Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

bloco_de_esquerda / Flickr

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A Moção A – “Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade”, conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda.

Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e este domingo, os 339 delegados à XII Convenção Nacional do partido, reduzidos a metade devido à pandemia, tendo a moção da atual liderança de Catarina Martins conseguido 232 (68,4%).

Os dados sobre a eleição dos delegados à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, que decorre no próximo fim de semana, 22 e 23 de maio, em Matosinhos, distrito do Porto, foram divulgados por fonte oficial do partido à Lusa.

A Moção A – “Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade”, – subscrita, para além de Catarina Martins, pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e pela eurodeputada e ex-candidata presidencial, Marisa Matias, entre outros dirigentes — conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais.

A moção Moção E – “Enfrentar o Empobrecimento, Polarizar à Esquerda”, crítica da direção e promovida pelo movimento Convergência, terá na reunião magna do partido 63 delegados, ou seja 18,6%.

A Plataforma Madeira 2 conseguiu eleger 12 degelados, a Moção Q – “Quebrar Correntes, Lutar Pelo Socialismo” nove delegados, a Moção C – “Mais Democracia, Mais Organização” oito delegados, a plataforma Mudar de Vida (Faro) seis delegados, a Moção N – “Por Uma Revolução Tranquila” cinco delegados, a Plataforma Madeira 1 dois delegados e, com um delegado cada um, ficaram a Plataforma Interior (Portalegre) e a Plataforma 3R (Coimbra).

Em 6 de março foi decidido pela Mesa Nacional do BE que a reunião magna do partido, que já tinha sido adiada o ano passado devido à pandemia, se manteria agendada para o próximo fim de semana, mas foi determinado reduzir para metade os delegados, com a garantia de assegurar a proporcionalidade e a representatividade.

Segundo Catarina Martins, a Mesa Nacional decidiu “alterar o modelo da convenção, que sendo presencial, mantendo-se na data e no distrito no Porto, vai ter metade dos delegados” devido à pandemia.

Os apoiantes do partido que não são delegados ficam também impedidos de estar presencialmente na reunião magna, que será transmitida na íntegra.

Esta decisão foi contestada pelos subscritores da moção E que se manifestaram “frontalmente contra” esta redução para metade dos delegados à convenção, considerando ser um “tiro na democracia bloquista”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …