Bebés entendem as hierarquias sociais (e esperam que líderes corrijam injustiças)

SXC

Os bebés entendem as hierarquias sociais e esperam que os líderes corrijam uma situação quando alguém quebra as regras, de acordo com um novo estudo.

De acordo com a Newsweek, os cientistas colocaram 120 bebés com apenas 17 meses a ver um teatro de fantoches com três ursos, que representavam o infrator, o protagonista e a vítima, respetivamente, em diferentes cenários.

O protagonista presenteava os outros ursos com dois brinquedos para partilharem, sendo que o infrator ficava sempre com ambos. O primeiro urso reagia então de duas formas: intervia e devolvia um dos brinquedos à vítima; ou ignorava a situação, não devolvendo o brinquedo. Em alguns casos, o protagonista foi apresentado como líder devido ao seu comportamento ou pistas físicas, enquanto que noutros inferia-se que todos eram iguais.

O artigo que relata os resultados da experiência, publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), permitiu tirar algumas conclusões sobre a compreensão dos bebés sobre hierarquias sociais.

As crianças que viam o líder a não intervir focavam o seu olhar “significativamente mais tempo, sugerindo que esperavam que o líder interviesse e retificasse a transgressão do infrator”, escrevem os autores do estudo.

Quando nenhum urso assumia o papel de liderança, as crianças olhavam de forma igual para o que estava a acontecer. Os investigadores acreditam que se deve ao facto de as crianças não terem expectativas de membros específicos quando não há sugestão de uma hierarquia social.

(dr) Renée Baillargeon

“As crianças também olhavam mais para o infrator do que para a vítima quando o líder ignorou a transgressão, como se algo sobre o malfeitor explicasse a relutância do líder em corrigi-la”, dizem ainda.

Noutro exemplo, quando um urso dizia que não queria um brinquedo, e o outro tirava os dois, os bebés ficavam mais tempo a olhar fixamente quando o líder garantia que cada um ficava com o seu.

“Era como se as crianças entendessem que, neste caso, não havia transgressão, mas consideravam excessivo o líder redistribuir um dos brinquedos a um urso que tinha deixado claro que não o queria”, afirmou Maayan Stavans, autora do estudo e estudante de doutoramento de Psicologia na Universidade Bar Ilan, em Israel.

“Estudos anteriores sugeriam que as crianças desta idade têm ideias específicas sobre como os seguidores se comportam em relação aos seus líderes. Agora vemos que também têm expectativas complementares sobre como os líderes se comportam em relação aos seus seguidores”, explica à Newsweek Renée Baillargeon, co-autora e professora de Psicologia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Questionada sobre quais as conclusões que os pais podem tirar deste estudo, Stavans sugere: “Considerando que os pais e outras figuras de autoridade têm um grande impacto em moldar o pensamento das crianças, o melhor que podemos fazer é comportarmo-nos de forma consistente com essas expectativas iniciais, logo não devemos introduzir nos nossos filhos exemplos confusos e, inadvertidamente, mudar a forma como concebem os líderes e o modo como se comportam ao chegar a posições de liderança mais tarde”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …