Beber água é realmente bom para a pele. Mito ou verdade?

Uma coisa é certa, beber água é fundamental para mantermos uma vida saudável. Mas será verdade que a água é o principal segredo para uma pele hidratada?

A hidratação pode fazer mais pela saúde geral do que pela da pele —  e quando esta não é devidamente hidratada por períodos de tempo longos, o seu processo de envelhecimento pode acelerar, explica à Huffpost a dermatologista Whitney Bowe.

“Quando a nossa pele está seca, a um ponto de ser crónico, há uma inflamação sub clínica, o que significa que os sinais microscópios são partilhados através das camadas da pele, fazendo com que a sua pele envelheça mais rapidamente e se torne mais suscetível a alergias causadoras pelo ambiente“, acrescenta Bowe.

Este efeito também pode levar a que a camada mais exterior da pele, que atua como uma espécie de armadura para o nosso corpo, fique comprometida, levando a que a água se evapore mais facilmente, aumentando a desidratação da pele.

Mas o que é que a água potável tem a ver com a nossa pele?

Segundo Bowe, para que a pele permaneça hidratada, tem de ser feito um trabalho “de dentro para fora, e de fora para dentro. O que ingerimos e o que aplicamos na pele, são ambos críticos para a saúde e hidratação”.

Alguns estudos analisaram de perto o que a água potável faz exatamente à pele, mas têm sido pouco impressionantes, tantos nos seu métodos, como nos seus resultados.

Por exemplo, um pequeno estudo mostrou que o aumento da ingestão de água fez uma pequena diferença na hidratação superficial e profunda da pele. No entanto, foi mais notório nas pessoas que começaram com menos consumos diários de água em primeiro lugar.

“Este estudo sugere que a maioria das pessoas beneficiaria provavelmente de beber mais água, em termos da saúde cutânea“, acrescenta Bowe.

“A pele desidratada é sobretudo superficial e não é afetada pelo conteúdo interno de água. Não quer dizer que beber água não seja importante, mas manter a pele hidratada depende mais dos cuidados com a pele“, diz Jenny Liu, professora de dermatologia na Faculdade de Medicina na Universidade de Minnesota.

Outras pesquisas mostram benefícios semelhantes. “Os sinais clínicos de secura e aspereza foram melhorados, e mesmo a elasticidade da pele aumentou ligeiramente com o acréscimo do consumo de água”, explica Whitney Bowe.

“No entanto, beber mais água não parece combater a chamada perda de água transepidérmica, uma medida importante da função da barreira cutânea”, diz Bowe.

Embora o nível de hidratação do corpo possa ter algum efeito sobre a pele, pode não ser suficiente para fazer qualquer diferença percetível fora de um laboratório cuidadosamente medido.

Tal não significa que a água não seja importante para a sua pele, e ainda mais para a saúde em geral. Mas não deve ser o primeiro recurso quando se trata de hidratar a pele.

“Indiretamente, a água é o que constitui a maioria do nosso corpo e é importante para o bom funcionamento do corpo, mas a menos que estejamos gravemente desidratados, a água bebida regularmente não tem um impacto significativo na pele” diz Jenny Liu.

“A maior parte da hidratação provém do conteúdo de água já existente nas camadas mais profundas da pele”.

Embora a quantidade de água que se bebe não tenha um efeito importante na pele, beber uma quantidade de água adequada todos os dias é excelente para a saúde.

Não há uma ciência sólida por detrás da recomendação de que oito copos de água, é um número mágico quando se trata da saúde da nossa pele, mas é uma regra de ouro útil quando se pensa na hidratação geral”, disse Bowe.

“A água é muito importante, mas se não tivermos os devidos cuidados de pele, não importa quanta água se bebe, a pele ainda pode ficar desidratada e seca“, disse Liu.

“Os hidratantes previnem a perda de água através da pele, e têm ingredientes que ajudam a atrair a água de níveis mais profundos para a epiderme”, observou Liu, “mas, por si só, não fornecem água”.

Para um tratamento adequado da pele, Bowe recomenda ingredientes amigos da barreira cutânea como esqualano, ceremidas, ácido hialurônico, manteiga de carité e glicerina, e o uso de óleos à noite.

“O óleo atua como barreira e assenta na camada superior da sua pele, por isso deve ser usado como última camada na sua rotina, permitindo que todos os produtos de cuidado da pele que aplica penetrem nas camadas mais profundas”, explica.

Assim, beba água todos os dias, mas se quiser ter um pele invejável, aposte numa boa rotina de cuidados diários.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.