/

Estranhas, perigosas e venenosas? Batatas chegaram a ser ilegais em França

Por muito surpreendente que possa parecer, as batatas chegaram mesmo a ser proibidas em França, de 1748 a 1772, até que um homem conseguiu salvar a sua reputação.

As batatas foram originalmente introduzidas na Europa pelos espanhóis, que as trouxeram do Império Inca. Desconfiados, os franceses tinham receio de novos alimentos e, por isso, usavam-nas fundamentalmente para alimentar porcos.

Eventualmente, em 1748, o Parlamento francês proibiu o cultivo da batata por ser considerada venenosa, e também porque se acreditava que causava lepra.

Os franceses viam a batata como estranha e perigosa porque eram cultivadas debaixo da terra e eram evitadas até mesmo por camponeses esfomeados.

Mais tarde, o francês Antoine-Augustine Parmentier, que foi capturado pelos prussianos durante a guerra em 1771, foi alimentado apenas com batatas e percebeu que estas não tinham qualquer efeito nocivo.

Quando Parmentier voltou para França, escreveu uma tese sobre os benefícios da batata como fonte de alimento e defendeu que a lei que proibia as batatas fosse revogada.

Para convencer os franceses de que a pomme de terre era deliciosa e não maligna, o médico do exército francês promoveu jantares com o tubérculo difamado, convidando celebridades como Benjamin Franklin e AntoineLavoisier. Parmentier até ofereceu um bouquet de flores de batata ao reis de França, Maria Antonieta e Luís XVI.

Apesar de alguma resistência popular, a lei viria a ser revogada em 1772. No entanto, os franceses continuavam a reprovar o consumo de batata.

François Dumont / Wikimedia

Retrato de Antoine-Augustine Parmentier.

A solução foi tentar uma abordagem diferente. Em 1781, o rei Luís XVI concedeu-lhe um grande terreno, em Sablons, que foi então transformado numa plantação de batatas.

Depois, o médico contratou guardas fortemente armados para proteger a plantação. Parmentier pensou que se as pessoas vissem os guardas, presumiriam que as batatas deviam ser valiosas.

Os guardas de Parmentier receberam ordens para permitir que os ladrões fugissem com as batatas. Se algum dos bandidos oferecesse um suborno em troca de batatas, os guardas eram instruídos a aceitar o suborno.

As batatas foram usadas para ajudar a combater a fome no norte da França, em 1785, antes da Revolução Francesa. Ainda assim, as pessoas noutras partes de França continuavam desconfiadas em relação ao tubérculo.

Só em 1794 é que as batatas começaram a ganhar popularidade em França. Este foi o ano em que Madame Merigot publicou um livro de receitas com batatas. As batatas passaram então a ser vistas como “alimento para os revolucionários”.

Parmentier até ganhou um prémio da Academia de Besançon pela sua investigação que provou que as batatas eram uma ótima fonte de nutrição para pessoas que sofrem de disenteria.

O famoso hachis parmentier, um empadão de carne e puré de batata, tradicional da culinária da França, recebeu precisamente o seu nome de Antoine-Augustine Parmentier.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.