP estourar, esta gente que faça o que quiser.

  2. O desespero dos lampiões é enorme.
    O conteúdo dos email, os buracos na justiça feitos pelas toupeiras, o caso do processo com o Juiz Rangel e por aí fora levam a agremiação vermelha a ficar sem defesa.

  3. A condenação do FCP é uma das maiores aberrações da justiça portuguesa. O juiz diz que não têm interesse público??? Mas é burro ou quê??? É claro que tem interesse público, e muito, ou será que para o juiz ou juízes interessa que os crimes do slb não sejam divulgados e sejam mesmo escondidos??? E o engraçado é que se condena o denunciante e não o criminoso, nem no Ruanda ou no Burundi se fazem estas aberrações jurídicas. Depois o juiz não sabe que é crime pela lei portuguesa ter conhecimento de um crime e não o denunciar??? Se Qualquer cidadão tiver conhecimento de um crime que ocorreu ou vão ocorrer telefone o dever e a obrigação de o denunciar às autoridades, senão pode ser considerado cúmplice???? Qualquer aprendiz de juiz devia ser saber isto, e pelos vistos o ou os juízes que julgaram este caso não o sabem, e então devem ir outra vez para a faculdade e não podem exercer.

  4. Peçam 150M€.
    .
    com o decaimento de 90% pode ser que cheugem aos 18M€
    .
    O ridículo virou coisa normal e a idiotice é quem comanda o mundo

  5. Então e quantos milhões deveria o Benfica pagar pelo conteúdo dos e-mails e não só? Será que até a justiça já virou vermelhão pois até há data ainda não vimos nada a andar que procure deslindar o conteúdo e as causas dos mesmos.

  6. “A divulgação dos e-mails foi lesiva para o Benfica” única e simplesmente porque os seus conteúdos revelam práticas pouco recomendáveis . Se mostrassem um Benfica realmente preocupado com a famosa “verdade desportiva”, o Benfica só sairia reforçado com a sua divulgação. E o argumento de que a leitura de alguns mails truncados altera o sentido do que está escrito, só para alguns “totós” (fiquemo-nos pela interpretação benigna ), ou alguns benfiquistas, o que não deixa lá boa imagem da justiça, no caso da decisão do pedido de indemnização decidida no Porto.
    Eu cá acho que o Benfica ainda vai pedir uns milhões ao estado por causa do caso E-Toupeira lhes ter criado má imagem. Lata , e cobres para contratar advogados, não lhes falta …

  7. Esta reacção da parte do Benfica é muito natural. Basta analisar a sentença que condenou o FC Porto a pagar 2 milhões ao clube encarnado para perceber que ela está recheada de ilegalidades e lacunas que favorecem totalmente as pretensões portistas numa instância superior. Aquilo que o Benfica quer não são mais milhões e nem sequer a condenação do PDC porque eles sabem que jamais conseguirão obtê-la, eles querem sim é uma sentença contra o FC Porto que seja à prova de bala.

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …