Bebidas espirituosas vão ter informação calórica no rótulo

Os adeptos de bebidas espirituosas (como vodka, rum, gin, whisky ou tequila) vão passar a ter acesso à informação calórica dos produtos nos rótulos das garrafas.

Já a lista de ingredientes e a composição nutricional estará disponível online. A medida surge depois de vários produtores de bebidas espirituosas na Europa terem assinado, esta terça-feira, um memorando de entendimento.

O acordo voluntário “traduz a posição do setor no sentido de fornecer ao consumidor informação adicional sobre os produtos que favoreça a tomada de decisões mais saudáveis e responsáveis”, lê-se num comunicado da spiritsEUROPE, o órgão representativo da indústria de bebidas espirituosas a nível europeu, composto por 31 associações e nove empresas internacionais.

A organização espera que, segundo o Observador, uma em cada quatro garrafas colocados no mercado da União Europeia possa incluir a informação energética no rótulo até final de 2020. A quota, prevê o setor, deverá aumentar para 50% em 2021 e 66% até ao final de 2022.

“A informação calórica aparecerá nas garrafas e continuaremos a desenvolver informação abrangente sobre ingredientes e composição nutricional através de ferramentas online fáceis de usar para os nossos clientes, de modo a que tenham mais autonomia para fazer escolhas informadas e responsáveis”, disse Christian Porta, presidente da spiritsEUROPE.

Os signatários que adiram ao memorando terão de seguir algumas regras. O tipo de letra tem de ser percetível, sendo que o tamanho do caracteres não pode ser inferior a 1,2 milímetros. Já na lista de ingredientes disponível online, as empresas terão de indicar as matérias-primas usadas nas bebidas.

Em Portugal, o setor é representando pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), que também assinou o acordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …