Beatas dos cigarros vão ser usadas como fonte de energia alternativa

tavallai / Flickr

-

Os filtros dos cigarros espalhados pelas ruas das cidades podem ter os dias contados. Um grupo de cientistas descobriu uma forma de os reutilizar de maneira a proteger o meio ambiente.

Investigadores da Coreia do Sul acreditam conseguir converter as beatas dos cigarro num material que pode ser utilizado para revestir os eléctrodos dos supercapacitadores – os componentes com capacidade para armazenar grandes quantidades de energia eléctrica – e depois ser usado por computadores, veículos eléctricos e turbinas eólicas.

Os cientistas defendem que o desempenho deste material é ainda melhor que o grafeno e os nanotubos de carbono, disponíveis comercialmente e actualmente usados para o mesmo efeito.

Citado pelo Daily Mail, Jongheop Yi, co-autor do estudo e professor da Universidade Nacional de Seul, explica que a pesquisa “demonstra que os filtros dos cigarros utilizados podem ser transformados num material de alta performance à base de carbono, utilizando um simples processo, ao mesmo tempo que oferece uma solução verde para satisfazer as necessidades energéticas da sociedade “.

“Muitos países estão a desenvolver normas rígidas para evitar os triliões de filtros tóxicos e não biodegradáveis, que são descartados no meio ambiente a cada ano”, revela o cientista, que acrescenta que  “o nosso método é apenas um das formas de atingir esse objectivo”.

No estudo, os investigadores coreanos descobriram que as fibras de acetato de celulose que compõem os filtros dos cigarros podem ser transformadas em material à base de carbono, através de uma técnica de combustão chamada pirólise. O resultado é um material com um número considerável de pequenos poros, que aumenta a sua performance como supercapacitador.

Todos os anos, cerca de 5,6 triliões de cigarros utilizados são atirados para as ruas – o equivalente a 766.571 toneladas de beatas no chão.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A pirólise é conhecida nos media comuns/convencionais, mainstream se assim quiserem, como “processo verde” o que me parece preciso ou real sequer, pois uma das fases da dita pirólise passa pela oxidação dos materiais que queremos decompor, e a mesma é feita com um ‘agente oxidante moderado’ químico o Nitrobenzeno http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrobenzeno o qual é insolúvel em água como é preparado de forma convencional através do tratamento de benzeno com uma mistura de ácido sulfúrico e ácido nítrico concentrados (chamada de “mistura sulfonítrica”) e água. Esta produção é um dos mais perigosos processos da indústria química devido à exotermicidade da reação (ΔH = −117 kJ/mol)(basicamente arrefecimento..) e segundo a Classificação pela UE tem os seguintes riscos em tabela,
    Toxic (T)
    Carc. Cat. 3
    Repr. Cat. 3
    Perigoso para o meio ambiente (N) (logo se é perigoso para o meio ambiente não acredito poder estar directamente associado a uma qualquer “coisa verde”..)

    mais deixo ao critério do bom senso dos leitores..

    Paz e amor para todos
    Namaskar

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …