Benfica 5-1 Club Brugge | Águias dão “chocolate” e cilindram belgas

António Cotrim / Lusa

Pela segunda época consecutiva o Benfica carimbou o passaporte rumo aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e a viagem rumo ao “top 8” foi brindada com um futebol de alto calibre, que redundou numa goleada por 5-1.

As “águias” – que já tinham dois golos de vantagem – foram sempre superiores e nunca deram sinais de que deixariam escapar esta oportunidade.

Gonçalo Ramos bisou, Rafa, João Mário e David Neres assinaram os outros tentos. Meijer fez o golo de honra da formação belga.

No espaço de nove minutos o Benfica praticamente dissipou as dúvidas sobre quem iria assegurar uma vaga nos quartos-de-final. Rafa (38′) e Gonçalo Ramos (45+2′) finalizaram dois lances de elevada nota artística que deixaram o Estádio da Luz em êxtase.

O domínio das “águias” foi quase absoluto e começou nos primeiros momentos, quando um golaço de João Mário foi anulado por fora-de-jogo de Ramos no início.

O Benfica ainda sofreu dois grandes sustos (Vanaken aos 3’ e 23’), mas não parou e continuou pressionar alto, recuperando a bola nas redondezas da área belga, actuando de forma organizada, rápida, com constantes trocas posicionais e colocava em prática uma panóplia de acções que desmontavam com facilidade a teia belga.

A ineficácia de Florentino, aos 15 minutos, e de João Mário, quatro volvidos, iam adiando aquilo que parecia ser inevitável e que veio a ocorrer na recta final da primeira metade.

Rafa era o MVP ao descanso com um GoalPoint Rating de 7.2, fruto de dois remates, um golo, três acções com a bola no interior da área adversária e três dribles eficazes em quatro tentados.

Com uma almofada de quatro golos de vantagem, as “águias” continuaram a rondar o alvo belga e foi assim que construíram a “manita”, naquele que foi um verdadeiro dilúvio de golos no palco da Luz.

Gonçalo Ramos finalizou com precisão mais uma jogada envolvente, João Mário não vacilou da marca dos 11 metros e aumentou o “score”, e David Neres carimbou o 5-0, após assistência do jovem João Neves.

Numa noite de grandes golos, Meijer, com uma “bomba”, apontou o golo dos belgas.

Foi o quarto triunfo consecutivo dos “encarnados”, algo inédito no actual formato da Champions, sendo ainda a primeira vez que um emblema luso atinge esta fase da prova em temporadas consecutivas.

O sorteio está agendado para o próximo dia 17 deste mês de Março.

Tiago Petinga / Lusa

Melhor em Campo

Começam a faltar adjectivos para descrever a época do jovem Gonçalo Ramos.

Pelo segundo encontro consecutivo bisou e, desta forma, atingiu a fasquia dos 23 “tiros” certeiros. Intenso e objectivo, esteve em foco com dois golos (duas óptimas finalizações) e uma assistência.

No cômputo geral, o dianteiro orquestrou cinco remates (três enquadrados), nove acções com a bola no interior da área do Club Brugge (máximo no duelo), foi bem-sucedido nos três dribles que arriscou, tendo ainda carimbado 28 acções com a bola.

O MVP leva para casa um GoalPoint Rating de 8.4.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.