Benfica goleia Marítimo e mantém FC Porto a seis pontos

SportLisboaBenfica / Facebook

-

Um ‘bis’ do argentino Salvio e golos do holandês Ola John e do brasileiro Lima permitiram ao Benfica golear fora o Marítimo por 4-0, em encontro da 17.ª jornada, última da primeira volta da Primeira Liga de futebol.

Com o triunfo, o oitavo fora de casa em nove deslocações, o ‘campeão de inverno’ consolidou a liderança do campeonato, agora com 46 pontos, mais seis que o FC Porto que é o segundo classificado.

A equipa orientada por Jorge Jesus, que até agora sofreu uma única derrota, frente ao Sporting de Braga, na oitava jornada, somou na Madeira a nona vitória consecutiva e o sétimo jogo sem sofrer golos.

O Marítimo, por sua vez, quebrou um pequeno ciclo de dois jogos sem perder (vitória por 2-1 sobre o Braga e empate 0-0 com o Rio Ave), ocupando a 11.ª posição, com 20 pontos.

Os insulares sofreram a segunda derrota em casa – a outra foi com o Moreirense (2-1) -, ficando cada vez mais longe do objetivo europeu, meta traçada no início da época.

A grande novidade no ‘onze’ do Benfica foi Luisão, após ausência prolongada (seis jogos na I Liga), devido a lesão contraída no ‘clássico’, frente ao FC Porto (vitória por 2-0). Igualou os 440 jogos de Eusébio pelos ‘encarnados’.

A viagem à Madeira acabou por ser um ‘passeio’, já que o Marítimo foi um adversário pouco incomodativo e frágil no plano defensivo, muito diferente daquele que venceu (2-1) o Benfica na primeira jornada da época passada.

O Benfica sofreu uma grande contrariedade, aos 15 minutos, quando Gaitan se lesionou, sendo rendido por Ola John, que acabou por fazer uma grande exibição, marcando o segundo golo e assistindo Salvio no primeiro.

O líder da I Liga marcou cedo, aos 18 minutos: Ola John apercebeu-se do posicionamento de Salvio e o argentino livrou-se de Patrick Bauer e bateu José Sá.

Na primeira parte, o Marítimo chegou poucas vezes à área adversária e, quando o fez, nunca conseguiu incomodar Júlio César, um espetador no primeiro período do jogo.

O Benfica foi para o intervalo a vencer por 1-0, apesar de ter tido mais duas boas oportunidades para ampliar a vantagem.

Na segunda parte, o conjunto da Luz intensificou o domínio e fez mais três golos.

O segundo aconteceu logo aos 53 minutos, por Ola John que, assistido por Talisca, esperou pela saída de José Sá, batendo o guarda-redes do Marítimo com à vontade.

Aos 58 minutos, tudo fácil para o Benfica chegar ao terceiro golo, quando Jonas abriu na direita e Salvio, junto ao primeiro poste, bateu o desamparado José Sá.

Logo de seguida, Julio César teve de fazer uma intervenção ‘enorme’ para parar, com a ajuda da barra, um ‘tiro’ de Danilo, mas, no seu melhor período, foi o Benfica a fazer o quarto, aos 64 minutos: Jonas combinou bem com Salvio e assistiu Lima, que não perdoou.

Aos 66 minutos, Rúben Ferreira fez a bola rasar o travessão, mas Júlio César tinha a bola controlada e, aos 79 minutos, o Benfica reclamou uma grande penalidade, por alegada mão no braço de Alex Soares, mas o árbitro não sancionou.

Já no último minuto, Talisca forçou o segundo amarelo, para cumprir a suspensão na Taça da Liga, e o Benfica os últimos instantes com 10 jogadores, suficientes para gerir o confortável resultado.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …