Banco de Portugal quer obrigar bancos a reduzir custos de transferências imediatas

José Sena Goulão / Lusa

O Banco de Portugal quer que a banca implemente práticas que reduzam o preço das transferências imediatas, de forma a aumentar a sua adoção. Estas são transações monetárias de uma conta para outra, efetuadas num máximo de dez segundos.

Seis meses depois de serem disponibilizadas, o Banco de Portugal vem agora pedir que os bancos nacionais revejam os seus preçários das transferências imediatas. O objetivo é reduzir os custos para que os seus clientes aproveitem mais esta funcionalidade.

“O sistema financeiro deve implementar práticas, designadamente em termos de preçários, que potenciem a adoção generalizada das transferências imediatas, não só para pagamentos remotos, mas também nos pontos de venda físicos”, disse, esta sexta-feira, a entidade gerida por Carlos Costa.

Para aqueles que não sabem o que são transferências imediatas ou não saibam como usufruir das suas potencialidades, o Banco de Portugal criou um vídeo explicativo para esta solução de pagamento. O serviço já está disponível em mais de 95% das contas de pagamento em Portugal.

No vídeo do BdP, as transferências imediatas são descritas como um serviço com elevada disponibilidade, rapidez e facilidade de utilização. Está disponível a qualquer hora do dia, todos os dias do ano.

O custo das transferências imediatas é baixo, mas quando comparado com o serviço MB Way, que tem sido cada vez mais usado pelos portugueses para fazer transferências, não se torna tão apelativo.

De acordo com o ECO, as transferências imediatas feitas através da internet e do mobile têm um custo entre 1,5 euros e 2,5 euros. Enquanto que no MB Way, os custos estipulados variam entre 0 e 1,3 euros.

A “crescente digitalização da economia vem potenciar as transferências imediatas como o instrumento de pagamento que melhor pode responder aos novos hábitos e expectativas dos utilizadores”, diz a instituição financeira, citada pelo ECO.

Esta afirmação é corroborada pelos dados obtidos desde a disponibilização das transferências imediatas, em setembro, até dezembro do ano passado. Os dados mostram que os portugueses fizeram 750 mil transferências imediatas, com uma movimentação de 648,5 milhões de euros.

Resta saber se as transferências imediatas, sugeridas pelo Banco de Portugal, conseguirão destronar a aplicação do MB Way. Uma possibilidade que ganha força, após o BPI ter anunciado que vai começar a cobrar pelas transferências feitas através do MB Way.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …