Benfica estreia-se na Liga com vitória sobre Paços de Ferreira

Benfica

O Benfica, atual campeão, estreou-se hoje na Liga portuguesa de futebol com uma vitória por 2-0 na receção ao Paços de Ferreira e, pela primeira vez numa década, festejou um triunfo na primeira jornada da prova.

No Estádio da Luz, Maxi Pereira e Sálvio, aos 25 e 72 minutos, respetivamente, e ambos com assistência de Gaitan, garantiram o triunfo dos “encarnados” e puseram fim a uma série “negra” que durava desde 29 de agosto de 2004.

Nessa data, o Benfica bateu o Beira-Mar (3-2), naquela que era, até hoje, a última vitória do emblema lisboeta numa jornada inaugural do campeonato.

Ainda com bastantes indefinições no plantel, com várias entradas e saídas a ainda poderem acontecer, e mesmo sem grande “brilho”, o Benfica iniciou a defesa do título nacional com um precioso triunfo sobre um atrevido Paços de Ferreira, do regressado Paulo Fonseca.

O resultado poderia ter sido outro, caso Manuel José tivesse convertido uma grande penalidade aos 10 minutos, a castigar um derrube escusado de Eliseu a Hurtado. O guarda-redes Artur defendeu e voltou a ser ovacionado na Luz depois de ter sido herói na Supertaça.

O guardião brasileiro foi mesmo a principal figura dos “encarnados” nesta fase da partida, somando mais duas defesas de bom nível, que impediram o Paços de Ferreira de chegar à vantagem.

Com o mesmo “onze” do jogo da Supertaça, o Benfica demorou a acordar na partida, principalmente devido à “ausência” de Enzo Perez no meio-campo, que esteve muito marcado. Mesmo assim, Lima lançou um aviso à passagem dos 20 minutos, com remate perigoso, e logo de seguida o Benfica acabaria por chegar ao golo.

Numa das inúmeras subidas de Maxi Pereira, o lateral uruguaio apareceu isolado, depois de excelente passe de Gaitan, e bateu com facilidade Rafael Defendi, naquele que parecia ser um castigo demasiado pesado para o Paços de Ferreira.

Antes do intervalo, aos 42 minutos, destaque para a saída algo surpreendente de Enzo Perez, que deu lugar a Jara, naquele que poderá ter sido o último jogo do médio na Luz. Pelo menos, o público “encarnado” assim se despediu do internacional argentino.

Na segunda parte, o Benfica manteve a mesma toada lenta, mas desta vez sem dar espaço ao Paços de Ferreira, num jogo que com o passar do tempo foi ficando monótono.

Lima, que pareceu algo desapoiado na frente, ainda foi dando um ar da sua graça, com dois remates que passaram perto da baliza pacense, mas seria Salvio a selar a vitória, aos 72.

Gaitan fugiu na esquerda e tirou um belo cruzamento para a cabeça do extremo argentino, que só teve que encostar para as redes de Rafael Defendi.

Com este golo, o Paços de Ferreira praticamente baixou os braços, enquanto o Benfica se limitou a controlar o jogo até final.

Destaque apenas para um remate de Eliseu, que passou muito perto da baliza dos visitantes.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …