Bebé de 3 meses foi interrogado por suspeitas de terrorismo

Um bebé de três meses teve de comparecer a um interrogatório na embaixada dos EUA em Londres, depois de o seu avô se ter enganado a preencher um formulário e ter assinalado a opção que o identificava como um terrorista.

Segundo o The Guardian, Harvey Kenyon-Cairns ia voar com os seus familiares até Orlando, na Flórida, a partir do Reino Unido, para passar as suas primeiras férias.

No entanto, o seu avô, Paul Kenyon, preencheu mal o formulário de autorização de voo até aos Estados Unidos (o chamado ESTA), mais concretamente a questão “Pretende envolver-se ou já esteve envolvido em atividades terroristas, espionagem, sabotagem ou genocídio?”. Em vez de marcar a resposta “não”, o avô escolheu erradamente o “sim”.

O erro só foi percebido quando a viagem da criança foi recusada. “Não pude acreditar que não conseguiram perceber que se tratava de um erro genuíno e que um bebé de três meses não ia fazer mal a ninguém”, explicou o homem de 62 anos, citado pelo jornal.

Para corrigir a situação, o bebé teve de ser levado desde a sua casa em Poynton, Cheshire, até à embaixada dos EUA em Londres, para ser “interrogado” pelas autoridades. Escreve o The Guardian que só esta viagem demora cerca de dez horas, quase tanto tempo como a ligação entre Manchester e Orlando.

“Ainda pensei em levá-lo vestido com um macacão laranja [semelhante aos que se usam nas prisões] mas depois desisti da ideia. Não me pareceram ter sentido de humor para perceber o lado engraçado da coisa”, contou Kenyon.

“É óbvio que ele nunca esteve envolvido em genocídio, espionagem, mas já sabotou algumas sestas, no entanto, não contei isto à embaixada”, ironizou ainda.

A confusão custou ao avô mais três mil libras, uma vez que a nova autorização não chegou a tempo da viagem e a família teve de comprar novos bilhetes de avião.

“Foi um erro bastante caro, mas espero que a embaixada dos EUA perceba que foi mesmo isso, um simples erro”, afirmou, acrescentando que, de qualquer das formas, “nenhum terrorista vai marcar a opção ‘sim’ no formulário”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …