Desenvolvimento das baterias de lítio vale prémio Nobel da Química

The Nobel Prize

John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino, respetivamente.

A Real Academia Sueca das Ciências atribuiu o prémio Nobel da Química a três investigadores: John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino. Os laureados destacaram-se pelo desenvolvimento das baterias de lítio.

O Prémio Nobel da Química de 2019 foi atribuído aos americanos John B. Goodenough e M. Stanley Whittingham, e ao japonês Akira Yoshino, anunciou esta quarta-feira a Real Academia Sueca das Ciências, “pelo desenvolvimento das baterias de lítio”.

A invenção das baterias de lítio — que aconteceu ainda durante os anos 80 — foi fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos carros elétricos, rumo a um mundo mais amigo do ambiente. As baterias são também usadas em tecnologias como pacemakers e telemóveis.

Segundo o jornal Público, com 96 anos de idade, Goodenough é o cientista mais velho a receber o Nobel até ao momento. O prémio tem um valor de nove milhões de coroas suecas, o equivalente a 871 mil euros.

O Observador explica que para criarem esta tecnologia, os vencedores do Nobel tiveram que ultrapassar vários desafios químicos para permitir que os iões de lítio pudessem manter uma certa durabilidade.

Para além do Nobel da Química, até ao momento já foram atribuídos o prémio Nobel da Medicina, na segunda-feira, e o prémio Nobel da Física, na terça-feira.

No ano passado, o Nobel da Química foi atribuído a três investigadores pelo desenvolvimento de técnicas que permitem a criação de proteínas dirigidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …