Bebés entendem as hierarquias sociais (e esperam que líderes corrijam injustiças)

SXC

Os bebés entendem as hierarquias sociais e esperam que os líderes corrijam uma situação quando alguém quebra as regras, de acordo com um novo estudo.

De acordo com a Newsweek, os cientistas colocaram 120 bebés com apenas 17 meses a ver um teatro de fantoches com três ursos, que representavam o infrator, o protagonista e a vítima, respetivamente, em diferentes cenários.

O protagonista presenteava os outros ursos com dois brinquedos para partilharem, sendo que o infrator ficava sempre com ambos. O primeiro urso reagia então de duas formas: intervia e devolvia um dos brinquedos à vítima; ou ignorava a situação, não devolvendo o brinquedo. Em alguns casos, o protagonista foi apresentado como líder devido ao seu comportamento ou pistas físicas, enquanto que noutros inferia-se que todos eram iguais.

O artigo que relata os resultados da experiência, publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), permitiu tirar algumas conclusões sobre a compreensão dos bebés sobre hierarquias sociais.

As crianças que viam o líder a não intervir focavam o seu olhar “significativamente mais tempo, sugerindo que esperavam que o líder interviesse e retificasse a transgressão do infrator”, escrevem os autores do estudo.

Quando nenhum urso assumia o papel de liderança, as crianças olhavam de forma igual para o que estava a acontecer. Os investigadores acreditam que se deve ao facto de as crianças não terem expectativas de membros específicos quando não há sugestão de uma hierarquia social.

(dr) Renée Baillargeon

“As crianças também olhavam mais para o infrator do que para a vítima quando o líder ignorou a transgressão, como se algo sobre o malfeitor explicasse a relutância do líder em corrigi-la”, dizem ainda.

Noutro exemplo, quando um urso dizia que não queria um brinquedo, e o outro tirava os dois, os bebés ficavam mais tempo a olhar fixamente quando o líder garantia que cada um ficava com o seu.

“Era como se as crianças entendessem que, neste caso, não havia transgressão, mas consideravam excessivo o líder redistribuir um dos brinquedos a um urso que tinha deixado claro que não o queria”, afirmou Maayan Stavans, autora do estudo e estudante de doutoramento de Psicologia na Universidade Bar Ilan, em Israel.

“Estudos anteriores sugeriam que as crianças desta idade têm ideias específicas sobre como os seguidores se comportam em relação aos seus líderes. Agora vemos que também têm expectativas complementares sobre como os líderes se comportam em relação aos seus seguidores”, explica à Newsweek Renée Baillargeon, co-autora e professora de Psicologia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Questionada sobre quais as conclusões que os pais podem tirar deste estudo, Stavans sugere: “Considerando que os pais e outras figuras de autoridade têm um grande impacto em moldar o pensamento das crianças, o melhor que podemos fazer é comportarmo-nos de forma consistente com essas expectativas iniciais, logo não devemos introduzir nos nossos filhos exemplos confusos e, inadvertidamente, mudar a forma como concebem os líderes e o modo como se comportam ao chegar a posições de liderança mais tarde”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …