Banco de Portugal quer obrigar bancos a reduzir custos de transferências imediatas

José Sena Goulão / Lusa

O Banco de Portugal quer que a banca implemente práticas que reduzam o preço das transferências imediatas, de forma a aumentar a sua adoção. Estas são transações monetárias de uma conta para outra, efetuadas num máximo de dez segundos.

Seis meses depois de serem disponibilizadas, o Banco de Portugal vem agora pedir que os bancos nacionais revejam os seus preçários das transferências imediatas. O objetivo é reduzir os custos para que os seus clientes aproveitem mais esta funcionalidade.

“O sistema financeiro deve implementar práticas, designadamente em termos de preçários, que potenciem a adoção generalizada das transferências imediatas, não só para pagamentos remotos, mas também nos pontos de venda físicos”, disse, esta sexta-feira, a entidade gerida por Carlos Costa.

Para aqueles que não sabem o que são transferências imediatas ou não saibam como usufruir das suas potencialidades, o Banco de Portugal criou um vídeo explicativo para esta solução de pagamento. O serviço já está disponível em mais de 95% das contas de pagamento em Portugal.

No vídeo do BdP, as transferências imediatas são descritas como um serviço com elevada disponibilidade, rapidez e facilidade de utilização. Está disponível a qualquer hora do dia, todos os dias do ano.

O custo das transferências imediatas é baixo, mas quando comparado com o serviço MB Way, que tem sido cada vez mais usado pelos portugueses para fazer transferências, não se torna tão apelativo.

De acordo com o ECO, as transferências imediatas feitas através da internet e do mobile têm um custo entre 1,5 euros e 2,5 euros. Enquanto que no MB Way, os custos estipulados variam entre 0 e 1,3 euros.

A “crescente digitalização da economia vem potenciar as transferências imediatas como o instrumento de pagamento que melhor pode responder aos novos hábitos e expectativas dos utilizadores”, diz a instituição financeira, citada pelo ECO.

Esta afirmação é corroborada pelos dados obtidos desde a disponibilização das transferências imediatas, em setembro, até dezembro do ano passado. Os dados mostram que os portugueses fizeram 750 mil transferências imediatas, com uma movimentação de 648,5 milhões de euros.

Resta saber se as transferências imediatas, sugeridas pelo Banco de Portugal, conseguirão destronar a aplicação do MB Way. Uma possibilidade que ganha força, após o BPI ter anunciado que vai começar a cobrar pelas transferências feitas através do MB Way.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …